Música

The Dead Weather: Horehound

Compartilhe
Compartilhe

deadQuantos projetos alguém é capaz de abraçar ao mesmo tempo? Bem, no caso desse alguém se resumir a pessoa do ultra-mega-master-blaster mocinho cool do rock n’ roll muderno, Jack White, os números podem alcançar algumas dezenas, talvez até centenas. Depois de ganhar o mundo com o The White Stripes, sua banda “oficial”, Jack mergulhou de cabeça no projeto do Raconteurs, que lhe rendeu dois discos, Broken Boy Soldiers e Consolers of the Lonely, sendo o primeiro deles executado durante a premiação da MTV americana em 2006.

Logo depois, o cara parte para uma parceria improvável com Alícia Keys e grava “Another Way To Die”, que acaba se tornando o tema principal do 22º filme do agente secreto britânico (agora loiro), James Bond. Não satisfeito, o cara se joga na companhia a The Edge (U2) e Jimmy Page (Led Zeppelin) para gravação do documentário sobre a história da guitarra elétrica, It Might Get Loud, ou em terras canarinhas A Todo Volume, com previsão de estréia em 6 novembro no país.

Daí, quando todo mundo esperava um colapso nervoso, o cara pega uma avião de Detroit para Nashville, convoca Alison Mosshart (The Kills), Dean Fertita (Queens of the Stone Age) e Jack Lawrence (The Raconteurs), vai para um estúdio, pega as baquetas e grava um disco novo. O que? Sim, é isso mesmo que você leu, em Horehound, debut do seu novo grupo, The Dead Weathers, Jack White não chega nem perto de uma cordinhazinha de guitarra sequer, ele aqui é o responsável pelos baticumduns da bateria. Fato que nos leva realmente a triste conclusão que a pobre Meg só está no The White Stripes para que Jack não se sinta sozinho em cima do palco.

Desde que Horehound saiu, a banda vem sendo chamada por toda imprensa especializada de supergrupo, título que não é de todo equivocado, mas que não sei se é exatamente o adjetivo ideal para uma banda que surge da necessidade de escapismo de quatro músicos consagrados pela mídia.

Mas, deixando um pouco de lado os rótulos, se é que isso é possível, em Horehound, White mostra que ainda gosta mesmo é de uma boa e velha barulheira, desta vez bem diferente de qualquer coisa que ele fez com o White Stripes, mas nem tão diferente assim do Raconteurs. The Dead Weathers é um mergulho numa mistura interessante entre um rock setentão cru e sujo com um blues, sem contar os acordes a la western spaghetti que a divertida faixa “3 Birds” proporciona. Se fosse para classificar o álbum, eu o o chamaria de trilha sonora. Uma daquelas do Tarantino, onde estão músicas como “60 Feet Tall” com seus riffs rugidos e “Hang You From The Heavens”, com sua bateria divertida poderiam muito bem estar encaixadas.

dead-weather-jack-white

Há tabém espaço para o groove bacana em “I Cut Like a Buffalo” e a faixa “There Will Be Enough Water” prende a atenção por ser agradável, sentimental, porém não melosa ao ponto de cansar. A voz de Mosshart ganha destaque na sensual e envolvente “So Far from Your Weapon”, mas a grande música do disco acaba sendo um cover, “New Pony”, de Bob Dylan, que ganha uma versão bacana e visceral nas mãos da banda. E é exatamente o fato da melhor música do disco ser um cover que faz perceber que Horehound é um bom disco, mas que não oferece nada de espetacular, como toda jam entre amigos deveria ser. Nada do que é apresentado ali é original ou sensacional, não que isso seja obrigatório para o lançamento de um bom disco. A necessidade de constante originalidade que o mundo contemporâneo sofre, muitas vezes impede que coisas que eram boas e continuam boas sejam apreciadas.

No final das contas, The Dead Weather é uma banda formada para tocar no fundo de um bar enfumaçado, com um barman mexicano de camisa suja servindo uísque barato para algumas putas velhas e feias sentadas se lamentando dos bons anos que já morreram. Triste mesmo é pensar que jamais vão tocar em um lugar assim.

Nota: 8,0

Compartilhe

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosMúsica

Vinícius André remonta à MPB no álbum “Pra Mergulhar na Paz”

A MPB clássica, aquela produzida por nomes emblemáticos como Caetano Veloso, Rosa...

AstrosCríticasMúsica

“Angel of the Morning”: Uma Canção Atemporal

Há músicas que transcendem o tempo, atravessando décadas e gerações com uma...

LançamentosMúsica

Math Gomes é “Muito Novo Para Me Arrepender”

O quarto single do santista Mah Gomes é de jovem para jovem,...

LançamentosMúsica

Five Dogs transforma a crítica social em rock em novo EP “Mundo Cão”

A banda Five Dogs, formada em 2008 por amigos apaixonados pelo rock...

LançamentosMúsica

Duo Festim lança videoclipe de ‘Teu Silêncio Não é Meu Lugar’

Clipe foi gravado em plano-sequência no Quiosque das Lendas, em Teresópolis

Foto_Rafael Freire
LançamentosMúsica

Bia Nogueira lança Sankofa

Música, que celebra o carnaval, antecipa o álbum Respira e chega acompanhada...

LançamentosMúsica

Jan Thomassen compartilha Rock and a Hard Place

O músico norueguês radicado na Bahia expressa um dilema comum aos casais...

LançamentosMúsica

Zen Moraes canta mensagens de paz e bem-estar

Em 2025, a paulistana Zen Moraes retoma sua carreira musical com novas...