Led Zeppelin vence mais uma batalha no caso 'Stairway to Heaven' | Música | Revista Ambrosia
em ,

Led Zeppelin vence mais uma batalha no caso ‘Stairway to Heaven’

Um dos capítulos mais polêmicos da história da música chega a uma solução. A banda Led Zeppelin venceu a disputa pelos direitos autorais de seu grande clássico ‘Stairway to Heaven’, pela qual foi acusada de plágio da música ‘Taurus’ do grupo Spirit. A faixa gravada por Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham faz parte do álbum IV, de 1971, enquanto a dos querelantes foi lançada em 1968.

A requisição do Spirit se dava devido aos acordes iniciais. Em 2016, uma decisão judicial na Califórnia declarou que ‘Stairway To Heaven’ não se configura como plágio. Entretanto, Michael Skidmore, curador e amigo de Randy California, guitarrista do Spirit e autor de Taurus, morto por afogamento no Havaí em 1997, recorreu da decisão. O advogado Francis Malofiy, que representa a acusação, foi impedido de tocar a gravação da música do Spirit para o júri e por isso solicitou o novo julgamento.

O Tribunal de Apelações da Nona Corte confirmou a decisão anterior do júri. Essa decisão de segunda-feira seguiu uma votação no tribunal de apelação para refazer o julgamento com um painel maior de juízes.

A decisão anulou o precedente da “regra da razão inversa”, que controlou amplamente os casos de direitos autorais na Nona Corte nos últimos 43 anos. Malofiy promete ir até a Suprema Corte com o caso.

Participe com sua opinião!