AcervoLiteraturaNotícias

Thriller narra guerra invisível entre China e EUA e provoca com a questão: hoje, quem é herói e quem é traidor?

Compartilhe
Compartilhe

Na última semana de agosto, o noticiário econômico mundial foi tomado por matérias alarmantes sobre como a desvalorização do iuan e a diminuição do crescimento da economia na China vêm provocando turbulências nos mercados financeiros mundo afora. A influência enorme que a economia chinesa hoje exerce sobre o mundo capitalista  – no mundo real – é apenas uma das inspirações da trama de ficção de “O projeto Ascendant”, livro de estreia de Drew Chapman que chegou às livrarias em setembro pela Record.

O enredo acompanha o protagonista Garrett Reilly, um jovem inconsequente de 26 anos que ganha muito dinheiro trabalhando numa corretora de Wall Street. Ele é o melhor funcionário do lugar graças a uma habilidade especial: reconhecer padrões que ninguém mais vê. É por causa disso que, um dia, ele percebe uma quantidade enorme de títulos da dívida pública do governo dos Estados Unidos, capaz de destruir a economia americana, sendo oferecida de uma vez no mercado.

O que há por trás da tal manobra é só o começo de uma verdadeira guerra invisível sendo travada entre China e EUA em meio a números e ações. Ainda virão pela frente desvalorizações em massa no mercado imobiliário e até a queda total dos servidores do Google. As Forças Armadas americanas logo percebem que Garrett é o homem certo para capitanear o Projeto Ascendant, e devolver na mesma moeda os ataques chineses. O primeiro problema é que Garrett não é muito bom em receber ordens.

“O que torna Garrett especial para mim é, em primeiro lugar, ele ser jovem. Sinto que há muitos thrillers em que o protagonista é mais de meia idade, mais sisudo. Queria que Garrett representasse uma nova geração de americanos, uma nova geração de heróis americanos. Em segundo lugar, ele é subversivo. Ele não vai fazer o que mandam. E ele também está em conflito com questões relacionadas a lealdade e patriotismo. E acho que é uma questão para muitos americanos hoje, especialmente desta geração. Garrett tem 26 anos, Edward Snowden é desta geração. Esses caras são heróis ou traidores?”, provoca Chapman, em entrevista sobre o livro para o site Ententaiment.

Ao lado de uma equipe de militares e civis, Garrett vai correr contra o tempo para tentar descobrir as motivações dos chineses enquanto se desvia das autoridades que não gostam nada da ideia de ter um geniozinho de Wall Street comandando uma guerra.

O ritmo fluido e totalmente cinematográfico da escrita entrega que Drew Chapman escrevia roteiros antes de se aventurar neste primeiro romance. E, claro, “O projeto Ascendant” já teve seus direitos vendidos para a TV e vai virar uma série, exibida pela Fox americana. O livro terá uma continuação, que deve ser publicada pela Record em 2016.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
ColunasLiteraturaMúsica

Komatí Otxukayana (Frank Lemos) – Um Guardião da Memória Ancestral

No cruzamento entre som, palavra e memória ancestral, Komatí Ariú Mipibú, mais...

FilmesNotícias

Village Roadshow, produtora de Matrix e Coringa, declara falência

A produtora americana Village Roadshow Pictures, que realizou filmes como “Coringa” e os quatro longas...

InfantilLançamentosLiteratura

Marina Cyrino Leonel lança livro infantil “Clay”

A coragem de ser quem você é. Esse é o principal tema...

AgendaLiteratura

Livro de Zilah Garcia é lançado no Ceará

A artista plástica, Zilah Garcia, lança a obra literária Terra no dia 12 de...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar com vitória inédita do Brasil leva clima de Copa do Mundo ao Carnaval

Foi uma situação atípica no último domingo (2). Um Oscar no meio...

EntrevistasFilmesNotícias

Fernanda Torres pede para mandarem “só amor a Mikey Madison”

Diretor e atores do filme brasileiro vencedor do Oscar conversaram sobre "Ainda...

EntrevistasLiteratura

“HQ”: escritor Cláudio Sérgio Alves Teixeira fala sobre processos e bastidores

Autor paulista constrói uma narrativa que reflete sobre perdas, obsessão e os...