Música

Ginga e som de Olegário Lucena na websérie Cena Nova

De Taquaritinga do Norte, no Agreste Pernambucano, Olegário Lucena é um dos grandes destaques do segundo episódio da websérie Cena Nova, que traz shows inéditos, entrevistas e depoimentos dos principais artistas do estado. Ambientado no Teatro Arraial Ariano Suassuna, o documentário de quase 30 minutos, também traz depoimentos exclusivos e curiosos do jornalista, DJ e produtor cultural Renato L, do produtor e empresário Ricardo Leão e do músico Efraim Rocha. O episódio já está no ar e pode ser assistido gratuitamente através do YouTube da Theia Produtores Associados.

Os convidados falam sobre a diversidade da música feita em Pernambuco, através de uma abordagem dinâmica, que alimenta diálogos e debates acerca dos atuais meios de produção em contextos musicais e suas dinâmicas programadas, que vão de curadoria, aos shows.

Há, mais ou menos, quinze anos envolvido em distintos circuitos de bandas e festivais independentes, Olegário Lucena tem uma história de vida com relações fortes em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, cidades onde o aprendizado da música e as amizades, ao lado da transformação de produção por meio da Internet, foram indicando caminhos e oportunidades para a sua inserção no mundo da arte. Autodidata começou cedo tocando em praças, feiras livres e espaços públicos do interior de Pernambuco e também acompanhando nos palcos  músicos como Neto Sales, Geraldo Maia, Vates e Violas, Revoredo, Agda entre outros. Seu mais recente trabalho é o disco “Bascui”.

Capitaneado pela Theia Produtores Associados, com incentivo do Funcultura da Música (Fundarpe – Secult – Governo de Pernambuco), as ações do projeto interligam a curadoria de Guilherme Patriota e a coordenação de pesquisa de Laura Sousa para levar a público as relações entre criação musical, formações técnicas, experiências de mercado, diversidade de gênero e distribuição de recursos e oportunidades. O projeto conta com artistas e bandas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana de Pernambuco.

Ao todo, foram mais de 50 horas de gravações que resultaram em 12 episódios de até 30 minutos de duração, gravados na ocupação do Teatro Arraial Ariano Suassuna, que ressaltam a importância desse aparelho cultural como espaço que proporciona um contato intimista com a arte e que traz uma atmosfera especial aos registros das apresentações e entrevistas, que poderão ser assistidos gratuitamente por todo o Brasil.

“A ideia não é apresentar especificamente uma cena nova, mas sim um recorte dessa cena musical atual em Pernambuco, aliada a discursos múltiplos de artistas, técnicos, jornalistas, produtores e outros profissionais envolvidos no mercado da música, com o sentido de valorizar seus trabalhos, suas falas e seus conceitos individuais em prol de um cenário coletivo que por muitas vezes é visto como disforme ou desunido, mas que na verdade é apenas complexo e múltiplo”, comenta o curador do projeto, Guilherme Patriota.

 SERVIÇO:

A GINGA E O SOM DE OLEGÁRIO LUCENA SÃO DESTAQUES DO SEGUNDO EPISÓDIO DA WEBSÉRIE CENA NOVA

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=KYfcES6S78E

Deixe um comentário

Sugeridos
MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança versão de “Take Me To The Top”

Pela primeira vez, a versão original de 1981 lançada pela Leathür Records...

Crédito Kevin Velásquez
LançamentosMúsica

FloyyMenor lança Off The Planet

Chileno FloyyMenor lança em todas as plataformas de streaming o novo EP...

MISSAO FACÇÃO CAIPIRA
LançamentosMúsica

Facção Caipira lança single “Missão”

Dando continuidade aos lançamentos que antecedem o álbum O Retorno, a banda...

WRY POR ERIC MARQUES
LançamentosMúsica

WRY lança single “Décimo Andar” 

A banda paulista WRY apresenta em todas as plataformas de streaming o...

De 22 a 31 de outubro, São Paulo sediará a segunda edição da Mostra Violas Brasileiras, que ocupa o CCBB SP com 12 shows gratuitos, além de oficina e masterclass.
AgendaMúsicaShows

Mostra gratuita com 12 shows e oficinas de Viola caipira em SP

Mostra revela a amplitude da viola caipira: instrumento enraizado na cultura do...

CMAT album option photo EURO COUNTRY Credit Sarah Doyle. (1)
LançamentosMúsica

Cmat será atração do Primavera Sound São Paulo 2026

A cantora e compositora irlandesa CMAT desembarca no Brasil em dezembro de...

Bts yet to come busan
MúsicaNotíciasShows

BTS tem ingressos extras disponibilizados para shows no Brasil

Apresentações da turnê ‘ARIRANG’ acontecem no fim de outubro na capital paulista;...

APC 3 449 Travis Shinn crop
LançamentosMúsica

A Perfect Circle lança “To Whom It May Concern”

A Perfect Circle (liderada pelo guitarrista e produtor Billy Howerdel e pelo...

Marcus Salles e Samuel Messias (1)
LançamentosMúsica

Marcus Salles lança “Ele Vai Fazer de Novo”

Dando sequência aos lançamentos de seu novo projeto audiovisual, o cantor e...

Gabriel Guedes 1 (Edifica Produções)
LançamentosMúsica

Gabriel Guedes lança clipe infantil de “Santo pra Sempre”

Gabriel Guedes apresenta uma novidade para as novas gerações. O artista lança...

SARAU DO REINO
LançamentosMúsica

Sarau do Reino com “Esse é Meu Rei”

Formado pelos irmãos ao lado dos músicos Marcos Teixeira, Davi Dias e...

André Valadão 01 H
LançamentosMúsica

André Valadão lança o álbum “Versões Acústicas, Volume 3”

Com quase três décadas de dedicação à música, o cantor e pastor...