LançamentosMúsica

Vox Sambou reflete sobre paz e justiça em seu novo clipe

"Raise Your Voice" integra o mais recente álbum do rapper e ativista haitiano, “We Must Unite”

Compartilhe
Compartilhe

Um grito por justiça e paz. A consciência da responsabilidade e da importância de cada um na luta por um mundo melhor é a reflexão que o rapper e ativista haitiano Vox Sambou ecoa em seu novo clipe, do single “Raise Your Voice”.

Com direção de Bruno Viegas, o clipe nasceu do desejo de Vox em fazer uma colaboração com a Funmilayo Afrobeat Orquestra, banda brasileira de afrobeat criada em São Paulo pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e a trompetista Larissa Oliveira, provocadas pela ausência de mulheres negras no afrobeat. As participações ainda incluem a guitarrista Leticia Meyer e Guimas Santos, baixista da banda de jazz contemporâneo e hip hop Mental Abstrato. Faixa do seu mais recente álbum, “We Must Unite”, a canção, de autoria do rapper, conta com vocais de outro grande talento da música brasileira: Luciane Dom. A produção musical é do DJ Mangaio e a realização da Bixo Solto Produções.

Capa do single “Raise Your Voice”

– O propósito do clipe é mostrar a união das pessoas da afrodiáspora. Precisamos clamar por justiça sempre e a única forma de vencermos é estarmos unidos. Somos responsáveis pelo nosso destino – explica.

Unir é preciso

Ao longo de séculos, a África se fez presente no mundo forçada e dolorosamente pela opressão e exploração que separaram povos e famílias, mas, com luta, resistência e união, tornou-se muito maior que seu território. E, por meio das diversas expressões que florescem de cada solo e se conectam, o continente se expande e se confunde com o planeta. Essa reflexão permeia o álbum “We Must Unite”.

Em nove faixas, Vox desdobra sua arte poderosa e visceral para homenagear a diáspora africana. Com isso, mescla sonoridades e ritmos, como os tradicionais haitianos, Congo Kinshasa e do candomblé brasileiro com as raízes do seu som, o hip hop, o reggae e o afrobeat. O álbum tem produção do rapper e participações de Mangaio, Icaro Sá, Emanuel Venâncio, Junix, Ton Carvalho, Dinho, Beto Gibbs, Nora Toutain, Naxx Bitota, Ian Cardoso, Ronald Nazaire, David Ryshpan, Kizaba, Cyber, Rémi Cormier, Gamroz, Diolkidi e Manno Beats.

Do Haiti para o mundo 

Vox Sambou vem de Limbé, Haiti. Cantando em várias línguas, incluindo haitiano, francês, inglês, espanhol e português, participou de eventos importantes, como o Tiny Desk NPR meets GlobalFEST, recebeu prêmios internacionais, como o Afrima Awards. Radicado no Canadá, é membro fundador do coletivo de hip-hop de Montreal, o Nomadic Massive, e tem feito turnês pelo Chile, Brasil, Senegal, Mali, Burkina Faso, Colômbia, Marrocos, Espanha, Estados Unidos (no Kennedy Center, em Washington, e no Grand Performances, em Los Angeles) e França (no Le Printemps de Bourges). A sua relação com o Brasil é de longa data, tendo colaborado, no palco ou em gravações, com nomes como Rael, Lazzo Matumbi, Liniker, Luciane Dom e Alma Djem.

A música de Vox é uma fusão de ritmos tradicionais haitianos e elementos afro-latinos, como afrobeat, música afro-brasileira, reggae e hip-hop. Artista consciente que não tem medo de denunciar as injustiças sociais, lançou os álbuns “Lakay” (2008), “Dyasporafriken” (2013) e “The Brasil Session” (2016). Com o single “Akouna” (2019), parceria com Afrotronix e Manno Beats, chegou a mais de 5 milhões de visualizações no Youtube e conquistou dois Afrima Awards. “We must Unite” é o quarto álbum da sua carreira e chega na sequência dos últimos singles: “Limbe” (2022), “Toya” (2023)  e “Right to Live” (2023).


Ficha técnica do clipe:

Direção: Bruno Viegas

Composição: Vox Sambou
Vocais: Vox Sambou, Luciane Dom

Participações: Funmilayo Afrobeat Orquestra (Ana Goes, no sax; Larissa Oliveira, no trompete; e Priscila Hilario, na bateria), Leticia Meyer (guitarra) e Guimas Santos (baixo)

Produção musical: DJ Mangaio
Masterização: DJ Mangaio

Produção: Bruno Zambom

Direção de arte: Bruno Viegas e Cláudia Cassal 

Direção de Fotografia: Ygor de Carvalho 

Assistente de câmera: Guilherme Jardim 

Montagem e Edição: Bruno Viegas 

Figurino: Vox Sambou 

Figurina: Warda Brédy

Maquiagem Ila Valhos

Gaffer: Diego Morcego e Rufus

Finalização: Bruno Viegas e Guilherme Jardim 

Art Titles: Guilherme Jardim 

Produtora: Cláudia Cassal

Produtor Executivo: Vox Sambou 

Realização: Bixo Solto Produções

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Crônica de uma relação passageira: amor nos tempos modernos

Ah, l’amour! O amor foi assunto de milhares, talvez milhões de filmes....

LançamentosLiteratura

100 Senna: livro ilustrado sobre Ayrton Senna ganha nova edição

Editora Arte Ensaio e Senna Brands lançam tiragens para colecionador de livro ...

LançamentosMúsica

“Dona Nega” é o novo single de Fernando Martte

Com um olhar para as relações humanas e os temas do cotidiano,...

LançamentosMúsica

Renan Barbosa lança releitura de “Pétala por Pétala”, de Chico César

O cantor e compositor paraibano Renan Barbosa, radicado em São Paulo há...

LançamentosMúsica

Banda de metal alternativo israelense Illegal Mind lança novo single “Foo!”

Em seu último single, Illegal Mind volta com humor sardônico para o...

MúsicaShowsVideos

Stromae lança “Multitude, le film”, um tributo aos fãs

Após a inesperada interrupção de sua turnê “Multitude” devido a questões de...