AcervoAgendaMúsicaNotícias

Lavradio Jazz Festival oferece alternativa ao carnaval de samba no Rio de Janeiro

Compartilhe
Compartilhe

O carnaval de rua do Rio de Janeiro possui quase quinhentos blocos oficiais e assim não é a toa que a cidade inteira expire samba e folia boa parte do mês, mas muitos cariocas não curtem ou enjoam das marchinhas. Para estes, e também para quem curte jazz, a Lapa oferece refúgio com o “Lavradio Jazz Festival“.

Chegando ao seu terceiro ano, o evento trás em 2015 oito grupos que irão se revezar em apresentações das 14h às 16h na semana de carnaval. Neste anos as atrações serão All That Jazz Band, Alma Thomas,Orleans Original Jazz Band, Quinteto Radio Swing, Roda Romani Trio e São Jorge Brass Band.

Programação completa do Lavradio Jazz Festival:

Sábado, 14 de fevereiro

14h – Quinteto Radio Swing : O cantor, guitarrista e arranjador norte-americano Mark Lambert lidera seu quinteto formado pelos maiores instrumentistas brasileiros. O grupo toca Jump Swing, fusão entre Jazz e Rhythm & Blues popularizado nos anos após a Segunda Guerra Mundial por Louis Jordan, Ray Charles e Louis Prima. O gênero mistura a espontaneidade do Jazz improvisado com os ritmos dançantes de R&B. O grupo apresenta sucessos como “Let the Good Times Roll” (Ray Charles), “Caldonia” (Louis Jordan) e “Jump, Jive an’ Wail” (Louis Prima).

16h – Roda Romani Trio: O grupo tem uma formação e um repertório incomum no cenário carioca. Eles tocam a vertente do jazz criada na França pelo guitarrista cigano Django Reinhardt e seu parceiro, o violinista francês Stephano Grapelli. O jazz manouche, ou o jazz cigano, como é conhecido, é ritmicamente rico e animado e bebeu na fonte do jazz de New Orleans. As interpretações são intensas e o repertório é cuidadosamente lapidado. Temas como Minor Swing, Basin Street Blues, Djangology, Sweet Georgia Brown e Nuages não podem faltar no repertório.

Domingo, 15 de fevereiro

14h – São Jorge Brass Band: No domingo de Carnaval, o São Jorge Brass Band, capitaneado pelo trompetista inglês Tom Ashe, leva a tradição do Carnaval de rua de New Orleans para o Rio de Janeiro. Primeiro e único bloco de jazz, o grupo executa o melhor do ritmo, incluindo também o Ragtime e o Charleston.

16h – All That Jazz Band com o show ‘Mambo que vamos – Carnaval latino’: A All That Jazz Band é a mais antiga do Rio de Janeiro especializada no Hot Jazz, o estilo vibrante de New Orleans. O grupo foi criado em 1990, com o apoio do escritor e baterista amador, Fernando Sabino, que era um aficcionado do Jazz de New Orleans. Neste show o grupo apresenta grandes sucessos como La Cucaracha, Syboney, Tequila, Cielito Lindo, Frenesi, Perdido, entre outros.

Segunda, 16 de fevereiro

14h – Alma Thomas: A cantora norte americana está em cartaz com um belo tributo à Ella Fitzgerald. Como a diva já gravou três álbuns com Louis, Alma não teve como ignorá-lo e acabou se envolvendo também com a musicalidade de Satchmo. O trompetista, cantor e band leader mudou o curso da história do jazz e é considerado por muitos críticos um dos mais importantes jazzmen da história. No repertório Cheek to Cheek, Autumn in New York, A Fine Romance, Don’t Be That Way, Let’s Call the Whole Thing Off.

16h – Monte Alegre Hot Jazz Band: O grupo de “Traditional Jazz” nasceu no Rio de Janeiro em 2009. Seus integrantes de diversos países (Brasil, Chile, Estados Unidos e Inglaterra) participam ativamente da cena musical contemporânea carioca. O repertório é formado por arranjos de temas famosos compostos durante as primeiras décadas do século 20, como “Royal Garden Blues”, “That’s a plenty” e “Bourbon street parade”, somados a eternos clássicos como “When the Saints go marching in” e “Hello Dolly”. Sua formação acústica típica de uma banda de rua de New Orleans traz ao grupo uma sonoridade característica do gênero.

Terça, 17 de fevereiro

14h – Orleans Original Jazz Band: O sexteto surgiu em 2010, idealizado pelo produtor musical Thiago Espósito, para trazer o jazz de New Orleans ao público do Rio de Janeiro, que aos poucos via a cena do jazz crescer na cidade mas não tinha acesso ao subgênero mais divertido do jazz, o Dixieland. No repertório, clássicos do jazz de New Orleans como When The Saints Go Marching In, You Are My Sunshine, Hello Dolly e Sweet Georgia Brown.

O palco será montado em frente ao restaurante Rio Scenarium, no número 36 da rua.

Compartilhe
Por
Sal -

on drums

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Paradise Lost: James Gunn confirma progresso em série da Mulher-Maravilha

James Gunn, diretor de “Superman” e co-presidente do DC Studios, recentemente confirmou...

Cantor Leonardo é incluído na ‘lista suja’ do trabalho escravo pelo governo

Leonardo, sertanejo conhecido por sucessos dos anos 1990, foi incluído na chamada...

Liam Hemsworth e Laurence Fishburne surgem na 4ª temporada de The Witcher

Desde sua estreia, a série “The Witcher” tem cativado uma audiência global...

Paulo Betti critica a Globo e detona quadro de Luciano Huck

Paulo Betti recentemente esteve no podcast Futeboleco e não poupou a oportunidade...

Coringa 2 tem bilheteria de estreia abaixo do esperado

Na semana passada, “Coringa 2”, a tão esperada sequência do aclamado filme...

Doutor Estranho 3 deverá ter retorno de Sam Raimi como diretor

A possível volta de Sam Raimi à cadeira de diretor para “Doutor...

Coringa 2: James Gunn nega que filme é da DC Studios

Quando algo não vai bem logo começam as acusações para todos os...