LançamentosMúsicaShows

Obra máxima de John Coltrane, “A Love Supreme” ganha nova edição com gravação recém-descoberta

Compartilhe
Compartilhe

Não é todos os dias que a melhor música de todos os tempos ganha um novo disco, ainda mais com uma versão ao vivo inédita direto de 1965, quando Coltrane e seu quarteto se apresentaram no The Penthouse, em Seattle.

Um disco para escutar sem pressa:

“A Love Supreme: Live In Seattle” é uma revelação musical de importância histórica, capturando Coltrane quando ele começou a expandir seu clássico quarteto – adicionando Pharoah Sanders no segundo saxofone e Donald Garrett no segundo baixo.

O significado de “A Love Supreme: Live In Seattle” é acentuado pelo fato de que Coltrane raramente executou sua suíte de quatro partes depois de tê-la gravado originalmente no estúdio, em 1964. Composta e criada como uma declaração pública de suas crenças espirituais pessoais e sentimento universalista, tornou-se um best-seller e recebeu um Grammy no ano seguinte.

Por mais de seis décadas, parecia que a única apresentação pública gravada de “A Love Supreme” aconteceu em um festival francês em Juan-Les-Pains, em julho de 1965, e foi lançada há quase 20 anos. As fitas contendo esta performance de outubro de 1965 estavam na coleção privada do saxofonista e educador Joe Brazil, de Seattle, e foram ouvidas por alguns músicos e amigos afortunados – e em grande parte era desconhecida até agora.

A formação contou com John Coltrane e Pharoah Sanders nos saxofones, McCoy Tyner no piano, Elvin Jones na bateria, e Jimmy Garrison e Donald (Rafael) Garrett nos baixos. Carlos Ward, então um jovem saxofonista que estava começando sua carreira musical, também participou do show.

A música de “A Love Supreme: Live In Seattle” foi gravada com uma configuração de dois microfones no palco, conectada a uma máquina de bobina Ampex. As únicas cópias das fitas foram bem cuidadas, rendendo uma gravação notavelmente clara e sem distorções. “O que é notável é que as fitas desta época muitas vezes sofrem ao longo dos anos devido a danos causados pelo calor ou umidade, ou simplesmente sendo empilhadas horizontalmente”, escreve o engenheiro Kevin Reeves, que restaurou e masterizou este lançamento. “Entretanto, estas fitas estão em excelentes condições e os resultados estão entre as melhores gravações amadoras de John Coltrane em que tivemos o prazer de trabalhar”.

“De suas muitas criações musicais, Coltrane olhou para ‘A Love Supreme’ de uma forma muito especial”, observa Kahn em suas notas para “A Love Supreme: Live In Seattle”. “Ele chamou ‘A Love Supreme’ de uma humilde oferenda ao Divino; nenhuma outra composição ou gravação foi oferecida de forma semelhante, nem ele anexou sua assinatura a qualquer outra obra. ‘A Love Supreme’ era tanto um testamento individual quanto uma declaração pública – um sermão de crença universalista”.

Tracklisting “A Love Supreme: Live In Seattle”:

A Love Supreme, Pt. 1 – Acknowledgement
Interlude 1
A Love Supreme, Pt. II – Resolution
Interlude 2
A Love Supreme, Pt. III – Pursuance
Interlude 3
Interlude 4
A Love Supreme, Pt. IV – Psalm

Compartilhe
Por
Sal -

on drums

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Crônica de uma relação passageira: amor nos tempos modernos

Ah, l’amour! O amor foi assunto de milhares, talvez milhões de filmes....

LançamentosLiteratura

100 Senna: livro ilustrado sobre Ayrton Senna ganha nova edição

Editora Arte Ensaio e Senna Brands lançam tiragens para colecionador de livro ...

LançamentosMúsica

“Dona Nega” é o novo single de Fernando Martte

Com um olhar para as relações humanas e os temas do cotidiano,...

AgendaShows

Musical O Mágico de Oz, com direção de Billy Bond, ganha versão repaginada

Grupo celebra os os 22 anos desde a primeira montagem desse clássico...

LançamentosMúsica

Renan Barbosa lança releitura de “Pétala por Pétala”, de Chico César

O cantor e compositor paraibano Renan Barbosa, radicado em São Paulo há...

AgendaShows

Violeiro Moreno Overá faz show em Santo Amaro com participação de Mayara Ferreira

No dia 18 de dezembro de 2024 (quarta-feira), às 18h30, com entrada...

LançamentosMúsica

Banda de metal alternativo israelense Illegal Mind lança novo single “Foo!”

Em seu último single, Illegal Mind volta com humor sardônico para o...