Morre Rick Wright

É uma daquelas notícias que faz nosso dia simplesmente ficar triste e sem graça. Um dos maiores nomes de uma das melhores bandas de todos os tempos, Richard Wright faleceu hoje aos 65, vítima de câncer.

Morre Rick Wright – Ambrosia

Richard William Wright foi membro fundador do Pink Floyd, ainda quando a banda era conhecida por Sigma 6. Juntamente de Nick Mason, Roger Waters e Syd Barret, ele foi uma das mentes idealizadoras da revolução conhecida por Rock Progressivo.

Em meados da década de 60, enquanto os Beatles faziam seu ié ié ié, o Pink Floyd criava músicas totalmente inovadoras e os teclados de Wright foram fundamentais a esta inovação.

Em Piper at The Gates of Dawn, A Saurceful of Secrets, a trilha do filme More, Ummagumma e Atom Heart Mother (o qual tem uma das melhores músicas dele chamada Summer ’68),, Relics e Obscured by Clouds Wright compunha pelo menos 1/3 das músicas, inicialmente com os integrantes originais e posteriormente, com a queda de Syd Barret ao mundo das drogas, com seu amigo e agora guitarrista e vocalista, David Gilmour.

Morre Rick Wright – Ambrosia

Em Meddle, seus teclados foram fundamentais em composições como One of These Days e Echoes, uma viagem espiritual que com certeza faria qualquer pessoa se embriagar nas mais diversas fontes e influências usadas em uma das músicas mais psicologicamente pesadas já feitas.

Em “Dark Side of the Moon”, Wright brilhou com seu piano e vocal em “Breath, Great Gig in the Sky, Us and Them, Time e Eclipse”, praticamente dois terços do álbum tem músicas de sua autoria. O mesmo pode-se dizer de “Wish You Were Here”, onde as belas partes de “Shine On You Crazy Diamond” são esplendorosamente tristes. Os fãs de Floyd sabem do que eu falo.

A partir de “Animals”, Roger “A Gralha Rouca” Waters toma conta da banda, chegando ao ápice de seu egocentrismo com a demissão de Wright, um membro fundador, durante a elaboração de “The Wall”. Durante a turnê, Wright foi recontratado apenas para os shows e logo após dispensado por Waters novamente.

Após a batalha judicial travada em meados dos anos 80 entre Roger Waters e David Gilmour pelos direitos de uso do nome Pink Floyd, Wright foi reintegrado a banda e junto com Nick Mason, formaram a nova cara do Floyd, agora sem a Waters.

O retorno de Wright ao Pink Floyd se deu em 1987, nas gravações de A Momentary Lapse Of Reason. Ele chegou no meio das gravações, ocasião em que não trouxe contribuição relevante para o álbum, mas participou da turnê mundial de promoção do disco.

Já em The Division Bell, Rick Wright voltou a participar ativamente do processo criativo, retomando-se a cooperação coletiva que se havia perdido nos anos 70. Wright é co-autor de “Wearing The Inside Out” com Anthony Moore e das músicas “Cluster One”, “What Do You Want From Me”, “Marooned”, e “Keep Talking” com David Gilmour.

Este álbum, com certeza, um dos mais bonitos do Floyd, trazendo uma mensagem que nos leva a ver que o mundo está cada dia mais se isolando e praticamente implorando para que todos voltem a conversar. É quase uma analogia a situação em que o Floyd se encontrava, afinal, Syd havia ficado louco e Waters era um ditador megalomaníaco destronado.

Morre Rick Wright – Ambrosia

Após anos tocando, a banda se aposentou em 1994. Todos lançaram álbuns solos e Wright, eventualmente se unia a Gilmour em suas turnês solos, tocando algumas músicas antigas do Pink Floyd. Em 2 de Julho de 2005, os fundadores (tirando Syd), se uniram para um único show, onde tocaram 4 músicas do Pink Floyd, mas isso foi o fim.

E hoje, aos 65 anos de idade, o câncer matou mais um dos cinco homens que fizeram a história do Pink Floyd. Syd Barret morreu em Julho do ano de 2006, Rick hoje, e eu sinceramente lamento muito e podem ter certeza que essa noite será de plena dedicação a Pink Floyd e as músicas que Rick Wright teve a competência de escrever e dar vida.

Em homenagem a Richard, a mais bela música do Pink Floyd: “The Great Gig in the Sky”.


J.R. Dib

Total
0
Links
Comentários 2
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Dennis O'Neil volta ao Batman

Dennis O'Neil volta ao Batman

O maior escritor do Batman de todos os tempos regressa ao títulos do Morcego

Prox
Next Avengers: Heroes of Tomorrow

Next Avengers: Heroes of Tomorrow

Este é o quinto desenho da Marvel feito diretamente para o DVD e Blu-Ray e foi

Sugestões para você: