em

Trio japonês cria sonoridade única com fitas cassete

Segundo a Wikipedia “A fita cassete ou compact cassette é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips. Também é abreviado como K7.” O formato caiu em desuso com a chegada dos CD e formatos digitais, mas ainda é muito utilizada por músicos que buscam experimentar texturas em suas gravações (e também por hipsters).
O trio japonês Ei Wada, Haruka Yoshida e Masaru Yoshida busca na experimentação musical com fitas cassete e outras tecnologias retrô a criação de sons únicos. Se apresentando como Open Reel Ensemble, uma das invenções do grupo é uma “bateria magnética”, que utiliza fitas dos anos setenta e oitenta para dar um groove diferente.

O som mais lembra um sintetizador que bateria e o grupo ainda se apresenta com pianos e teclados também conectados com fitas magnéticas, trazendo um timbre que leva a música do analógico para o eletrônico.
Em seus diversos vídeos no Youtube, os músicos demonstram outros instrumentos desenvolvidos que não ficam atrás, como um acordeão que mais parece ter saído de um sci-fi noir e instrumentos de sopro utilizando bambus e magnética.

Participe com sua opinião!