AcervoArtes VisuaisMúsica

Últimos dias para conferir a exposição sobre o centenário de Vinícius de Moraes no Rio

Foi com muita curiosidade que visitei a mostra em homenagem ao centenário do grande escritor e compositor Vinícius de Moraes. Não somente para rever um pouco da sua belíssima obra, mas também para conferir a grande reforma realizada na antiga Biblioteca Estadual Celso Kelly – agora chamada Biblioteca Parque Estadual.
Fachada da Biblioteca Parque Estadual Fachada da Biblioteca Parque Estadual
Passei muitas tardes da minha adolescência entre aqueles corredores, fuçando entre as estantes de livros para descobrir novidades literárias e entregar as minhas pesquisas escolares em dia. Tanto a exposição quanto a reforma do prédio causaram em mim um encantamento mágico.
De maneira interativa, a mostra apresenta textos, frases, poesias, letras de músicas, livros, fotos e vídeos da produção de Vinicius de Moraes. Um portal em forma de uma grande escultura de livros que forma as iniciais do nome do artista é a entrada por onde os visitantes terão a oportunidade de conferir as oito interessantes instalações.
Portal da exposição "Vinícius de Moraes - 100 anos" Portal da exposição “Vinícius de Moraes – 100 anos”
Na instalação “Meu tempo é quando”, por exemplo, há projeções em 360° construídas com recursos audiovisuais, sonoros e fotográficos de acervo ou produzidos especialmente para a mostra. Há também grandes cubos ilustrando como o popular e o erudito se entrelaçam na obra de Vinicius.
Instalação "Meu Tempo é Quando" Instalação “Meu Tempo é Quando”
Cartas, letras de músicas, poemas e fotos de 27 personagens nacionais e internacionais foram utilizados para falar dos encontros da vida do poeta. A ideia era mostrar como a obra dele foi influenciada por relações com pessoas como Clarice Lispector, Pablo Neruda, Tom Jobim, Orson Welles, Baden Powell e João Cabral de Melo Neto.

A exposição está em cartaz até o dia 15 de junho
A exposição está em cartaz até o dia 15 de junho


Letras de músicas, crônicas e poemas de amor impressos podem ser levados para casa pelos visitantes. Um show de Edu Lobo será realizado no dia 11 de junho, às 19h, gratuitamente no teatro da Biblioteca Parque Estadual. As senhas serão distribuídas uma hora antes. Após a passagem pelo Rio de Janeiro, a mostra seguirá para São Paulo, em local ainda a ser definido.
Letras de músicas, crônicas e poemas de amor impressos podem ser levados para casa pelos visitantes. Letras de músicas, crônicas e poemas de amor impressos podem ser levados para casa pelos visitantes.
Serviço:
Exposição Vinicius de Moraes – 100 anos
Biblioteca Parque Estadual, Avenida Presidente Vargas, 126, Centro do RJ
De terça a domingo, das 10h às 20h
Até 15 de junho – Entrada gratuita
Mais informações: (21) 2332-8647 e www.viniciusdemoraes.com.br

Deixe um comentário

Sugeridos
Artes VisuaisAstros

Morre Yayoi Kusama, artista japonesa conhecida por sua obra polka dot

A artista de vanguarda japonesa Yayoi Kusama, que ficou famosa por suas...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

AstrosMúsica

BTS além do K-pop: uma jornada com raízes no hip-hop

Série explora a trajetória do grupo sul-coreano como uma Jornada do Herói,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...