SPOILERS O artigo a seguir trata de informações e detalhes argumentais que ainda não foram abordados em edição brasileira.

Secret Wars se aproxima. Sim, isso mesmo que você está lendo, Guerras Secretas. Os autores são Jonathan Hickman e Esad Ribic e 2015 será o ano dos eventos mais esperados da Marvel em anos. Faz 30 anos que Jim Shooter, o então editor da Casa das Ideias enviou os heróis mais famosos da Marvel Comics ao Mundo que Beyonder criou para uma grande batalha oferecendo ao grupo vencedor, como prêmio, a realização de todos os seus desejos. As Guerras Secretas foi o crossover que começou todos os crossovers. Criada especificamente para vender, a saga se tornou um clássico que marcou um antes e um depois nos quadrinhos de super-heróis para muitos quadrinistas. A série de 12 edições teve continuações diretas e indiretas e 2015 dará a Marvel um daqueles saltos que a Daiane dos Santos no seu auge conseguia dar.

Hickman vem planejando a máxi-série a muito tempo. Desde quando assumiu Os Vingadores, tendo exitosas narrativas no grupo, passando pelas etapas aventurescas do Quarteto Fantástico e progredindo em todo o Universo Marvel, o escritor procurou amarrar todos os distintos universos paralelos que a editora norte-americana já forjara em décadas, criando assim o Battleworld, um amalgama de diversas cronologias, realidades alternativas e mundos visto nas páginas da Marvel Comics ao longo dos anos, cada uma representando uma “nação” do mundo, destinado a lutar pela sua sobrevivência. Muito do que foi levantado são, sem dúvida, hipóteses. Temos um mapa misterioso e o nome e a forma de 41 regiões que, complementados com teasers, deram pistas do que teríamos pela frente nesse Mundo Batalha.

Não sabemos o contexto das publicações ou do cenário, se ocorrerá em uma outra dimensão ou ocorrerá como em A Era de Apocalipse, com cada uma das séries regulares da Marvel se mesclando a realidade alternativa. Mas o que apresentaremos é uma compilação de hipóteses e certezas de séries esquecidas, mundos que recordamos ou esquecemos e eventos, posteriores a Secret Wars, que fizeram a história fora da cronologia oficial da Marvel ou mesmo fazendo parte.

Eis o mapa e a seguir o que encontraremos nas Terras do Mundo Batalha e nossas apostas:

Secret_Wars_letrero

1.Greenland

birthdemon_pg31

O primeiro mundo, antônimo do nome medieval da Groenlândia,  referência ao verde do que a neve da antiga colônia dinamarquesa. Nos teasers apresentado encontramos a capa de Planet Hulk. Para lembrarmos a série Planeta Hulk, de Greg Pak Carlo Pagulayan, foi um arco protagonizado pelo Gigante verde em que os Illuminati enviam Bruce Banner para um planeta bem distante, para salvaguardar a Terra de seus acessos de fúria. Entretanto ele acaba indo parar numa dimensão paralela, mais precisamente no planeta Sakaar, se tornando gladiador, depois líder de uma rebelião que o leva a se tornar governante, perdendo a esposa grávida e sua capital, jura vingança e retorna a Terra para concluí-la, deixando sem saber um filho no planeta. Na imagem encontramos um bom número de Hulks e Hulkas de verdes diferentes e o Dinossauro Demônio de Jack Kirby lutando contra um Capitão América portando o machado de Thor, Jarnbjorn. Ao que tudo indica esta série substituirá a do Incrível Hulk, onde encontramos o agora Illuminati Doutor Banner – com o vírus Extremis – ao vislumbrar um futuro no qual ele próprio destruiu, pondera sobre o que fazer dali pra frente.

maestro

2. Dystopia

Supondo que há relação entre a gigante Greenland e península/golfo, que será chamada Dystopia, essa região que faz referência a um dos futuros alternativos da Marvel, também protagonizado pelo Hulk, no arco Futuro Imperfeito. No teaser encontramos uma capa similar a Incredible Hulk #9, rodeado pelos restos de Homem de ferro, Magneto, Ultron entre outros, está um Hulk envelhecido e impetuoso, lembrando muito a minissérie escrita por Peter David, publicada entre 1992 e 1993, onde Banner encontra sua contraparte como um ditador sanguinário, o Maestro.

 

Marvel-teaser-10-Age-of-Apocalypse 3. Domain of Apocalypse (Domínios de Apocalipse)

Poucas sagas foram tão importantes nos anos 1990 como foi A Era de Apocalipse, um crossover mutante onde todo o planeta foi dominado por Apocalipse e seus cavaleiros seguiam o paradigma do mais forte e Charles Xavier morria antes de formar os X-Men. Foram cinco meses deste sombrio universo criado por Legião, mas que teve repercussão na cronologia oficial, como a entrada de personagens (X-man, Holocausto, Fera Negro ou Os Exilados) ou outras séries que homenageiam como a recente Age of Apocalypse, de David Lapham. Secret Wars não poderia esquecer de uma realidade tão famosa, nem de seus personagens mais carismáticos, compreendendo no mapa uma área bem grande.

earthfvy6-avengers-secret-wars-battleworld-egyptia

 

4. Egyptia

O Império Egipcio nunca deixou de existir e segue sendo o principal poder do planeta. Essa era a saga Forever Yesterday dos Novos Guerreiros. Cuja governante é Anath-Na Mut, o Esfinge e Os Vingadores são liderados por Hórus, o deus do trovão egípcio, Homem e Ferro e Capitão Assiria.

