em , ,

Muato lança “Incendeia”

Quinto single do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política” fala do amor no contexto da pandemia

Os desafios para o amor e o desejo no tempo presente: esse é o ponto de partida do novo single do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, do premiado multiartista Muato. Trata-se da quinta faixa da fase live session da série.

Com sonoridade urbana, “Incendeia” combina a rápida articulação métrica influenciada pelo Hip Hop com um refrão pop de assimilação imediata, em uma rara combinação de elaboração poética, sensualidade, beat envolvente e melodia marcante. A DJ Rainha Crespa comanda as picapes.

– A love song traça paralelos poéticos relacionando o amor com as questões político/sociais e foi composta durante a pandemia do Covid-19, fato que se reflete em frases como ‘O sol tipo flecha na fresta aquece na alma o que resta, é festa naquilo que presta da nossa expressão mais honesta’ – explica Muato, que, como parte do projeto, realiza intervenções artísticas pela cidade do Rio de Janeiro, espalhando frases poéticas das suas canções em forma de Lambe Lambe por muros e postes em diversos bairros.

 

Cartaz com verso de “Incendeia”, parte da ação de intervenção urbana do projeto Afrolove Songs

Um dos artistas mais talentosos da nova geração da MPB, Muato tem como característica marcante sua atuação em diversas funções do fazer artístico, seja como compositor, produtor musical, cantor, poeta, ator ou instrumentista. A sua musicalidade o faz transitar pelos universos do teatro, cinema, música, poesia e artes visuais, sempre imprimindo personalidade através da sua identificação com a expressividade afrodiaspórica contemporânea. Uma das suas marcas registradas é a utilização de recursos vocais não convencionais, a percussão vocal e o violão de 8 cordas em uma linguagem de muita improvisação. Premiado na Alemanha pelo “Awards Deutscher Pop & Rock Preis” de 2019 em sete categorias e ganhador do “Prêmio APTR de Teatro” em 2020 e 2021, coleciona parcerias com nomes da nova geração e artistas consagrados, como Isabel Fillardis, Robertinho Silva, Cristovão Bastos, Vitória Rodrigues, Caio Nunez e Carol Dall Farra.

Trama de amor, resistência, versos e ritmos

Em “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, Muato cria uma abordagem poética onde direciona o olhar para as questões político-sociais interferindo na forma de se viver os amores. Essas criações são regidas por formatos diversos de Love Songs temperadas com uma poesia imagética e um flerte estético entre a Canção Brasileira, o Hip-Hop, o Pop e o Jazz. O projeto foi selecionado pelo “Bossa Nova”, programa de fomento à cultura idealizado pela plataforma Benfeitoria e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo do ISS-RJ, com patrocínio do Grupo Globo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Kappamakki, PSR e Rede D’or.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *