Prudential Concerts une Rock, Frejat e música clássica no Rio | Música | Revista Ambrosia
em

Prudential Concerts une Rock, Frejat e música clássica no Rio

Apresentação desta quarta-feira (21) mostrou que a mistura do clássico, do rock e do romantismo de Frejat tem tudo a ver

Frejat

O projeto Prudential Concerts, que este ano tem o complemento “Let’s Rock”, une música clássica e orquestra com outros ritmos e artistas consagrados da nossa música. O convidado desse ano é o cantor, compositor e guitarrista Roberto Frejat, um dos ícones do rock nacional.

Frejat é uma (boa) guinada para um projeto que já teve como convidados nomes como Milton Nascimento, Gilberto Gil e Alceu Valença.

De Pink Floyd e Ramones a Handel e Vivaldi

Depois de passagens por Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte, o “Let’s Rock” chegou ao Rio de Janeiro para duas apresentações (21 e 22) no novo Teatro Prudential, no prédio que abrigava as empresas do Grupo Bloch de Comunicação, responsável por várias revistas, rádios e a TV Manchete.

O programa começa com a Orquestra Johann Sebastian Rio — a orquestra muda de acordo com a cidade — regida pelo maestro Carlos Prazeres, mostrando uma série de clássicos do rock em arranjos clássicos.

Nessa parte do show temos Pink Floyd, Kiss, Ramones e Beatles, entre outros, combinados com Vivaldi, Bach e Handel. A maioria dos arranjos funciona muito bem, enriquecendo as melodias já conhecidas, enquanto alguns poucos momentos são menos felizes (‘Under Pressure’ do Queen, por exemplo).

A boa orquestra (que também era acompanhada por um coro) tinha como destaque um cravo. O instrumento de cordas tão em voga no século XVIII — ele pode ser ouvido na versão original de ‘Skyline Pigeon’, de Elton John — enriqueceu demais os espaços que normalmente são destinados ao piano.

O programa, que tenta traçar um panorama do rock em suas várias encarnações, é um bom mix de canções conhecidas e de artistas clássicos do gênero.

Frejat clássico

Já a segunda parte da apresentação é quando o artista convidado entra em cena e desfila seus sucessos. No caso de Frejat, a vertente romântica e a tendência para arranjos onde as cordas (principalmente) já tinham alguma proeminência parecem ter facilitado a tarefa dos arranjadores.

Mesmo quem é crítico do músico não pode negar que ele é gente boa, tem um quê de arroz de festa (no bom sentido) e é responsável por algumas das mais emblemáticas canções do rock nacional (com e sem o Barão Vermelho).

‘Pro Dia Nascer Feliz’, ‘Segredos’, ‘Amor Pra Recomeçar’, ‘Quando O Amor Era Medo’ e ‘Maior Abandonado’, estavam todas no setlist, mostrando a força de uma carreira recheada de sucessos.

Todas as canções tiveram acréscimo em relação às gravações originais. A riqueza de uma orquestra é muito difícil de reproduzir e mereciam um registro neste formato — infelizmente não há indícios de que isso possa acontecer.

Brasília e São Paulo

As apresentações cariocas seguiram o ritual dos concertos anteriores e tiveram ingressos esgotados em pouco tempo. Agora, o projeto Prudential Concerts Let’s Rock segue para Brasília e São Paulo. Quem puder deve correr e garantir o seu lugar. O show é realmente imperdível.

18/9 – Orquestra Arregimentada
Teatro da UNIP – Brasília (DF)

15/10 – Orquestra Arregimentada
Teatro Renault – São Paulo (SP)

Para mais informações sobre o projeto você pode seguir o Facebook e o Instagram.

Fotos: Fernando de Oliveira

Vídeos: Jo Nunes

Deixe sua opinião