em ,

Morre o cantor soul Billy Paul

Foi anunciada na noite desse domingo a morte do cantor soul Billy Paul. O cantor tinha 81 anos e estava com um câncer no pâncreas, segundo informação oficial divulgada no site oficial do artista.

Nascido Paul Williams, na Filadélfia, em 1 de dezembro de 1934, iniciou-se na música aos onze anos de idade, fazendo participações em programas de rádio locais. No início de carreira, se apresentou em clubes e universidades ao lado de várias lendas do jazz e da música soul, incluindo Charlie “Bird” Parker, Nina Simone, Miles Davis e Roberta Flack.

Com 15 discos lançados entre 1968 e 1988, Billy Paul ficou famoso pela canção ‘Me And Mrs. Jones’, música pela qual ganhou um Grammy, além da versão de ‘Your Song’ de Elton John. Sua marca registrada era a potente voz, grave e rouca. Apesar de ser conhecido pelas músicas românticas, também possuía letras de cunho político e racial. Sua versão de ‘Let ‘Em In’, de Paul McCartney trazia uma letra diferente, concatenada com a luta pelos direitos civis dos negros.

Nos últimos anos, Billy Paul rendeu piada e memes no Brasil, devido à freqüência com que vinha fazer shows, em casas pequenas e cidades que não costumam receber astros internacionais. No período em que Paul McCartney se apresentava no Brasil anualmente, inclusive em capitais que normalmente não são paradas de grandes turnês, era recorrente os galhofeiros chamarem o ex-Beatle de “Billy Paul McCartney”.

O cantor morreu em sua casa, no estado de Nova Jersey

Participe com sua opinião!