Foto: Taylla de Paula
Foto: Taylla de Paula
AgendaFestivaisMúsica

SE Mapping ocupa o centro histórico de Aracaju com arte e tecnologia

Em sua primeira edição, festival gratuito apresenta projeções de 18 obras inéditas que mergulham na história do território sergipano

Aracaju será palco do SE Mapping, um festival cultural gratuito que une arte, tecnologia e memória em uma experiência inédita. Com início em janeiro, a programação inclui 18 obras de videomapping que exploram a história e cultura de Sergipe, desde os povos originários Kariri-Xocós até a ativista e historiadora Maria Beatriz Nascimento. O evento também oferece oficina, passeios guiados, feira de economia criativa, performances musicais e apresentações de cultura popular.

“Com o SE Mapping, queremos levar ao público uma imersão na cultura sergipana, com projeções que contam suas histórias e apresentações ao vivo de grupos que mantêm vivas as tradições populares, sempre dialogando com as artes visuais e a tecnologia. Além disso, nosso objetivo é transformar as praças públicas em espaços vivos, onde cultura, público e memória se encontram. Mais do que um festival de arte, o SE Mapping convida o público a redescobrir o centro histórico de Aracaju e a valorizar o seu patrimônio material. Os passeios guiados fortalecem esse propósito, aproximando as pessoas das histórias e da cultura que as ruas e espaços públicos abrigam”, destaca Lívia Cunha, direção criativa do festival.

As atividades começam nos dias 9 e 10 de janeiro, com a Oficina de Introdução ao Videomapping, no auditório do Arquivo Público Estadual. Gratuita e aberta ao público a partir de 16 anos, a oficina explora as possibilidades criativas dessa arte digital, conduzindo participantes a um universo de tecnologia e expressão visual.

Nos dias 11 e 12 de janeiro, o festival ocupará a Praça Fausto Cardoso com uma intensa programação. Às 16h, os visitantes poderão participar do Rolê Ará, um passeio guiado conduzido pelo pesquisador Osvaldo Neto, que conecta o público às memórias e histórias de Aracaju. O ponto de partida será divulgado no instagram do festival. Das 17h às 23h, a feira de economia criativa e gastronomia apresentará o talento local, enquanto instalações interativas e projeções visuais transformarão o espaço em um espetáculo de luz e cor. 

As noites do evento serão marcadas por apresentações artísticas que combinam música ao vivo e projeções visuais. No sábado, dia 11, o encerramento contará com Pedro Lua, ao lado de Nanda de Aquino e Lari Lima, em uma apresentação que une tradição e inovação, acompanhada pelos visuais das artistas Sarah Ahab e Kelly Pires. A programação também inclui a Orquestra Sanfônica de Aracaju, com projeções de Júlia Bezerra e Sônia Mellone, e o Grupo Folclórico Parafusos, reconhecido por sua dança que simboliza a fuga de escravizados das senzalas, que será enriquecido por intervenções visuais inéditas de Sarah Ahab.

No domingo, dia 12, a programação de encerramento destaca The Baggios, ao lado de Sandyalê e Anne Carol, com projeções de Sara Ahab. A abertura da noite será marcada pela tradicional apresentação do Barco de Fogo, uma alegoria pirotécnica típica das festas juninas de Estância. O Grupo Folclórico Parafusos se apresenta desta vez com intervenções visuais de Layla Bomfim e Pedido.

Além disso, de forma inédita no estado, o evento contará com as instalações artísticas interativas Acaso Surreal de Kelly Pires (SP) e Digital Landscape de Homem Gaiola (MG), e uma mostra visual que reúne obras de videomapping inéditas de VJs de todo o Brasil.

“Nesta primeira edição, planejamos uma programação diversa, pensada para toda a família. Teremos apresentações ao vivo, mobiliário para o conforto dos mais velhos, projeções interativas e brincadeiras para as crianças, além de instalações artísticas que convidam à interação. Tudo isso em um evento completamente gratuito.”, reforça Zé Enrique, diretor de produção do festival

O festival também reforça seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, oferecendo interpretação em Libras durante as apresentações de encerramento, audiodescrição nos passeios guiados e um espaço reservado para pessoas com deficiência durante as apresentações. 

“O Sergipe Mapping combina inovação, audiovisual e criatividade, áreas que vêm crescendo em diversos estados, e se alinha às ações do governo no fortalecimento da economia criativa e solidária. O festival  é também a abertura do nosso Verão Sergipe, trazendo algo inédito e alinhado às tendências mundiais”, destacou o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Gustavo Paixão.

SERVIÇO

Datas: 09, 10, 11 e 12 de janeiro
Local: Praça Fausto Cardoso, Aracaju – SE
Quanto: Gratuito

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Quinta-feira, 09 de janeiro

16h às 20h: Oficina de introdução ao videomapping (Auditório do Arquivo Público Estadual).

Inscrições gratuitas | https://forms.gle/vM9qNwPrBuoH3HMF8 | @semapping 

Sexta-feira, 10 de janeiro

16h às 20h: Oficina de introdução ao videomapping (Auditório do Arquivo Público Estadual).

Inscrições gratuitas | https://forms.gle/vM9qNwPrBuoH3HMF8 | @semapping 

Sábado, 11 de janeiro


16h: Passeio guiado “Rolê Ará” com Osvaldo Neto | Roteiro: Complexo dos Mercados Centrais à Praça Fausto Cardoso
17h: Dj Gessana + Feira de economia criativa e gastronomia | Praça Fausto Cardoso 

18h: Abertura das instalações artísticas Digital Landscape de Homem Gaiola (MG),  ACASO SURREAL 3 de Kelly Pires (SP) + Festa das Luzes de Joinville (SC) e uma instalação de led em homenagem a Fausto Cardoso por MartinZ (BA) (BA)  | Praça Fausto Cardoso

18h30: Apresentação de abertura com Orquestra Sanfônica de Aracaju (SE) no palco e projeções na fachada do Palácio Olimpio Campos de Júlia Bezerra (SE) e Sônia Mellone (SE). 
19h: Mostra Visual com obras de videomapping inéditas de VJs de todo Brasil na fachada do Palácio Olímpio Campos
19h30: Apresentação de Tradição e Tecnologia com Grupo Parafusos (SE) e intervenções visuais de Sarah Ahab (SE) | Praça Fausto Cardoso
20h: Mostra Visual com obras de videomapping inéditas de VJs de todo Brasil na fachada do Palácio Olímpio Campos

20h30: Apresentação de encerramento com Pedro Lua (SE) com participação de Nanda de Aquino (SE) e Lari Lima (SE) e visuais de Sarah Ahab (SE) + Kelly Pires (SP)

22h: Dj Gessana + Feira de economia criativa e gastronomia e instalações artísticas | Praça Fausto Cardoso 

23h: Encerramento

Domingo, 12 de janeiro


16h: Passeio guiado “Rolê Ará” com Osvaldo Neto | Roteiro: Complexo dos Mercados Centrais à Praça Fausto Cardoso
17h: Dj Kaska + Feira de economia criativa e gastronomia | Praça Fausto Cardoso

18h: Abertura das instalações artísticas Digital Landscape de Homem Gaiola (MG),  ACASO SURREAL 3, de Kelly Pires (SP) + Festa das Luzes de Joinville (SC) e uma instalação de led em homenagem a Fausto Cardoso por MartinZ (BA)  | Praça Fausto Cardoso

18h30: Apresentação de abertura com Barco de Fogo (SE) 

18:40: Mostra Visual com obras de videomapping inéditas de VJs de todo Brasil na fachada do Palácio Olímpio Campos

19h Apresentação de Tradição e Tecnologia com Grupo Parafusos (SE) com intervenção visual de Layla Bomfim (SE) + Pedido (SE)

19h30: Mostra Visual com obras de videomapping inéditas de VJs de todo Brasil na fachada do Palácio Olímpio Campos

20h: Apresentação de encerramento com The Baggios (SE) com participação de Anne Carol (SE) e Sandyalê (SE) + visuais de Sara Ahab (SE)

22h: Dj Kaska + Feira de economia criativa e gastronomia e instalações artísticas | Praça Fausto Cardoso 

23h: Encerramento

Deixe um comentário

Sugeridos
O Deserto de Luiza Alan Minas
FestivaisFilmesNotíciasPremiações

Festival do Rio anuncia vencedores do Troféu Redentor

O Festival do Rio 2026 encerrou esta noite sua 28ª edição com...

Era Uma Vez o Rei – Grupo Pombas Urbanas Foto de Ricardo Avellar
AgendaTeatro

Teatro Comunitário reúne Brasil e Colômbia em Cidade Tiradentes

De 13 a 17 de outubro de 2026 (de terça-feira à sábado),...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...

Unicirco
AgendaTeatro

Alegrai, um musical circense no Teatro Carlos Gomes

O espetáculo Alegrai, um Musical Circense Brasileiro está em cartaz no Teatro...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...

“Júlia Lopes de Almeida Um Fenômeno Literário na Cena Carioca
AgendaLiteratura

Júlia Lopes de Almeida em exposição nas bibliotecas José de Alencar e Marques Rebelo, no RJ

A escritora Júlia Lopes de Almeida (1862–1934) ganha destaque na exposição “Júlia Lopes de Almeida:...

Winged crédito Druzina Content (4)
AgendaGames

‘Winged’ fica gratuito para Android e iOS por tempo limitado

“Winged” é um jogo de plataforma que combina ação, aventura e literatura...

Samba Livre Leve Solto em alta
AgendaShows

“Samba Livre, Leve e Solto” com batuta de Paulão Sete Cordas

No coração do Catete, um encontro quinzenal promete agitar a Zona Sul...

China caminhada
AgendaFestivais

Festival Chongyang em SP

Uma caminhada no Brás vai transformar uma tradição milenar chinesa em um...

Cena de Heathers O Musical - Crédito Kay Marinho
AgendaTeatro

“Heathers – O Musical” estreia nova montagem no RJ

Sucesso na Broadway, “Heathers – O Musical” chega aos palcos cariocas com...

MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança versão de “Take Me To The Top”

Pela primeira vez, a versão original de 1981 lançada pela Leathür Records...