em

Relembrando Errol Brown, a voz do hit ‘You Sexy Thing’

Morreu nessa quarta feira (dia 6), vítima de um câncer no fígado, o cantor Errol Brown, que ficou famoso à frente da banda Hot Chocolate, sucesso nas paradas do mundo inteiro com o hit ‘You Sexy Thing’. Brown nasceu em Kingston, Jamaica, em 12 de novembro de 1944, mas se mudou para a Inglaterra aos 12 anos. Sua trajetória na música se iniciou quando gravou uma versão reggae de ‘Give Peace A Chance’ de John Lennon em 1969. Sem poder alterar a letra, mandou uma cópia para a Apple e a música foi lançada com a aprovação de Lennon.

Brown não pode ser chamado de convencional. Como bem definiu o jornal The Telegraph, em uma matéria publicada em 2009, ele foi um bastião de equilíbrio e ponderação em uma indústria de analfabetos emocionais rasos. Foi casado com a mesma mulher por 30 anos, em um mundo cheio de tentações como é o do showbiz.

Também entrou no mundo da música meio que acidentalmente, senco descoberto pela linha de produção do hitmaker Mickie Most graças ao amigo Tony Wilson, co-fundador do Hot Chocolate, além de ter sido o parceiro na gravação da versão de ‘Give Peace A Chance’.

Wilson era compositor nato, mas Brown era do tipo que sentia a música, tirava de ouvido, mas não tinha grandes pretensões de se tornar um astro. “Foi idéia de Tony Wilson transformar em reggae algumas das canções populares do momento, apenas para vendê-lo para as empresas fonográficas e fazer algum dinheiro . Não era um grande sonho “, disse Brown.

errol-brownMost sempre enfatizava a Brown que sua voz tinha grande potencial comercialmente. Formada por Brown (vocal), Wilson (baixo), Harvey Hinsley (guitarra), Larry Ferguson (teclado), Tonny Connor (bateria) e Pat Olive (conga), a banda Hot Chocolate debutou em 1974 com o álbum Cícero Park, que não teve grande repercussão.

O sucesso veio mesmo no ano seguinte com o disco que trazia o nome da banda e vinha a reboque do single ‘You Sexy Thing’. O single de ‘Every 1’s a Winner’, do álbum homônimo de 1978 também foi outro sucesso. Apesar do êxito dos singles, os álbuns não repetiam a mesma performance, nenhum disco do Hot Chocolate passou da posição 40 entre os mais vendidos, mesmo no segmento da música negra.

Àquela altura, Brown já era uma celebridade, o único popstar negro da Grã Bretanha naquela época. Foi até convidado para a cerimônia pré-nupcial do Príncipe Charles e da Princesa Diana no Palácio de Buckingham em 1981.

Mas os anos setenta tinham acabado, o sucesso do Hot Chocolate parecia ter ficado para trás. Brown, se sentindo cansado do showbizz e desejando passar mais tempo com a família resolveu deixar o grupo em 1985.

Hot Chocolate
Hot Chocolate

No início dos anos 90 embarcou em uma bem sucedida turnê solo pelo Reino Unido, até que em 1997 a comédia britânica “Ou Tudo Ou Nada”, sucesso de bilheteria, trouxe ‘You Sexy Thing’ na trilha sonora e a música voltou às paradas de sucesso. O redescobrimento do hit da antiga banda o ajudou a emplacar sua nova gravação do single ‘It Started With A Kiss’, em 1998 e mais uma série de apresentações pelo Reino Unido.

Em 2004 recebeu o prêmio Ivor Novello, prestigiado prêmio dado a artistas que contribuíram para a música britânica.

Participe com sua opinião!