em

Morre Les Paul

Morreu hoje aos 94 anos, Les Paul, o guitarrista e inventor que foi precursor das guitarras elétricas e mais especificamente da criada pela Gibson que leva seu nome.

lespaul

Lester William Polfus, nasceu em 9 de junho de 1915 e desde os 13 anos de idade se apresentava tocando musica country, mas desde os 8 anos sabia tocar gaita e após isso, o banjo. A partir da década de 30 ele começou a criar suas próprias guitarras, tendo sido ele o primeiro a construir uma guitarra com sólido de madeira.

slash_goldSlash e sua Goldtop

A fabricante de guitarras Gibson as construia para ele, mas inicialmente teve receio de assinar elas. Somente após algum tempo que a fábrica aceitou usar seu nome nos projetos de Les Paul.

Além de ser um pioneiro na construção de guitarras, e ter ajudado a desenvolver a guitarra elétrica, Les Paul inventou o sistema de gravação múltipla, que permite ao artista gravar o som de vários instrumentos em momentos diferentes e depois formar a música em estúdio, o que é considerado um marco na história do rock”n”roll e um fator crucial na evolução do gênero musical.

Paul e sua esposa, Mary Ford, emplacaram vários hits nas décadas de 1940 e 50, como “Mockin’ Bird Hill” e “How High the Moon”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=e0ffdwBUL78[/youtube]

Em 1952, é lançada a Les Paul Goldtop, um sucesso imediato de vendas. Logo após, sairiam a Black Beauty, a Les Paul Custom, a Les Paul Junior e, em 1958, a Les Paul Standard, com seu captador “humbucker” e o design “sunburst”, que continuam iguais há mais de 50 anos.

JimmyPageGibsonLesPaul
Jimmy Page com uma Black Beauty

Por um acaso cruel do destino, a carreira de Les Paul e Mary Ford começa a morrer no final dos anos 50, começo dos 60, quando o rock nasce graças a seus inventos. Ele se separou de Mary em 1964

Alguns dos mais influentes e melhores guitarristas do mundo já usaram uma Les Paul em sua carreira de músico, entre eles, Jimmy Page, Ace Frehley, Joe Perry, Adrian Smith, Peter Frampton, Duane Allman, Gary Moore, Paul McCartney, Jeff Beck, Dickey Betts, Neal Schon, Tom Scholz, Mike Bloomfield, Eric Clapton, George Harrison, Phil Campbell, Buckethead, Gary Rossington,John Fogerty, Slash, Pete Townshend, Tommy Thayer, Daron Malakian, Zakk Wylde, Noel Gallagher, David Gilmour, Dave Grohl, Kirk Hammett, Joe Satriani, Marcus Siepen, Jay Jay French (Twisted Sister), Billie Joe do Green day e Mark Knopfler.

J.R. Dib

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário