em ,

Morre Rubinho Barsotti, fundador do Zimbo Trio e um dos grandes bateristas do Brasil

Morreu na madrugada de quarta-feira (ô semaninha), aos 87 anos, o baterista Rubinho Barsotti, conhecido por ser fundador do Zimbo Trio e um dos grandes nomes da bateria na história do Brasil.

Com o Zimbo, Rubinho atuou ao lado de Elis Regina e Elizeth Cardoso, e, ao longo da carreira, tocou com grandes mestres do jazz, como o pianista Oscar Peterson e Tommy Flanagan, o guitarrista Joe Pass, e os saxofonistas Stan Getz e Gato Barbieri e o trumpetista Kenny Dorham.

Autodidata, Rubinho começou na bateria ouvindo discos de jazz, passando a se apresentar nos anos 1950 em conjuntos de baile e posteriormente em festivais de jazz de São Paulo e Rio de Janeiro, levado inclusive o prêmio de melhor baterista no programa “Em Tempo de Jazz”. Já nos anos 1960 passou começou a tocar com Tommy Flanagan e Kenny Dorham, fundando em 64 o Zimbo Trio com o pianista Amilton Godoy e o contrabaixista Luís Chaves.

Rubinho Barsotti se apresentou com o Zimbo Trio até 2010, quando por problemas com o Alzheimer foi obrigado a se aposentar. Um dos grandes momentos de sua foi um show antológico no Teatro João Caetano, onde o Zimbo Trio se reuniu Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e o conjunto Época de Ouro.

Participe com sua opinião!