em

30 de Janeiro: Dia do Quadrinho Nacional – Eventos para o final da semana

Cada dia do ano, por algum motivo que ainda não sei identificar, possui um significado, e dia 30 de Janeiro está dedicado aos quadrinhos nacionais. Isso a princípio pode não significar nada, mas felizmente temos vários eventos sendo organizados ao longo do país para comemorar a data. Coloco abaixo uma listagem dos eventos que acontecerão em todo o país (peço para que, aqueles que saibam de algo que não esteja abaixo, me avise), além disto, o Ambrosia espera no dia 01 de Fevereiro colocar alguns artigos voltados para os quadrinhos nacionais.

A data foi criada em 1984 pela AQC-ESP (Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo) em prol de homenagear todos que trabalham esta área e se dedicam para fazê-la crescer no Brasil. Para tal, eles criaram o prêmio Angelo Agostini, além de associar este título à data do lançamento do primeiro quadrinho brasileiro.

Dia 29, quinta-feira

No Rio teremos um evento na Livraria da Travessa do Leblon, chamado Humor Enquadrado – Gargalhadas em Quadrinho, cujo enfoque central é, obviamente, os quadrinhos com humor. Em suma, ocorrerá um debate mediado por Arnaldo Branco (Capitão Presença), com a participação de Allan Sieber, André Dahmer e Clara Gomes; o evento está sendo organizado por Alzira V.

A livraria se situa no Shopping Leblon, na Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205-A. O evento terá seu início às 20 horas e a entrada é franca.

evento_travessa

Dia 30, sexta-feira

Os eventos de sexta começam antes em São Paulo, com uma palestra ministrada por Nobu Chinen, às 3 da tarde, localizada no Centro Cultural da Juventude, ou mais precisamente, na Av. Deputado Emílio Carlos número 3641.

Seguindo o embalo, das 16 às 23h acontecerá o 6º Encontro dos Cartunistas, que trará diversas atrações, como uma exposição relâmpago com o tema “Faixa de Gaza”, análise de portfólios, descontos, caricaturas e seções de autógrafo com Ala Voloshyn (livro Pimenta do Reino), o pessoal do Quarto Mundo e do Os 7. O custo da entrada é um quadrinho, cujo destino será a gibiteca de Santo André. Deixo claro, porém, que os eventos serão em locais separados, sendo o segundo no Fran’S Café Portugal, situado na av. Portugal,1126, em Santo André.

6_encontro_cartunistas_sp

Ainda em São Paulo, a Comix Book Shop organiza, em conjunto com os quadrinistas do Quarto Mundo, o Encontro do Quadrinho Nacional. Nele, estes últimos estarão realizando um bate-papo e sessão de autógrafos de seus livros, dando destaque para o último, Prática da Escrita: História em Quadrinhos. O evento será realizado de 18 às 21 horas, a entrada é gratuita e a Comix Book Shop se situa na Alameda Jaú, 1998, Cerqueira César.

praticadeescrita-historiasemquadrinhosLondrina, por sua vez, tenta garantir um bom início para um espaço dedicado aos quadrinhos. A Associação dos Quadrinistas de Londrina, a Revistaria Odisséia e a Syndicate Ink, com o apoio do site Bigorna, farão a inauguração da sala da AQL – Associação do Quadrinistas de Londrina. O evento começa às 19 horas e conta com a presença de Eloyr Pacheco, Carlos Nascimento e Lucas Tanaka, que estarão lá para uma sessão de autógrafos, além da exposição de obras destes dois últimos, que se manterá ativa até dia 10 de fevereiro.

A nova sala será situada dentro da própria Revistaria Odisséia, que por sua vez fica na av. Senador Souza Neves, 307, no Centro.

revistariaodisseia-logo

Às 19 horas temos mais comemorações, desta vez em Recife, na Livraria Cultura, serão duas palestras, a primeira A História de Pernambuco em Quadrinhos será mediada pelo sociólogo Amaro Braga e a segunda, História dos Quadrinhos Pernambucanos, pelo historiador Henrique Virgínio. Além das discussões, também haverá o relançamento dos quadrinhos Heróis da Restauração Pernambucana e Passos Perdidos, História Desenhada. A entrada é franca e o endereço do evento é rua Madre de Deus s/n, Shopping Paço Alfândega.

heroisdarestauracaocapa_eventorecifeCampinas, por sua vez, traz uma boa quantidade de eventos: serão dois lançamentos e uma exposição. O primeiro lançamento é Macaco Albino, de Leandro Robles, que acontecerá na Casa da Vovó Restaurante e Pizzaria, na av. Albino J.B. de Oliveira, 1600, às 19:30.

macaco_albino_01O segundo é a sétima edição de O Contínuo, dos roteiristas Pedro Felício e Dalton Correa Soares e desenhistas Alcimar Frazão e Olavo Costa, a sessão de autógrafos acontecerá também às 19:30, mas será na Livraria Cultural, no Shopping Iguatemi, av. Iguatemi 777, lojas 04 e 05). A entrada é gratuita e o preço de capa da revista é 5 reais.

o_continuo

Fechando os eventos de Campinas, temos a abertura de uma exposição que promete trazer materiais muito interessantes. Ela acontecerá no Espaço Cultural Pandora, na rua Joaquim Novaes, 25, Cambuí. Serão diversas ilustrações, charges, tirinhas, caricaturas de diversos nomes clássicos do mundo da ilustração brasileira, como Henfil, Laerte, Ziraldo, Angeli, Maurício de Sousa. A exposição se iniciará no dia 30 e continuará até dia 16 de Fevereiro.

nho-quim-espelho

Belo Horizonte também inicia seus preparativos, dando continuidade à comemorações que ocorrem desde 2006. O evento será organizado pela Associação Cultural Nação HQ e contará com um encontro de artistas, lançamentos e uma exposição, esta última com as peças de Darío Velasco. O evento iniciará às 20 horas e ocorrerá no centro da cidade, no Restaurante e Centro Histórico Alphino, na rua Tupinambás 187.

evento_belohorizonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Street Fighter

Publicado por Diana

VerificadoEscritorGamerColecionadorGibizeiroSuper-fãs

Tomb Raider deverá retornar aos cinemas!

Homem-Elástico em Batman: The Brave and The Bold