LançamentosMúsica

Thiago Malakai lança álbum “Equilíbrio” em nova fase

Entre as participações especiais estão Tasha & Trace, Kyan, Gregory, Bitrinho, Red Beach, Caio Santos e Pizzol, além de Zion, um produtor de Londres com raízes brasileiras

Compartilhe
CAPA DE EQUILÍBRIO - MALAKAI
CAPA DE EQUILÍBRIO - MALAKAI
Compartilhe

Thiago Malakai lança seu primeiro álbum, Equilíbrio, marcando uma fase transformadora em sua carreira e vida pessoal. O disco traz uma reflexão sobre a busca por estabilidade e crescimento, expressando a trajetória do artista em descobrir e consolidar sua identidade musical. “Levei tempo para entender os temas que queria abordar e como gostaria de explorá-los. Foi um processo de reconhecimento das minhas raízes, que são todas de origem preta”.

Iniciado em 2020, o registro é fruto de um processo colaborativo. Malakai menciona que as conversas com amigos ajudaram a formar o conceito do disco. A faixa “Equilíbrio”, que dá nome ao projeto, foi a primeira composta, representando um ponto de partida para momentos de amadurecimento e transformação, refletidos em outras canções, como “Respeito” e “Infalível”.

Musicalmente, Equilíbrio transita por múltiplos estilos, indo além das influências de hip hop e jazz que sempre marcaram o trabalho de Malakai. O álbum incorpora elementos de trap, dubstep, drill, reggae e música brasileira, resultando em uma sonoridade rica e diversa. “Eu vejo tudo como uma coisa só. As influências se misturam na minha vida, então não consigo separá-las”, comenta.

A capa, criada por Isabelle India, traz o símbolo do “ankh”, que no antigo Egito representava a vida. “A escolha desse símbolo reforça o conceito do álbum, que fala sobre transformação e a busca por equilíbrio”, explica. Entre as colaborações de destaque estão Tasha & Trace, Kyan, Gregory, Bitrinho, Red Beach, Caio Santos e Pizzol, além de Zion, um produtor de Londres com raízes brasileiras.

Atualmente, dedicado na divulgação de Equilíbrio, Malakai mostra seu processo de conexão com a ancestralidade e transmite uma mensagem de resiliência. “O equilíbrio que busco não é algo estático, mas uma constante evolução”.

1 – Infalível
“Infalível” foi a segunda música que compus para este disco. Eu e Caio Santos a criamos do zero, começando pela produção, batidas e a escolha do sample. Gravei o contrabaixo, e a faixa reflete a perspectiva de alguém que precisa de mudança e acredita que, independentemente da situação, vai conquistar o que considera seu. Embora tenha influências de reggae, como todo o meu trabalho, essa música se apoia numa batida de hip-hop, trazendo um toque jamaicano.

2 – Respeito
“Respeito” é uma produção incrível de Heddy Beats, um produtor paulista. Fizemos algumas mudanças, mas essa faixa estava guardada há um tempo. Para dar o brilho que ela merecia, convidei o Kyan, de quem sou muito fã e amigo. A letra fala sobre o valor do respeito, tanto o que você deve ter pelas pessoas quanto o respeito que o mundo te deve. Mas, acima de tudo, é sobre não perder sua essência, lembrando sempre da sua base. No fim das contas, na quebrada, respeito é fundamental: você respeita para ser respeitado.

3 – Tudo Preto
“Tudo Preto” é uma faixa antiga, na qual comecei com um esboço vocal repetindo “PRETO, PRETO, PRETO…”. A música fala sobre como ser uma pessoa preta te dá uma perspectiva única, mesmo em situações cotidianas, como consumir em um restaurante. O olhar das pessoas é diferente. Trouxe o Gregory, meu cunhado e grande referência, para colaborar, e juntos expressamos essa ideia: não importa onde estejamos, sempre seremos pretos e a nossa vivência é diferente por essa razão.

4 – Equilíbrio
“Equilíbrio” é a faixa-título do disco e foi inspirada por um grande amigo e irmão que faleceu. Sua filosofia era nunca desistir dos sonhos, independentemente das circunstâncias. Após sua morte, sonhei com ele e compus essa música. Ela deu sentido ao processo de criação do disco, e mesmo sendo difícil falar sobre isso, a faixa ressuscitou essa ferida em mim, reforçando a mensagem de perseverança e equilíbrio.

5 – Nós pra Nós
Essa é a faixa mais quente do disco. “Nós pra Nós” fala sobre o desejo e a conexão intensa entre duas pessoas. O personagem da música admira tudo nessa pessoa, desde o cheiro até a postura, tanto dentro quanto fora das quatro paredes. É definitivamente a faixa mais picante do álbum.

6 – Vinil
“Vinil” foi a primeira faixa que produzi com Caio Santos para o disco. A música compara a experiência de ouvir um vinil com o momento em que você é transportado para outra realidade, deixando tudo para trás e curtindo aquele instante. Assim como um vinil, que é geralmente preto, a música te leva para outro lugar, para um momento de escape e imersão.

7 – Yin Yang – Tony Country
“Yin Yang” é uma celebração da minha amizade com Tasha e Tracie, minhas irmãs de música e de espírito. Temos uma longa história juntas e já passamos por muita coisa, sempre se ajudando. A composição reflete nossas vivências, especialmente em festas como a Discopedia em São Paulo, onde pessoas vendiam roupas que elas mesmas costuravam. A música é um reflexo dessa jornada e das batalhas que enfrentamos juntos.

8 – Zion Drill
Fiz “Zion Drill” com meu sobrinho. Zion, na cultura rastafári, é uma terra de paz, o lugar onde vamos descansar e celebrar. A faixa fala sobre perseguir seus sonhos, mesmo quando os outros duvidam. Para muitos, pode parecer impossível, mas você já se vê realizando. Zion é isso: um lugar onde os sonhos se concretizam, não importa as dúvidas externas.

9 – Mundo Invertido
“Mundo Invertido” fala sobre um rapaz talentoso que ajudou muitas pessoas, mas que só foi reconhecido depois que conquistou status e poder. A essência dele, porém, já estava lá desde o começo. A música questiona essa lógica de valores invertidos, onde a importância é dada ao que se tem, em vez de quem você é. A verdadeira grandeza deveria ser medida pela essência, não pelos likes ou status. 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaMúsica

Kant MC fará um show no coração de São Paulo!

O evento será o show de lançamento do novo trabalho do artista,...

LançamentosLiteratura

“finde mundo”: livro de poesia da dramaturga Lígia Souto reflete sobre finitude, cotidiano e política

Publicada pela editora Patuá, obra marca a estreia literária da atriz, dramaturga...

Foto Priscilla Buhr
LançamentosMúsica

Karina Buhr apresenta “Poeira da Luz”, faixa que antecipa seu quinto disco solo

Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para...

LançamentosMúsica

Romim Mahta retorna ao Forró Estourado e lança novo single “Duas Almas Gêmeas”

Romim Mahta, cantor e compositor cearense, e Manu Bahtidão se unem em...

MúsicaTrailersVideos

Beatles ’64 ganha trailer

O Disney+, que já pode ser chamado de a casa oficial dos...

MúsicaNotíciasShows

Linkin Park fará tour pelo Brasil em 2025

Hoje o Linkin Park faz sua primeira apresentação em São Paulo com a...

MúsicaNotíciasShows

Como assistir ao show do Linkin Park de graça?

O Linkin Park está de volta ao Brasil para shows hoje (15)...