Chegou um dos momentos mais esperados do ano para os amantes da fotografia: Les Rencontres d’Arles !
A cidade que ficou mais conhecida pelas cores vivas dos campos de girassóis de Van Gogh em seus anos mais prolíficos como pintor é também a sede de uma das mais importantes escolas de fotografia da França, a ENSP (École National Supérieur de Photographie), e todo ano se torna palco para um dos festivais de fotografia mais tradicionais e charmosos do mundo.
Os encontros de Arles oferecem uma programação que combina tradição e contemporâneo, sendo uma excelente oportunidade tanto para conhecer trabalhos de jovens artistas como também para rever obras de fotógrafos consagrados. São mais de 50 exposições espalhadas pela cidade em museus, galpões e igrejas.
Além da programação oficial, muitas galerias se organizam para promover seus artistas em paralelo. É fotografia pra tudo quanto é canto!
Apesar do festival durar quase 3 meses, as primeiras semanas são sempre mais cheias devido à concentração de eventos, vernissages e presença de artistas e curadores.
Arles vive muito do turismo e sobretudo durante o verão, há muitos festivais de arte, culinária e música acontecendo. Por isso, muitas das galerias e alguns outros espaços só mantém as exposições durante o mês de abertura (julho).
Esta semana agora, entre 4 e 11 de julho, acontecem projeções ao ar livre, festas, conversas, leituras de portfolio, workshops, visitas guiadas, lançamentos e feiras de livros e muito mais. Eu estou aqui como repórter especial e bisbilhoteira curiosa para registrar um pouquinho de tudo isso e trazer pra cá pro Ambrosia. Aguardem! 😉
Comente!