No Brasil, raramente um trompetista consegue projeção fora dos círculos de música instrumental e Guilherme Mendonça, o músico paulista mais conhecido como Guizado, não demonstra temer por isso. Verdade seja dita, Guilherme não se restringe ao seu instrumento de sopro e neste disco também toca piano, sintetizadores, programação de bateria, samples e toda uma sorte de aparelhagens eletrônicas de estúdio. Como todo bom band leader, está cercado por uma banda afiada e experiente. Régis Damasceno nas guitarra, Rian Batista no baixo (ambos integrantes do Cidadão Instigado) e Curumim na bateria.
Calavera, que sucede a sua bem comentada estréia em Punx – disco totalmente instrumental de 2008 – foi lançado em fins de maio pelo Álbum Virtual da Trama, sem muito alarde, mas já vem recebendo seus merecidos louros na imprensa impressa e na internet, seu meio de divulgação e difusão. O disco pode ser baixado legalmente e de graça no site da gravadora.
Descrever o som do Guizado é como descrever a cidade em que a banda existe e respira, São Paulo. Barulhenta, inquieta, neurótica e hipnótica. Imagine banda de jazz tocando rock enquanto usa e abusa de todos os artifícios eletrônicos que um estúdio pode disponibilizar.
Calavera é um disco eletrônico na alma e multi-étnico de coração. Apesar de anunciar-se mais ligado à música mexicana, ouve-se aqui e ali lampeijos de música árabe, africana, do leste europeu e do nordeste brasileiro. Se ouço no disco algo que remete aos recifenses Nação Zumbi e Bonsucesso Samba Clube ou de gringos como Add (N) to X, Gala Drop e The Eternals me parece mais um encontro de idéias e texturas sonoras diversas do que influência ou semelhança.
As grande diferenças desse novo disco para o seu álbum de estréia são as faixas mais harmônicas, em contraponto à quebradeira de Punx, e o uso de vocais em 6 de suas 11 faixas, cantadas por Guilherme e pelas cantoras convidadas Karina Buhr e Céu. Vocais esses que mais parecem mantras religiosos, cheios de efeitos e texturas, funcionando como mais um instrumento musical nas faixas.
Tracklist:
- Amplidão
- Asfalto Quente
- Girando
- A Emanação dos Sonhos
- Mais Além
- Role Beleza
- O Marisco
- Skate Phaser
- Calavera
- Vendaval
- Wow
Comente!