em ,

TopTop

Les Paul, o homem que inventou a guitarra, ganha site de primeira

Artista também criou a câmara de eco, a gravação em vários canais e influenciou praticamente todos os músicos do nosso tempo

Les Paul, o homem que inventou a guitarra, ganha site de primeira | Música | Revista Ambrosia

Quem gosta de rock, blues, jazz ou outro gênero musical onde existam guitarras elétricas sabe a importância desse instrumento e de seu inventor: Les Paul.

Há até quem discuta se os melhores instrumentos são fabricados pela Gibson, Fender e Rickenbacker.

Porém, não há como discutir que nenhuma dessas marcas existiria sem a genialidade do Sr. Lester William Polsfuss, mais conhecido como Les Paul.

Agora, Les Paul (1915-2009) ganhou um site de primeira linha onde é possível entender a importância desse homem.

Mais que um músico

O novo site (lançado em 2021) é mantido pela Les Paul Foundation, criada pelo artista para encorajar o pensamento criativo e apoiar a educação musical, as técnicas de gravação e a pesquisa médica!

Esses objetivos podem parecer um pouco amplos, mas são bastante coerentes se pensarmos que Les, além da guitarra elétrica, inventou a câmara de eco e a gravação em vários canais.

Ele também construiu um estúdio na garagem de casa em 1945. Este, provavelmente, foi o primeiro estúdio caseiro da história.

Paul and Les Paul

Querendo soar mais alto

Les Paul é reconhecido como o criador do corpo da guitarra elétrica. Ele desenhou o instrumento em 1941 e a Gibson começou a sua fabricação em 1952.

Nos seus shows ele explicava que a motivação para criar o primeiro amplificador para violões e a guitarra elétrica era simplesmente “tocar mais alto que todos os outros”.

Isso, por conta de que, naquela época, geralmente a bateria se destacava dos demais instrumentos.

Ele iniciou os experimentos para amplificar seus violões quando ainda era um adolescente, ligando o instrumento em um amplificador de rádio.

Veja abaixo os rascunhos de Les Paul para a guitarra elétrica (clique para ampliar).

Les Paul Les Paul

Respeito e sucesso

Com a guitarra, a gravação em vários canais e talento, Les Paul e sua mulher (Mary Ford) formaram uma dupla de muito sucesso na década de 1950, especialmente com a canção “How High the Moon”.

Les Paul construiu uma carreira de sucesso até o fim da vida. Seu último álbum — American Made, World Played (2005) — lhe rendeu dois prêmios Grammy e conta com alguns convidados como Keith Richards, Jeff Beck, Sting e Eric Clapton.

Outra coisa incomum era reunir no mesmo palco B. B. King, Eddie Van Halen, Stanley Jordan e Steve Miller (para citar apenas alguns nomes).

Mais difícil ainda era fazer essa turma deixar suas guitarras desligadas, apenas admirando o talento de outro guitarrista.

Batendo ponto toda segunda-feira

Apesar de ter nascido no estado de Wisconsin, o artista adotou Nova York como a sua casa.

Esse amor foi sendo alimentado todas as segundas-feira por décadas, quando se apresentava no pequeno clube de jazz Iridium (no 1650 Broadway), com capacidade para apenas 180 pessoas.

Todos os que tiveram a oportunidade de ver Les Paul no palco do Iridium pôde ouvir a sua versão de “Aquarela do Brasil”, que ele chamava simplesmente de “Brazil” e que gravou em 1948.

Não era difícil encontrar famosos que iam até lá apenas para ouvir o mestre e tietar a lenda.

Les Paul pelos Estados Unidos

O legado do músico/inventor pode ser encontrado e visitado em vários locais dos Estados Unidos.

Há exposições sobre ele no Museu do Grammy, no Museu do Instrumento Musical, no Museu do Rock & Roll Hall of Fame e em vários outros espaços.

Portanto, toda a vez que ouvir um solo de guitarra, lembre de Les Paul. Veja a lista completa e conheça o site neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#Lançamento'22 Circuito Ambrosia