LançamentosMúsica

Leila Maria canta Djavan em novo álbum

Primeiro álbum de Leila Maria desde o autoral Tempo (2018), Ubuntu chega às plataformas de streaming dia 29, pela Biscoito Fino, gravadora que já   havia lançado um tributo de Leila à cantora Billie Holiday, em 2012 (o premiado Leila Maria canta Billie).

Destaque em rede nacional na edição inaugural do The Voice +, em 2021, Leila Maria impressionou a quem ainda não conhecia a voz aveludada, o timbre personalíssimo e o seu notável senso de divisão rítmica. Todos estes atributos estão a serviço da obra de Djavan, autor dos nove temas de Ubuntu, sexto álbum de Leila Maria. “O repertório foi um quebra-cabeça e levou um bom tempo pra ser montado. Foi tão difícil que acabamos incluindo uma música além do planejado, quando o querido François Muleka nos chegou com uma pérola, durante a gravação”, pontua a cantora.

Foto: Catarina Ribeiro

A ideia de gravar um álbum focado em Djavan veio de Ana Basbaum, produtora da Biscoito Fino, que também sugeriu o nome de Guilherme Kastrup para produzi-lo. “Eu adorei a ideia, que me encantou tanto afetiva quanto musicalmente, já que muitas das músicas de Djavan fazem parte da trilha sonora da minha vida. Toda a sua obra tem uma impressionante e indiscutível riqueza musical e poética”.

A palavra Ubuntu, de origem Zulu, tem vários significados e revela o universo musical do álbum, que reúne artistas brasileiros, africanos e afrodescendentes. “Quis propor um álbum de sonoridade africana que fizesse referência à Diáspora Negra, como uma forma de falar, através da música, sobre a origem e as raízes de ambos” conta Kastrup. “Inicialmente, gravamos algumas bases com o congolês Zola Star (guitarrista, violonista, cantor e compositor) e François Muleka, descendente de congoleses (violonista, cantor, compositor e baixista). Ambos têm suas próprias carreiras autorais, com lindos álbuns lançados, mas também são instrumentistas brilhantes e ajudaram a dar o tom inicial do álbum, trazendo o universo do zouck e da rumba congolesa para a obra do Djavan”, conclui o produtor.

Outros artistas africanos contribuíram para a riqueza sonora do álbum. São de Moçambique os músicos Milton Guli e Otis Selimane, além da cantora Selma Uamusse. O maestro Ahmed Fofana (Bjork,Lauren Hill) é do Mali e trouxe com ele o músico Assaba Drame para tocar ngoni, instrumento típico da região norte da África. Já o grupo Vocal Kuimba é um coral de jovens estudantes angolanos formado em São Paulo. A descendência da diáspora no Brasil está muito bem representada por Beth Beli e Jackie Cunha nos tambores (do grupo Ilu Obá de Min); a cantora e pianista Maíra Freitas; o violoncelista Jonas Moncaio; a baixista Ana Karina e o naipe de sopros formado pelo casal Richard Fermino e Sintia Piccin. Na gravação de “Seca”, Leila Maria contou com a participação especialíssima de Maria Bethânia, recitando um trecho da letra poética de Djavan, além de Maíra Freitas ao piano.

“Foi um presente, uma experiência extremamente enriquecedora. Um desafio desde o primeiro contato com o querido Zola Star, que com sua irreverência e alegria contagiantes ajudou a aprofundar meu conhecimento sobre a música africana. Tão perto e, ao mesmo tempo, um pouco distante dos caminhos que eu vinha percorrendo musicalmente, priorizando o jazz e a MPB”, aponta Leila, enfatizando ainda a pluralidade da obra de Djavan. “Sua expressão musical é tão abrangente a ponto de se inserir tanto no contexto africano (ele tem canções cujas letras se referem explicitamente a países africanos), quanto no jazz norte-americano, sem perder a brasilidade, o sotaque e a pegada únicos da nossa maravilhosa MPB, que não cessa de se reinventar”, conclui.

Para Guilherme Kastrup, a cultura é peça fundamental de transformação da sociedade: “Esperamos que esse projeto contribua para o entendimento da importância fundamental da cultura africana na nossa formação. E que nossa sociedade aprenda a respeitar e valorizar os corpos negros em toda a sua beleza e sabedoria”, finaliza.

Capa do Álbum Ubuntu

Repertório:

1 – Soweto (Djavan)

Participação Especial: Zola Star

Tobina (Música Incidental)

2 – Aquele Um (Djavan / Aldir Blanc)

Fato Consumado (Música Incidental/Djavan)

Ponto de Exu Tiriri (Música Incidental)

3 – Tanta Saudade (Djavan / Chico Buarque)

Participação Especial: Zola Star

Bolingo Na Ngai (Música Incidental/ Zola Star)

4 – Meu Bem Querer (Djavan)

Participação Especial: Vocal Kuimba

5 – Oceano (Djavan)

6 – Asa (Djavan)

Participação Especial: Selma Uamusse

7 – Flor de Lis (Djavan)

8 – Faltando Um Pedaço (Djavan)

9 – Seca (Djavan)

Deixe um comentário

Sugeridos
Sandy e Junior
MúsicaNotíciasShows

Sandy e Junior anunciam retorno aos palcos em São Paulo para 2027

Sandy e Junior anunciaram nesta quinta-feira (24) que voltarão a se apresentar...

Atrações do festival
AgendaMúsicaShows

Bossa Nova Sessions ocupa o Leblon com 18 shows

Teatro Café Pequeno recebe o festival que coloca a bossa nova em...

Victor Biglione - Foto Nando Chagas
LançamentosMúsica

Victor Biglione relança álbum de show produzido por Quincy Jones

Obra remasterizada por Carlos Mills, “29º Montreux Jazz Festival (Ao Vivo)” chega...

Berg Menezes por Daniel Calvet
LançamentosMúsica

Berg Menezes lança o álbum Faísca, Fagulha Ou Centelha

Terceiro álbum de estúdio do cearense traz Libras, audiodescrição e poética inclusiva...

Camaleonica256009 HQ @julia giros
LançamentosMúsica

Camaleônica convoca a reconciliação popular em “Aquelas Coisa”

Com um discurso direto e urgente às vésperas do período eleitoral, a...

Keith richards gta
GamesMúsicaNotícias

Keith Richards em ‘GTA VI’: Guitarrista lança faixa exclusiva para a trilha sonora do game

Releitura de clássico do blues integra álbum com 34 faixas originais criadas...

Manu lafer
LançamentosMúsica

Manu Lafer lança “Música Mulher”

Já está disponível nas plataformas digitais Música Mulher, novo álbum do compositor, cantor...

Faouzia Divulgação
LançamentosMúsica

Faouzia viralizou no Brasil com “Unethical”

A cantora e compositora marroquino-canadense Faouzia vem conquistando uma legião de novos...

Céu Foto Luiza Ananias
AgendaMúsica

Noites Brasileiras com música brasileira a preços populares

De setembro a dezembro, a Autêntica recebe o Noites Brasileiras, projeto realizado...

Bts hooligan music video screenshot
AstrosMúsica

BTS além do K-pop: o ‘Mikrokosmos’ da arte para além da música

Do cinema à literatura, da dança às artes visuais, o grupo transforma...

Cariocão Desbravando o Rio (Foto by Filipe Braggio) (4)
FestivaisMúsicaShows

“Cariocão – Desbravando o Rio” faz história na capital fluminense

A Praça da Apoteose, no coração do Rio de Janeiro, foi o...