OSB apresenta nesta semana dois concertos virtuais da Série Clássica Brasileira

Dois concertos virtuais da Série Clássica Brasileira serão levados às plataformas digitais pela OSB nos dias 10 e 12 de novembro.

O primeiro programa será composto por obras Vivaldi, Kaspar Kummer e do brasileiro Ricardo Tacuchian, enquanto no segundo, Mozart aparece acompanhado dos brasileiros Diego Calderoni e Carlos do Santos. Ambas as apresentações serão veiculadas nas páginas da Orquestra Sinfônica Brasileira nas redes sociais.

O italiano Antonio Vivaldi aparece em dose dupla no programa do dia 10/11. Dois movimentos de seu “Concerto para bandolim, cordas e contínuo” abrem a apresentação, seguidos dos movimentos I e III do “Concerto para dois violoncelos e cordas”, um dos muitos concertos compostos por Vivaldi na época em que foi professor de violino nos cursos de música no Ospedale della Pietà em Veneza (entre 1703 e 1740). O “Trio para flauta, clarinete e fagote”, do alemão Kaspar Kummer, grande flautista do século XIX, vem na sequência.

A música brasileira chega ao programa com o “Andante para cordas”, do carioca Ricardo Tacuchian. Maestro, professor e compositor, foi aluno de Francisco Mignone e Claudio Santoro e tem suas composições tocadas nas Américas e na Europa. A peça que será apresentada no programa foi composta em 1985.

Abrindo o repertório do dia 12/11, o primeiro movimento do “Quarteto para flauta K. 285”, de Mozart. Este quarteto para flauta é o primeiro de três que Mozart compôs em 1777/1778 para serem tocados pelo flautista holandês Ferdinand de Jean. O primeiro movimento Allegro inspirou Beethoven em seu duo de clarineta e fagote de 1792.

Trombonista, arranjador, compositor e regente, o paulista Diego Calderoni levará ao programa a peça “Uma canção ao trombone”, que consiste – como o título indica – em uma canção com melodia linear como um canto para ser interpretado por esse instrumento.

Fechando a apresentação, a Orquestra Sinfônica Brasileira apresentará a estreia mundial de “Danças Mistas”, do paulistano Carlos dos Santos. Escrita para metais e percussão, a obra une, em cada movimento, duas danças populares distintas que geram uma outra, fictícia. A ideia é que as quatro danças pareçam uma sequência numa festa, para as pessoas dançarem.

PROGRAMA 10/11:

ANTONIO VIVALDI – Concerto para bandolim, cordas e contínuo

I. Allegro

III. Allegro

ANTONIO VIVALDI – Concerto para dois violoncelos e cordas

I. Allegro (moderato)

III. Allegro

KASPAR KUMMER – Trio para flauta, clarinete e fagote

I. Allegro

RICARDO TACUCHIAN – Andante para cordas

PROGRAMA 12/11:

WOLFGANG AMADEUS MOZART – Quarteto para flauta K. 285 (flauta, violino, viola e violoncelo)

I. Allegro

DIEGO CALDERONI – Uma canção ao trombone

CARLOS DOS SANTOS – Danças Mistas

SERVIÇO:

Ø OSB – Série Clássica Brasileira V (Concerto on-line)

Dia 10 de novembro de 2020, às 19h

Ø OSB – Série Clássica Brasileira VI (Concerto on-line)

Dia 12 de novembro de 2020, às 19h

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Acesso gratuito

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Festival das Marias no Brasil traz protagonistas femininas e programação gratuita

Festival das Marias no Brasil traz protagonistas femininas e programação gratuita

A primeira edição no Brasil do Festival das Marias – Festival

Prox
Luvie lança “Por Um Segundo”

Luvie lança “Por Um Segundo”

Luvie mergulha no sagrado feminino e na sensualidade da mulher em “Por Um

Sugestões para você:
Ambrosia Receba as novidades em primeira mão!
Fechar
Permitir notificações