AcervoClássicosMúsicaPlaylist

Playlist: Música clássica para a Primavera

Compartilhe
Compartilhe

Uma seleção com o melhor da música clássica homenageando a primavera, com peças de compositores como Beethoven, Debussy e Vivaldi.

A primavera é sem dúvidas a época do ano mais importante na natureza, dando adeus as noites frias e escuras do inverno para celebrar a magia da vida, que se reinventa a cada novo ciclo. E não somente a natureza, pois a humanidade desde sua origem sempre celebrou a primavera como o período do ano onde a vida se torna mais exuberante, não somente oferecendo as condições para cultivo, como também para desenvolvimento do amor.

Enfim, neste primeiro dia de primavera no Brasil compilamos uma lista de peças clássicas para abrir a primavera com 10 peças essenciais, da famosa “Quatro estações” de Vivaldi à adaptação de um poema sobre a estação por Debussy.

Delius: “Ao ouvir o primeiro cuco na primavera”

O poema sinfônico de Delius “On Hearing The First Cuckoo In Spring” é um belo exemplo da natureza manifestada em forma musical e uma das grandes peças de música clássica para a primavera.

A música começa com um tema cadenciado e chilrear nas cordas, imitando perfeitamente o chamado de um cuco, antes de construir organicamente em uma cacofonia suave de pássaros cantando.

Schumann: Sinfonia nº 1, ‘A Sinfonia da Primavera’

Uma grande fanfarra de metais anuncia o início da primavera na primeira sinfonia de Schumann.

Sinfonia nº 1, ‘A Sinfonia da Primavera’ tem um primeiro movimento animado e movimentado, seguido por um segundo animado, lírico, cadenciado e dançante, antes de um final animado e triunfante. Um triunfo para a nova estação!

Stravinsky: A Sagração da Primavera

O balé de Stravinsky “Le Sacre Du Printemps” é uma homenagem distorcida à primavera. Situado na Rússia pagã, a partitura é baseada em fragmentos de não mais do que nove canções folclóricas russas tradicionais.

A Sagração da Primavera é fortemente dissonante e ritmicamente agressiva, criando um mundo sonoro que evoca o rústico ao mesmo tempo que colide com o primitivismo.

Beethoven: Sonata para Violino No.5, ‘Sonata de Primavera’

Beethoven… o que dizer de um dos maiores talentos da humanidade? Sonata para Violino No.5, ‘Sonata de Primavera’ (1801), é essencialmente Beethoven em seu virtuosismo técnico e simplicidade elegante.

O lirismo florido e altivo, contrastado, às vezes, com um acompanhamento de piano vibrante e animado, certamente faz com que essa sonata figure entre as grandes obras do compositor.

Grieg: ‘Para Primavera’

A seção de abertura é delicada, apresentando uma melodia rolante no registro superior com sinos suaves e vibrantes. Descendo o piano para o registro mais rico e grave, a seção do meio se torna mais corajosa, antes de abrir de volta ao primeiro tema com acompanhamento fluido.

Do terceiro livro de “Lyric Pieces de Grieg”, esta composição pitoresca de piano encapsula tanto a natureza delicada e quase frágil da primavera quanto a emoção de novos começos ousados que as estações oferecem.

Copland: Primavera dos Apalaches

A suíte orquestral “Appalchain Spring”, do balé de 1944 com o mesmo nome, é outra encantadora homenagem musical à primavera. A suíte é levemente instrumentada para uma orquestra de câmara de 13 membros, mas a música evoca lindamente as vistas, sentimentos e cores da primavera.

As várias seções são como capturam perfeitamente a estação: de cenários idílicos e suaves a passagens alegres e dançantes, a uma variação de um hino tradicional.

Debussy: L’Apres-midi d’Une Faune

Feche os olhos e deixe Debussy construir esta cena fantástica e rústica ao seu redor.

O poema sinfônico L’Apres-midi d’Une Faune foi inspirado no poema homônimo de Stéphane Mallarmé. A interpretação musical de Debussy do poema é uma aula de simbolismo musical, pintando a imagem de um fauno entre flores brotando em um prado verdejante. A flauta, representando a flauta do fauno, mergulha e mergulha sobre cordas rodopiantes e banhadas pelo sol, harpa mágica e ondas de sopro.

Vaughan Williams: A Ascensão da Cotovia

Evocativo do pastoral, com um toque de sensibilidade, 3. Vaughan Williams ecoa sentimentos que nos lembram o início de um novo ciclo como poucos.

Marcada para violino solo e orquestra de acompanhamento, a peça é uma das favoritas nas salas de concerto de todo o mundo. Vaughan Williams fornece a parte do violino solo com características inconfundíveis de pássaros, desde tweets e trinados reconhecíveis, até lúpulos irregulares leves, até o bater de asas em vôo.

Respighi – Pinheiros de Roma

O final da imensa “Trilogia Romana” de Respighi, “Pines Of Rome” é uma cornucópia de sons primaveris. Cada movimento é uma descrição musical impressionante da localização cênica em Roma. O primeiro movimento, “Pines Of The Villa Borghese”, introduz cordas esvoaçantes e metais galopantes, evocando a excitação e negócios da primavera.

Respighi era um ornitólogo afiado, e até incluiu o canto dos pássaros no terceiro movimento ‘Pines Of The Janiculum’, acompanhado por arpejos de piano amplos e reverberantes, dando a impressão de espaços amplos e abertos. A peça inteira é teatral e uma verdadeira emoção de ouvir: de pássaros a catacumbas e legiões romanas em marcha.

Vivaldi: ‘Primavera’ das Quatro Estações

O famoso concerto de violino de Vivaldi ‘Primavera’ de “As quatro estações” sem dúvidas encabeça a lista de melhores peças de música clássica para a primavera.

O icônico allegro de abertura apresenta cordas dinâmicas e cheias de personalidade, individualmente instruídas pelo próprio compositor para imitar insetos zumbindo, cães latindo e outras criaturas típicas da primavera.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Coldplay lança Moon Music, seu 10º álbum

Se você achava que a banda britânica Coldplay já havia dado tudo...

Chris Brown anuncia show extra em São Paulo após alta procura

O astro do R&B Chris Brown provou seu poder de atração de...

Los Brasileros apostam em “Joga” para inaugurar nova fase

Conhecidos pelo trabalho com grandes nomes da música, como Anitta, Jão, DAY...

Paul McCartney surpreende ao cantar nova música dos Beatles em show no Uruguai

Na noite de terça-feira, 1º de outubro, Paul McCartney, lendário ex-integrante dos...

A beleza atemporal de Dersu Uzala (1975) em contraste com o Cinema Atual

Em um momento de escassez de grandes estreias nos cinemas, surge uma...

Semana Internacional de Música de Câmara: de Johannes Brahms a Dorival Caymmi

A Sala Cecília Meireles apresenta sexta-feira, dia 4 de outubro, às 19 horas, e sábado, dia...