em

A surf music alucinógena dos Beach Combers em “Ninguém Segura Os Beach Combers”

Reverberação máxima! Surf music elevada à enésima potência! É sobre esses lemas que se apoiam os Beach Combers, banda que desponta no underground carioca desde 2009 e agora lança novo álbum, “Ninguém Segura Os Beach Combers” (Fósforo Records/2016).

Os combers são um power trio formado por Bernar Gomma (guitarra), Guzz The Fuzz (baixo) e Lucas Leão (bateria). Sua música é essencialmente instrumental e faz um cruzamento de surf music dos anos 60, à La Dick Dale, e psicodelia lisérgica da mesma década. Que se formos parar para analisar, não estavam assim tão distantes e desconexos em suas propostas.

bc3Os títulos das músicas são inusitados: ‘A Lenda do Funcionário Fantasma’, ‘Mesa de Bar – Onde Tudo Acontece’, ‘Bote Da Cobra’, ‘Me Perdi Na Rua Augusta’. Para quem conhece os combers apenas de seus (antológicos) shows, o clima no estúdio remete às apresentações, com toda aquela anarquia vista no palco, como todo bom rock deve ser. São dez faixas que dão seu recado de forma certeira e sem rodeios.

bc2

Merece destaque a epopeia psicodélica ‘Eu Não Estou Dentro Do Seu Corpo’, que segue os caminhos semelhantes aos do Pink Floyd em ‘Interstellar Overdrive’: experimentação com sofisticação. Logo em seguida vem uma música dividida em duas partes, ‘Psicofuzz’ (nome bastante sugestivo), que fecha o álbum mantendo total coesão. Não conhece os Beach Combers? Essa é uma ótima oportunidade. Conhece apenas dos shows pelas casas de rock das capitais brasileiras?

O disco dá a chance de degustar o som dos rapazes com maior concentração do que na algazarra das rock parties, e constatar o quão elaborado é. “Ninguém Segura Os Beach Combers” é um achado e prova que ainda há bandas autênticas na cena rock nacional.

Deixe sua opinião

Publicado por Cesar Monteiro

10 motivos para se animar com a sexta temporada de Game Of Thrones

Morre o cantor soul Billy Paul