5. Technopolis

5445443920f9eO mundo ao que o teaser de Armor Wars (Guerras de Armaduras) apresenta é Technopolis, onde, aparentemente temos vários Iron Mans lutando pelo poder. Nesse reino encontraremos, possivelmente, muitas das armaduras que recaíram em um personagem do multiverso, como Os Vingadores de Ferro da Terra-X.

 

6. INCÓGNITA

Junto com a de número 14 e a de número 19 são territórios classificados, porém secretos. O Novo Universo? Shadowland da linha Epic? A Terra do Esquadrão Supremo?

7. Spider-land

Spider-Island_Bugle

Fazendo alusão ao arco que Dan Slott dava a toda Manhattan poderes aracnídeos, aqui encontraremos um local onde os poderes continuaram ao longo do tempo.

8. The Regency

Outra terra com conexões ao Homem-Aranha. Pesando como um título monárquico, a Regência, com o teaser, lembra o mundo onde Peter Parker e Mary Jane Watson renovaram seus votos e tiveram uma filha May Parker, criado por Tom DeFalco e Ron Frenz para apresentar una What if? Veja o teaser apresentando a família Parker no fim deste artigo.

5445443920f9e9. King James’ England O Rei James I foi proclamado monarca da Inglaterra após a morte da Rainha Isabel I, que movia os fios após a descoberta os novos heróis em 1603, lembram da Marvel isabelina de Neil GaimanAndy Kubert encontraremos as versões do Demolidor, Doutor Destino, Homem-Aranha entre outros nesta região.

10. Weirdworld

Sobre este terreno há duas teorias: a esquecida série de de fantasia que Doug Moench e Mike Ploog criaram, uma terra de monstros, anões e elfos. Ou uma terra com as versões satíricas dos super-heróis, espero que a primeira supere a segunda opção, mas quando Alex Ross na Crazy ilustra um Teen Hulk contra um Obnoxio, o palhaço fortalece a outra hipótese.

10872431_322453711286727_1755211623_n11. K’un Lun

A referencia que conhecemos, é que é uma das sete cidades capitais do Paraíso. Esta cidade mística se localiza nas Cadeias Montanhosas de K’un Lun, na Ásia, na região próxima de Tibete e China, mas se manifesta no plano terreno apenas uma vez em cada 10 anos. Punho de Ferro que o diga!

12. Utopolis

10872431_322453711286727_1755211623_nUma terra sonhada por Charles Xavier, onde humanos e mutantes vivem em harmonia, baseada de duas histórias dos X-men: X-Men: Millennial Visions, de James Williams e Mick Gray e a ilha de Utopia que Ciclope construiu para os mutantes viverem em paz. Qual cenário que irão utilizar? Ou mesclar? Mas o que iremos encontrar com certeza em Battleworld um local de paz para os mutantes.

13. New Mars10872431_322453711286727_1755211623_n

Novo Marte é um conceito que Hickman vem desenvolvendo desde o inicio de sua etapa como escritor dos vingadores, foi o local onde se instalaram Ex Nihilo, Abyss e Aleph para començar a transformação de terreno árido para um com vegetação, com atmosfera e aceleraram a evolução do lugar para constituir um versão perdeita da humanidade. Ou ainda algo entre John Carter de Marte ou os infames marcianos de A Guerra dos Mundos de H. G. Wells.

14. Incógnita 

10872431_322453711286727_1755211623_n15. Higher Avalon

Dada a crescente importância que Capitão Britânia está tomando nos Novos Vingadores é lógico que a ponte entre todas as realidades tivesse seu espaço em Secret Wars. Ali, segundo os parâmetros da mitología britânica), Avalon é a ilha em que vivem os deuses celtas, Merlin, Roma, Megan, os Cabaleiros de Pendragón, os Capitães Britania, elfos, anões, fadas e companhia tem sua base nestas terras.

16. Arachnia

Uma das terras mais incógnitas, dada a existência de Spider-Land,não encotramos pistas, datos ou hipóteses, mas estamos abertos a sugestões.

5445443920f9e17. Marville

O nome de Marville lembra uma narrativa bem curiosa da Marvel, que, se não tem nenhuma relação com este local, é interessante de recordar. Bill Jemas e Peter David decidiram fazer uma versão satírica, uma paródia de Smallvile e da DC, como do conglomerado da Warner. O protagonista era Kal-AOL (referência a empresa matriz), filho de Ted Turner (então presidente da CNN, como da AOL) e Jane Fonda que inicia uma viajem no tempo para conseguir distinção. Uma loucura de surrealismo que se atrevia até em criticar a historia Marvel, o sistema editorial dos EUA e a religião, sem nenhum sentido narrativo. Por isso, podemos aguardar que Marville será a terra de la loucura, olhando para o teaser dos bebés Marvel de Skottie Young, quem sabe se Mojo esyeja nessa terra?

