Hoje (20 de abril) o histórico “The Freddie Mercury Tribute Concert” completa 30 anos. Para celebrar a data, o Queen disponibilizou em seu canal oficial do YouTube o show, porém editado e por apenas 48 horas. Ainda assim vale a pena rever os membros restantes do Queen, Brian May, Roger Taylor e John Deacon, se juntaram no palco com alguns dos maiores artistas do mundo na época.
O Tributo a Freddie Mercury foi um concerto beneficente em prol da conscientização da AIDS (que vitimou o lendário vocalista do Queen) aconteceu no dia 20 de abril de 1992, no Estádio de Wembley, em Londres. O evento reuniu uma multidão de 72 mil pessoas, com ingressos esgotados e uma audiência global de mais de um bilhão de pessoas acompanhando a transmissão televisiva. No Brasil o show foi exibido pela Band, mas com delay de algumas horas.
Entre os convidados de peso estavam David Bowie, George Michael, Annie Lennox, Elton John, Guns N ‘Roses, Robert Plant, Metallica, Liza Minelli, Def Leppard, Seal, Roger Daltrey e outros. Foi a última vez que o baixista John Deacon se apresentou com o Queen ao vivo.
Os lucros do concerto foram usados para lançar o Mercury Phoenix Trust. O fundo é uma parte essencial do legado do Queen e de Freddie e passou a fornecer mais de 17 milhões de libras para mais de 1.000 projetos em 57 países na luta contínua contra a AIDS em todo o mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=0PxGF4rNuLA
Comente!