em ,

Últimos dias para conferir a exposição sobre o centenário de Vinícius de Moraes no Rio

Foi com muita curiosidade que visitei a mostra em homenagem ao centenário do grande escritor e compositor Vinícius de Moraes. Não somente para rever um pouco da sua belíssima obra, mas também para conferir a grande reforma realizada na antiga Biblioteca Estadual Celso Kelly – agora chamada Biblioteca Parque Estadual.

Fachada da Biblioteca Parque Estadual
Fachada da Biblioteca Parque Estadual

Passei muitas tardes da minha adolescência entre aqueles corredores, fuçando entre as estantes de livros para descobrir novidades literárias e entregar as minhas pesquisas escolares em dia. Tanto a exposição quanto a reforma do prédio causaram em mim um encantamento mágico.
De maneira interativa, a mostra apresenta textos, frases, poesias, letras de músicas, livros, fotos e vídeos da produção de Vinicius de Moraes. Um portal em forma de uma grande escultura de livros que forma as iniciais do nome do artista é a entrada por onde os visitantes terão a oportunidade de conferir as oito interessantes instalações.
Portal da exposição "Vinícius de Moraes - 100 anos"
Portal da exposição “Vinícius de Moraes – 100 anos”

Na instalação “Meu tempo é quando”, por exemplo, há projeções em 360° construídas com recursos audiovisuais, sonoros e fotográficos de acervo ou produzidos especialmente para a mostra. Há também grandes cubos ilustrando como o popular e o erudito se entrelaçam na obra de Vinicius.
Instalação "Meu Tempo é Quando"
Instalação “Meu Tempo é Quando”

Cartas, letras de músicas, poemas e fotos de 27 personagens nacionais e internacionais foram utilizados para falar dos encontros da vida do poeta. A ideia era mostrar como a obra dele foi influenciada por relações com pessoas como Clarice Lispector, Pablo Neruda, Tom Jobim, Orson Welles, Baden Powell e João Cabral de Melo Neto.
A exposição está em cartaz até o dia 15 de junho
A exposição está em cartaz até o dia 15 de junho

Letras de músicas, crônicas e poemas de amor impressos podem ser levados para casa pelos visitantes. Um show de Edu Lobo será realizado no dia 11 de junho, às 19h, gratuitamente no teatro da Biblioteca Parque Estadual. As senhas serão distribuídas uma hora antes. Após a passagem pelo Rio de Janeiro, a mostra seguirá para São Paulo, em local ainda a ser definido.
Letras de músicas, crônicas e poemas de amor impressos podem ser levados para casa pelos visitantes.
Letras de músicas, crônicas e poemas de amor impressos podem ser levados para casa pelos visitantes.

Serviço:
Exposição Vinicius de Moraes – 100 anos
Biblioteca Parque Estadual, Avenida Presidente Vargas, 126, Centro do RJ
De terça a domingo, das 10h às 20h
Até 15 de junho – Entrada gratuita
Mais informações: (21) 2332-8647 e www.viniciusdemoraes.com.br

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Úrsula Neves