Com melodiosas e rápidas líricas a rapper trinidiana Nicki Minaj de repente desponta como uma promessa nas rádios deste ano com um “Massive Attack”: Várias surpreendentes parcerias com grandes nomes do rap e R&B, uma lírica rap única e singles com pegajosos e ótimos samples.
“I’m the Best” é a música que abre Pink Friday, seu álbum de estréia, servindo como uma introdução da cantora, o seu percurso até o êxito de lançar o seu primeiro álbum depois de muitos mixtapes. ( “As Young Money, Cash Money, yeah I’m Universal”) Depois de começar a lançar alguns EPs a partir de 2007, ela chamou a atenção de Lil’ Wayne e seu selo Yong Money Records – subordinado da Cash Money Records, que por sua vez está sob os títulos da mainstream Universal Motown – que a incluiu em uma turnê de seu álbum colaborativo para promover a gravadora, o We Are Young Money. A partir destes episódios, a carreira de Minaj deslanchou, conquistando as paradas em aparições vocálicas com muitos rappers e seus hits pop.
Pink Friday é notável pela harmoniosa junção suave e decidida da lírica rap, rápida e sagaz, com uma lírica melodiosa nos refrões; da capacidade de Minaj alterar seus tons diferenciando o material, fazendo o seu rap articulado e singular. Na canção Fly, com colaboração de Rihanna, pode-se ver: Rihanna, a melodia calma e Nicki metralhando o seu rap; há também “Save Me” com um rap lento, mas sem sair da lírica. As letras como todo rap atual, explodem na cultura popular comercial fazendo referências a marcas e nomes conhecidos, mas falam muito de superação e luta, chegar a um ponto alto e se equilibrar para não se perder ou perder coisas importantes, como em Right Thru me, Save Me e Your Love. Já Check It Out, com Will.I.am, descreve todo o barulho da ascensão de Nicki Minaj. Canções como Here I am e Dear Old Nick são mais pessoais, frágeis e monólogas, porém Nicki revela sua ambição em – hit exclusivo para o Itunes – Girls Fall like Dominos: ela expressa o seu desejo de superar todas as outras garotas e estrelas da fama, de estar por cima, ser a melhor.
O som do álbum é dançante e reflexivo – quando Nicki fala de si – devido a seu esquadrão de rappers, como as características batidas eletrônicas de Will.I.am e Kanye West (parceiro em Brazin) e samples de sucessos de anos ou décadas anteriores, além dos corais, ecos e mixagens, sendo Your Love o seu primeiro single.
A imagem de Nicki Minaj também respalda o seu sucesso popular: uma Barbie negra, cheia de cores, poses e expressões faciais – e em seus vídeoclips e apresentações podemos atestar isto.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zRvLb1Ok04U[/youtube]
Minaj neste álbum não foge de um estereótipo de ser a garota da vez, aparentando dar tudo de si neste primeiro trabalho e não ter nada mais a mostrar, mas não sabemos o futuro e Nicki Minaj tem um rap interessante e gostoso para oferecer agora.
Pequena lista de samples usados pela cantora em seu disco:
Check it Out – Video Killed The Radio Star (The Buggles)
Your Love – No More I Love You’s (Annie Lennox)
Girls Fall like Donimos – Dominos (The Big Pink)
Right Thru Me – Always With Me, Alwyas With You (Joe Satriani)
Lista do álbum:
- “I’m the Best”
- “Roman’s Revenge” (featuring Eminem)
- “Did It on ‘em”
- “Right thru Me”
- “Fly” (featuring Rihanna)
- “Save Me”
- “Moment 4 Life” (featuring Drake)
- “Check It Out” (featuring will.i.am)
- “Blazin” (featuring Kanye West)
- “Here I Am”
- “Dear Old Nicki”
- “Your Love”
- “Last Chance” (featuring Natasha Bedingfield)
- Itunes. “Girls Fall Like Dominoes”
Comente!