em

As polêmicas envolvendo Marvelman/Miracleman

marvelman-joe-quesadaO editor chefe da Marvel, Joe Quesada, fez a primeira arte para a nova aquisição da Casa das Idéias: Marvelman, em entrevista semanal para o site CBR.

Verdade seja dita, Quesada mais desviou-se do assunto do que foi claro, não respondendo a muitas perguntas realmente interessantes a respeito de como a editora pretende utilizar o personagem. O que se sabe, com certeza, é que o material clássico de Mick Anglo, criador do personagem, será todo reimpresso de forma qualitativa, para que todos tenham chance de conhecer como o personagem se desenvolveu ate chegar nas revoluções feitas por Alan Moore e Neil Gaiman.

Ele brincou com a poesia da coisa do personagem começar a ser publicado pela editora ano que vem, mesmo ano em que o personagem, em uma de suas clássicas histórias, foi para salvar a humanidade. E aproveitou para divulgar uma imagem de sua autoria.

De qualquer forma, a verdadeira notícia não está aí, mas sim no que Erik Larsen, co-fundador da Image Comics e amigo pessoal de Todd McFarlane andou falando pelos fóruns da Image. O cara está nervoso com a aquisição da Marvel e, mais ainda, com Neil Gaiman. Como se sabe, McFarlane comprou os direitos de todos os personagens da Eclipse no início dos anos 1990 e criou o tal Man of Miracles, um espelho malvado do Miracleman, mas nunca conseguiu fazer bom uso do original. No contrato, havia algumas ressalvas que, em resumo, tiravam os totais direitos de McFarlane caso ele não utilizasse os personagens adquiridos de forma apropriada num determinado intervalo de tempo. E ele não conseguiu.

Com a compra da Marvel, Todd ficou apenas com esse tal M.o.M. Gaiman, por sua vez, clama ter criado Angela e o Spawn Medieval para Todd e esses direitos lhe pertencem, mas Todd não pensa bem assim… de qualquer forma, tirando esses meandros legais, segue abaixo a tradução literal do que Larsen andou falando nesses últimos dias, conforme publicado no site Bleeding Cool. Tudo começou com um twitt de Neil Gaiman que dizia “(…) eles compraram os direitos dos representantes de Mick Anglo. Todd ainda poderia processá-los, mas espero que ele não o faça“.

E Larsen disse:

Neil Gaiman é um escroto. Ele “criou” Angela e então processou Todd por possuir os personagens – mesmo que, pelos registros, ele tenha pago Neil. Todd ofereceu a troca do Miracleman por Angela, o que inicialmente foi aceito por Neil, mas então ele andou pra trás preferindo permanecer com seus dedos em Angela, mesmo que ela claramente seja uma derivada dos personagens criados por Todd.

Que cretino. Ele teve a chance de acertar as contas do Miracleman e não aproveitou para bloquear Todd de usar um gêmeo mal de seu próprio personagem, e agora ele está tentando se passar de cara legal para pintar Todd como o vilão dessa história.

Realmente espero que Neil volte a Todd e faça a coisa certa, para que seja possível colocar Angela e Marvelman em bom uso.

Mais tarde, Neil Gaiman twittou sobre isso dizendo: “Cara engraçado. Você achava que um julgamento de 40 mil dólares faria ele procurar os fatos melhores antes de falar“.

O mais interessante disso tudo é que, envolvendo ele ou não, Joe Quesada conseguiu gerar barulho na mídia como havia prometido. Cara esperto.

3 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. O “blasfemador infiel” Quesada não é confiavel! Vide o mal-estar que ele causou ao interferir (por mais que o mestre Stracszynski negue) no Thor.

Deixe sua opinião

Publicado por Morcelli

Elenco de Machete é revelado

G.I Joe – A Origem de Cobra