Moyseis Marques lança “Na Matriz”, homenagem à cultura africana 

Moyseis Marques lança o single “Na Matriz” nas plataformas de streaming, via Biscoito Fino. A canção é um baião denso, bem marcado pela zabumba, que remete ao início da trajetória profissional do cantor e compositor. O single é o embrião do projeto que Moyseis prepara para 2023 e ganha videoclipe.

Na Matriz é meu novo xodó, pois conecta espiritualmente minhas andanças com meus objetivos. É um agradecimento à cultura negra e afro-brasileira, à cultura de matriz africana, onde finquei profundas raízes e colhi muitos frutos. Depois de 23 anos de estrada, me sinto cada vez mais seguro para dizer o quero e como quero, em forma de canção”, pontua Marques, revelado no circuito noturno do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, no início dos anos 2000.

Moyseis Marques lança “Na Matriz”, homenagem à cultura africana  – Ambrosia
Moyseis Marques lança “Na Matriz”, homenagem à cultura africana 

O arranjo é de Rafael Mallmith, com quem Moyseis Marques já soma quase duas décadas de entrosamento, e a melodia de Rudá Brauns: “Parceiro de música e capoeira, Rudá estendeu confortavelmente a rede na varanda para que eu ‘deitasse o cabelo’ nessa letra- homenagem”, define Marques.

Na gravação do single, Moyseis (voz, violão de 6 cordas e berimbau) recebe um coro especialíssimo de vozes negras, formado por Nego Álvaro, Nina Rosa, Maria Menezes e Luciana Oliveira. O time de músicos reúne Rudá no bandolim; Gabriel Guenther na bateria, Julio Florindo no baixo, Paulino Dias no triângulo, congas, pandeiro, ganzá e agogô; Ana Paula Cruz na flauta e Daniel Karin na zabumba.

No sábado, 26 de novembro, o videoclipe que registra a gravação de “Na Matriz” estreia no canal da Biscoito Fino no Youtube. “Fiquei muito satisfeito com o resultado. O clima do estúdio, as negras mãos e vozes somando, a presença feminina maciça na estrutura musical e de produção, a sensibilidade da equipe da Tenda do Grilo, que captou nuances e olhares que me levaram às sinceras lágrimas ao final do primeiro e único ‘take’ de voz. Agora só falta o público gostar e abraçar”, finaliza Moyseis Marques.

“Na Matriz” (Rudá Brauns/Moyseis Marques)

Arranjo: Rafael Mallmith

Gravado e mixado na Companhia dos Técnicos, por Willian Luna Junior

Masterização: Alexandre Rabaço

Direção de Produção: Whytna Cavalcante

Produção Executiva: Leonardo Simonetti

Lançamento: Biscoito Fino

Fotos: Elena Moccagatta

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
José Araújo celebra a força do povo negro em “Ciranda”

José Araújo celebra a força do povo negro em “Ciranda”

Celebrando a consciência negra, o ator e cantor José Araújo lança o clipe para

Prox
Exposição interativa “Arte Alerta”chega ao Rio de Janeiro

Exposição interativa “Arte Alerta”chega ao Rio de Janeiro

Em sua sexta edição, a exposição Arte Alerta inaugura em dois espaços no início

Sugestões para você: