Jornalismo sob cerco digital é o tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2022

Todos os anos a UNESCO escolhe um tema para marcar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio. Neste ano, o foco é “Jornalismo sob cerco digital: a era digital e o impacto na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade”.

Com o apoio de diversas entidades, a UNESCO no Brasil convida a sociedade civil, veículos de comunicação, entidades profissionais, associações de classe e todos aqueles que acreditam no valor da democracia a se juntarem em um movimento nessa data. O objetivo é chamar atenção para o valor e papel essenciais de uma imprensa livre e independente. Com o tema deste ano em destaque, veículos, sites de jornalismo digital, universidades profissionais podem contribuir com ideias e iniciativas para que, em benefício de toda a sociedade, buscando garantir um ambiente de trabalho seguro em todas as suas etapas para toda a imprensa.

Além da mobilização brasileira, a Conferência anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, promovida pela UNESCO, acontece neste ano no Uruguai, de 2 a 5 de maio em Punta del Este, com uma programação paralela também em Montevidéu. Para saber mais, acesse: https://en.unesco.org/commemorations/worldpressfreedomday/2022/programme

“O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado no dia 3 de maio, nos lembra da importância de respeitarmos o direito fundamental à liberdade de expressão, pilar essencial da democracia. Precisamos apoiar e defender os profissionais da mídia, para não serem alvos de restrição ou cerceamento de suas atividades, e de garantirmos que tanto os meios de comunicação, como os cidadãos, possam se expressar livremente, sem sofrerem ameaças, ataques ou qualquer tipo de violência ao apurar os fatos e relatar histórias”, afirma Marlova Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil.

Jornalismo sob cerco digital

A informação é um bem público, e a imprensa livre e independente é o seu guardião. No entanto, o jornalismo profissional nunca esteve tão ameaçado. Cada vez mais profissionais e organizações de notícias sofrem com todo o tipo de violações. Agora, entretanto, o cerco é digital.

Aos ataques, ameaças, prisões e atentados, juntam-se a violência virtual (principalmente contra as mulheres), a vigilância e o hackeamento de dados de jornalistas por parte de atores estatais e não estatais. O cenário se completa com a falta de transparência e de responsabilização das empresas de tecnologia, o que contribui para a proliferação de desinformação e discurso de ódio.

Sobre a data

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 3 de maio. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1993. No mesmo dia é também celebrada a assinatura da Declaração de Windhoek, capital da Namíbia, que foi sede de um seminário realizado por jornalistas africanos em 1991. A data celebra a luta pelo direito à liberdade aos profissionais de imprensa de divulgar, investigar e trazer ao conhecimento público informações de forma imparcial e independente.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
O que precisamos saber antes de assistir a Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

O que precisamos saber antes de assistir a Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Todos já conhecemos o Doutor Estranho?

Prox
Leila Maria canta Djavan em novo álbum

Leila Maria canta Djavan em novo álbum

Primeiro álbum de Leila Maria desde o autoral Tempo (2018), Ubuntu chega às

Sugestões para você: