em , ,

Troféu HQMIX homenageia Eva Furnari na edição 2021

A cada ano, o um famoso personagem nacional é escolhido para representar o Troféu HQMIX, e neste ano a escolhida é a Bruxinha Atrapalhada, da desenhista Eva Furnari, que será o símbolo do evento!.

A personagem teve grande representatividade nos quadrinhos da Folhinha de São Paulo, segmento infantil do jornal Folha de S. Paulo, durante os anos 1980 e 1990. Eva também é escritora de sucesso, com a conquista de sete prêmios Jabuti. O artista plástico Wilson Iguti é o responsável pela criação da estatueta.

Eva Furnari nasceu em Roma, Itália em 1948 e veio para o Brasil ainda criança. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela USP e foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 74 a 79. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980 e desde então, publicou mais de 70 livros. Publicou, por quatro anos, histórias da Bruxinha nos suplementos infantis dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Seus livros foram publicados na Inglaterra, Turquia, China, Chile, México e muitos deles foram adaptados para o teatro. Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti pela CBL por oito vezes e foi premiada por nove vezes pela FNLIJ.

A cerimônia de entrega da 33ª edição do Troféu HQMIX acontece no dia 27 de novembro. Devido à pandemia da Covid-19, a realização será de forma remota e transmitida nas redes sociais do Sesc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *