AgendaMúsicaShows

Tukum coloca o pé na estrada em turnê por São Paulo

A circulação do show passa por Itanhaém, São Sebastião e Registro

Compartilhe
Compartilhe

O grupo Tukum dá a largada no projeto de circulação do show Estradas Dentro em duas cidades do Litoral e uma do Interior de São Paulo, em maio: Itanhaém no dia 18, São Sebastião no dia 19 e Registro no dia 31. A entrada é gratuita.

O espetáculo autoral tem como base o repertório do álbum do mesmo nome, e intercala as canções com performances de dança contemporânea, poesia falada e músicas do primeiro álbum da banda. Lançado em 2023, Estradas Dentro, segundo trabalho do Tukum, foi produzido por Guilherme Kastrup, que assinou projetos importantes da música brasileira, como A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares (Grammy Latino), e  Zoró – Bichos Esquisitos, de Zeca Baleiro (Prêmio da Música Brasileira).


Foto: Flora Negri

As canções do disco, concebido durante a pandemia da Covid-19, possuem distintas atmosferas e são repletas de poesia, filosofia, autoconhecimento, relação com a natureza e reflexões sobre a sociedade em que vivemos. A obra completa a duologia iniciada com o disco 22 dias a pé, que teve como inspiração um ano de intensas viagens do trio por diversas estradas brasileiras.

Formado pelo paranaense Flávio Pacato (cantor, ator e performer )e pelos cariocas Bruno Olivieri (músico, ator, diretor artístico e poeta)e Luísa Pitta (cantora, atriz, bailarina e coreógrafa), o Tukum tem como inspiração os mestres e diretores teatrais Zé Celso e Amir Haddad. O trio acredita que “música é ritual, teatro é ritual, , e que as artes têm um papel fundamental no caminho de recuperação da dimensão ritualística da vida”.

O nome do grupo teve origem em uma palmeira comum da Amazônia, o tucum, que se tornou um símbolo de amizade, pactos amorosos e das lutas por libertação. O fio de tucum é muito resistente e dificilmente consegue ser partido. Este é o símbolo da cultura popular brasileira escolhido para nomear este Bando de Criação, como eles se autointitulam. A estética do Tukum é resultante da combinação das múltiplas trajetórias de seus integrantes, o que imprime uma característica muito própria em suas criações. Os três se conheceram trabalhando em um projeto itinerante de teatro que viajava por todo o Brasil, então começaram a compor juntos e quando perceberam, o grupo já tinha nascido. As viagens constantes e a vida nômade, inspiraram uma série de canções autorais, que se transformaram no primeiro álbum do grupo, intitulado 22 dias a pé.

Repertório
• Recomeço (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Alma barqueira  (Bruno Olivieri, Luísa Pitta e Rodrigo Lima)
• Pedacinho de caminho  (Bruno Olivieri)
• Quimera  (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Contínuo ar  (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Alumiar  (Bruno Olivieri, Flávio Pacato e Luísa Pitta)
• Asas na alma (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Histórias de Seu Zé  (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Tempo  (Bruno Olivieri e Flávio Pacato)
• Cinco irmãos  (Bruno Olivieri)
• Ciganos do espaço  (Bruno Olivieri e Flávio Pacato)
• Pulso  (Luísa Pitta)
• Nó (Bruno Olivieri e Nando Motta)
• Maquina (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Revoada (Bruno Olivieri, Flávio Pacato e Luísa Pitta)

Ficha técnica
Grupo: Tukum: Bando de Criação. Intérpretes Tukum: Bando de Criação: Luísa Pitta; Bruno Olivieri e Flávio Pacato.
Músicos de Apoio: Caíque Rudá; Biel Araujo; Leo Caputi. Direção de Produção: Grisolia Produções. Produção Executiva: Juliana Grisolia.

Serviço
Tukum
Show: Estradas Dentro

Itanhaém
18 de maio (sábado) – às 20h
Teatro Eva Wilma
Av. Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro, Itanhaém – SP

São Sebastião
19 de maio (domingo) – às 19h
Teatro Municipal
Av. Dr. Altino Arantes, 2 – Centro, São Sebastião – SP

Registro
31 de maio (6ª feira) – às 21h
Teatro Caixa Preta
Rua Meraldo Previdi, 531, Registro – SP

Entrada gratuita. Classificação Indicativa: livre

Compartilhe
Por
Mauricio Barreira -

Formado em Rádio e TV pela ECA-USP, pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac. Assessor de imprensa, produtor cultural e radialista.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaArtes Visuais

Fullgás chega ao CCBB Brasília

Vista por mais de 300 mil pessoas, a grande exposição “Fullgás –...

Foto Lena Pinho
AgendaShows

Batekoo anuncia Karol Conká canta Batuk Freak

A Batekoo anuncia um show inédito com Karol Conká, que canta Batuk...

AgendaLiteratura

Luciana Oliveira lança Catálogo de Cantoras Negras Brasileiras em São Paulo

Após estrear na FLISS – Festa Literária de São Sebastião, a cantora,...

AgendaMúsicaShows

Wagner Tiso celebra os 40 anos de “Coração de Estudante”

O maestro, arranjador e pianista Wagner Tiso volta aos palcos do Rio...

Thaís Fraga - Crédito fotográfico Aloizio Jordão
AgendaShows

Thaís Fraga retorna com “Mais de 30 Anos de Bossa n’ Jazz”

Thaís Fraga e seu trio retornam à casa de Jazz em Botafogo com o...

AgendaTeatroTecnologia

Espetáculo traz IA para à cena teatral

Com o desafio de integrar tecnologia e linguagem digital em um espetáculo...

AgendaFestivaisLiteratura

Conheça as autoras confirmadas no 1º Festival Escreva, Garota!

No dia 15 de fevereiro, São Paulo será palco do 1º Festival...