ColunasQuadrinhos

ASEQ: Especial Invasão Secreta

Finalmente a Invasão Secreta acabou e com ela, chegará uma era sombria ao universo Marvel, porém, cabe ver o que aconteceu para que os Skrulls resolvessem invadir a Terra e tentar dominar nosso planeta e o que essa saga irá desencadear no futuro.

Capa variante

Graças aos Illuminati, grupo com os principais líderes e mentes da Terra, no caso Reed Richards, Charles Xavier, Namor, Tony Stark, Raio Negro e o Doutor Estranho, os Skrulls se revoltaram contra nós em razão destes terem atacado seu mundo natal em retaliação a tentativa de uma invasão anterior durante a Guerra Kree – Skrull. Porém, lá os alienígenas puderam estudar aprofundadamente cada um dos membros do grupo. Anos depois isso seria a derrocada dos mesmos.

Até então, o Império Skrull queria vingança, tanto que um grupo de fanáticos religiosos comandados por Veranke, uma princesa de um dos planetas Skrulls, pressiona o rei e é banida para um planeta prisão. Quando a onda de Aniquilação chega ao mundo natal Skrull e o destrói, os sobreviventes vão até Veranke que os une com as palavras de uma profecia que dizia que um mundo azul seria o novo mundo capital dos Skrulls após a vinda da onda e com isso começam os planos.

A Invasão começa com a substituição de diversos personagens menores, que não seriam notados desde o início. Primeiro Elektra, depois Jessica Drew, Dun Dun Dungan, Jarvis, Henry Pym e diversos agentes da SHIELD.

Conforme os planos vão se desenvolvendo e se aproveitando das brechas deixadas pela Guerra Civil, os Skrulls se infiltram mais e mais em pontos chaves. Com tudo a postos, a Invasão começa com a chegada de uma nave que cai na Terra Selvagem. Os dois grupos de Vingadores chegam ao local e a abrem encontrando diversos heróis com uniformes antigos dentro dela, inclusive versões deles mesmos. Ao mesmo tempo, a tecnologia Stark é desabilitada, derrubando o Homem de Ferro e toda a rede de defesa da SHIELD.

copias

Começa então a Invasão em larga escala. O ponto focal é dominar NY, porém em diversos pontos do mundo as belonaves Skrulls atacam, desde a Grã Bretanha onde eles tentam dominar a magia do mundo, até a Russia, ou seja, os focos de super heróis do mundo. Em NY, Lyja a Skrull que foi esposa de Johnny Storm, entra no edifício Baxter e explode o portal da Zona Negativa que existe lá, mandando metade do prédio para lá. Graças aos esforços de Ben e Johnny e uma arrependida Lyja, eles conseguem se salvar.

Reed foi derrubado logo no começo da Invasão e usado como arma contra a própria Terra. Enquanto todos os heróis remanescentes foram voltando a NY e tentando controlar a situação, Thor consegue expulsar as forças invasoras de Asgard e vai até NY e clama ambas as partes ao embate final no Central Park com um raio e trovão.

Os Thunderbolts, após dominarem a situação em Washington, vão até NY chegando a tempo do começo do combate. Frente a frente, os Vingadores, Thunderbolts, o Capuz e seu bando, Nick Fury e seus comandos, Jovens Vingadores e alguns heróis solitários de NY contra a horda de Superskrulls, Skrulls e Veranke.

A luta é ferrenha, deixando diversos heróis feridos, entre eles o Homem de Ferro que tem que fugir do campo de batalha para trocar de armadura. Veranke entra no corpo a corpo com Wolverine, ambos são feridos. O Ronin ou Gavião Arqueiro original dispara uma das flechas contra Veranke a ferindo na cabeça. Vendo isto, o Skrull que se fazia passar por Henry Pym aciona o seu plano de contingência: Detonar Janet Van Dyne, a Vespa, usando uma nova fórmula que a transformaria em uma bomba biológica que mataria todos a sua volta. Thor, pedindo perdão a Janet, a envolve em um turbilhão, bloqueando a explosão e salva a seus colegas, porém, ela morre durante este processo. Logo após, Norman Osbourne dá o tiro de misericórdia em Veranke e a mata. Todos os heróis ainda em choque pela morte da Vespa partem para a ignorância e começam a derrubar as naves Skrulls restantes. De uma delas, surgem todos aqueles capturados pelos Skrulls, inclusive a Harpia, que até onde se sabia, havia morrido pelas mãos de Mefisto.

capa

Com todas estas cenas sendo transmitidas ao vivo, aparenta ao público que o grande herói foi Norman Osbourne, o homem que matou a rainha Skrull. Com isso, todos os poderes de comando da defesa dos EUA são passados a ele e com isso, começará um reinado negro na Marvel, que irá durar mais ou menos 10 meses, quando mais esta saga acabar.

O ponto alto da saga é o enredo de Brian Michael Bendis. Porém, não chega nem perto de Guerra Civil ou Dinastia M. Há diversas falhas nos roteiros e nas interligações das revistas que compuseram o mix de Invasão, sem contar nos atrasos que acarretaram uma certa descontinuidade. Em relação às edições de Invasão Secreta, minha única reclamação são os desenhos de Leinil Francis Yu. Eu não gosto do estilo sujo e rebuscado dele, mostrando que essa saga foi feita às pressas deixando os bons desenhos apenas para as capas e uma ou outra revista.

Ainda faltam algumas edições especiais para sair e uma ou outra edição nas revistas regulares, porém, até o momento algumas edições sobressairam-se como as relativas a Iniciativa e o Esquadrão Caça Skrulls, bem como o especial de Deadpool e do Capitão Britânia e o MI13.

Fica agora a dica para a Marvel largar mão dessas sagas gigantescas e reestabelecer logo o status quo. Cansei de gastar dinheiro com edições extras.

J.R. Dib

  • Essa saga da Marvel na verdade é praticamente igual a uma bomba da DC lançada na década de 80:o nome da bom…ou melhor da saga é Milênio.
    sai skrulls entra Caçadores Cósmicos e voila , temos Invasão Secreta anos antes de ela mesmo existe…só pra variar

  • não chegou nem aos pés de guerra civil,que na minha opinião foi uma das melhores se não a melhor saga da década(ó que nem foram tantas)invasão secreta não teve graça,alguns personagens importantes como o homem aranha e o wolverine foram meros coadjuvantes,o homem aranha só fazia uma piadinha e outra a cada 3 ediçoes e o wolverine só aparecia mostrando sua garras com aquele SKINT e ponto.
    as aparição do novo capitão américa no fim não serviu para nada,e com um final bem inbeciu a invsão acabou ridicularmente com um tiro do norman!!!

    pontos positivos:o thor que voltou a aparecer em destaque nas sagas marvel,a aparição do nick fury(que msm não servindo pra nada foi legal ve ele de novo),a trama em volta do tony stark e como ele foi manipulado mas na minha opinião o melhor da saga foram as história relacionadas a saga narradas por ben urich,e foi mto legal ver a invasão pela visão de um humano

Deixe um comentário

Sugeridos
LiteraturaNotíciasQuadrinhos

Autora de Persepolis, Marjane Satrapi morreu ‘de tristeza’

É com profundo pesar que o mundo da literatura, dos quadrinhos e...

Evoto
ColunasLiteratura

Por que a ficção ainda invisibiliza mulheres 40+?

A invisibilidade da mulher madura na ficção é sintoma de um imaginário...

Cada Um no Seu Quadrinho
AgendaArtes VisuaisLiteraturaQuadrinhos

Jambo! #01: A Nova Revista que Une Literatura e Arte Visual é lançada no CCBBRJ

Idealizada pelo ilustrador Johandson, a publicação de bolso celebra a democratização da...

AgendaArtes VisuaisQuadrinhos

Exposição que reúne HQ, arte e viola estreia dia 01/11

O público terá a oportunidade de visitar a Exposição “Nos Braços do...

MúsicaNotíciasQuadrinhos

Axl Rose mergulha no universo dos quadrinhos

Enquanto os fãs brasileiros se preparam para receber o Guns N’ Roses...

Exposição Nos Braços do Violeiro tem entrada gratuita e conta com recursos de acessibilidade
AgendaArtes VisuaisQuadrinhos

Exposição Nos Braços do Violeiro tem visitação gratuita

A Exposição “Nos Braços do Violeiro”, do artista visual e músico Yuri...

ColunasCríticasFilmes

Capitão Fantástico: diga sim para sua família!

Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização,...

AstrosColunasFilmes

Ressignificar a partir de traumas: Rambo V

John Rambo vive tranquilamente em um rancho no Arizona, mas quando recebe...

AutoralColunasFilmes

O Grito, Regime Disciplinar Diferenciado: Trailer e Significados

O documentário aborda um assunto espinhoso e complexo que afeta diferentes camadas...

MangáNotíciasQuadrinhos

Profecia ou Paranóia? Mangá prevê grande desastre no Japão e faz turistas cancelarem viagens

Um mangá japonês alertando para uma “catástrofe real”, um vidente prevendo destruição...

CríticasQuadrinhos

Gone, de Jock – Uma Odissia Distópica com Luzes e Sombras

Gone, obra inédita no Brasil do renomado artista britânico Jock (pseudônimo de...

ColunasLiteratura

Os benefícios da escrita poética na terceira idade

“A poesia pode servir de ferramenta cultural para ressignificar memórias e experiências....