18. The Eye of Aggamotto (O olho de Agamotto)

Possivelmente o mundo mágico, fazendo referência ao amuleto do feiticeiro supremo, o terceiro olho mágico de Vishanti. O Doutor Extranho o recebeu, junto com a orbe e a capa de gravitação, da Eternidade para combater Dormammu. O que sabemos que Stephen Strange (e com o filme já em produção) terá uma importância vital nestas Guerras Secretas, com o lançamento de uma nova série. Doutor Druida, Talismã, Wiccan, Agatha Harkness, Nico Minoru, Clea, Hellstorm, Elsa Bloodstone, o Homem-Coisa, Azazel, Satana… encontrarão lugar aqui?

19. INCÓGNITA 

20. Manhattan

A nova-iorquina ilha de de Manhattan no espaço 20 é dividida em quatro outros espaços e que confirmará a teoria onde os principais universos Marvel se fundiram ao evento Secret Wars 2015:

birthdemon_pg31a) Attilan

Desde muito tempo que a Marvel está disposta a converter os Inumanos em membros e seu primeiro plano, com o anuncio de um filme para 2018 a certeza se concretizará com essa parte da ilha de Nova Iorque.

b) Manhattan – Terra 616 (Universo Marvel)

Naõ tem o que falar, é o local que jpa estamos acostumados em ler nas HQs, onde o Home-Aranha balança entre os arranha-céus, o Quarteto Fantástico entra e sai no Edificio Baxter, Demolidor, Os Vingadores entre outros, tudo leva a essa parte da cidade. Lembrando que quando Beyonder capturou pela primeira vez todos os heróis e vilões o Central Park foi o local escolhido para reunir a todos e por onde regressaram. Ali fica o território da cronologia oficial, que Alan Moore estabeleceu como a 616 na boca de Opal Luna Saturnyne numa aventura do Capitão Britânia.

c) Manhattan (Universo Ultimate)

Frente a frente se encontra o Universo Ultimate. Posivelmente o universo paralelo mais importante criado pela Marvel, tanto pela duração, como pela influencia, como pelos títulos lançados. En 2015 completa 15 anos e ganha uma terra própria neste mundo de batalha.

d) Monster Metropolis (Manhattan subterrânea)

Masters_of_the_Universe_Logo_ClassicOnde vivem os monstros. Graças a Jack Kirby que adorava grandes criaturas, o bisonho universo Marvel estava recheado de gigantescos espécies. Fing Fang Foom, Droom, o Groot original, Blip entre outros são exemplos destas criaturas que poderemos encontrar por aqui.

21. The City

A Cidade é outro dos mistérios da série, podendo ser uma cidade que o próprio Hickman desenvolveu para o universo Ultimate, quando o maléfico Reed Richards construiu um domo numa cidade que crescia e tendo vida própria e foi derrotada por um Tony Stark prioneiro. Um conceito estranho, mas que poderá surpreender.

22. The Warzone

O teaser de Civil War responde claramente o que iremos encontrar neste território. Um lugar em que a guerra civil continuou, pelo registro super-humano entre o Capitão América e Homem de Ferro. (Veja teaser no fim do artigo)

23. New Quack City

Masters_of_the_Universe_Logo_ClassicCom Howard, o pato aparecendo na cenas pós-crédito em Guardiões da Galáxia seria lógico que a famosa criação de Steve Gerber tivesse um lugar neste mega-crossover. Incluir a Nova Iorque de Duckworld é uma ocasião pefeita para dar publicidade ao novo título de Chip Zdarsky e Joe Quinones. O território é limítrofe a Marville e a teoria da sátira ganha força e se Howard tem seu espaço, também tem lugar para outros personagens antropomórficos como Spider-Ham, Throg, os graciosos companheiros de Rocket Raccoon e Hellcow e Doctor Bong.

24. The Far East

Secret_Wars_letreroQuem pensou no Faroeste, não pensaria errado, mas acredito com a Marvel adaptando ao público nipônico a magia dos super-heróis, saindo até um Mangaverse da editora e com o anúncio de um crossover com o mangá Attack on Titan, podemos levantar a hipótese de uma terra com robôs gigantes, artes marciais e origens místicas terá lugar neste território.

25. Valley of Flame

Um lugar vulcânico e pré-histórico, morada do já citado Devil Dinosaur e Moonboy, criações das mais curiosas de Jack Kirby. Os poderes de vários seres provem desta terra, Ka-Zar e seus companheiros da Terra Selvagem encontrarão um bom lugar para viver.

26. The HYDRA Empire

A Hydra, os herdeiros dos nazistas recebe seu filão em Battleworld, se tornaram donos o planeta após a Segunda Grande Guerra ou conseguiram derrotar as forças da SHIELD? Só saberemos em Secret Wars.

27. 2099

10872431_322453711286727_1755211623_nO mundo de Miguel O’Hara, recentemente relançado por Peter David, uma distopia futurista a la Blade Runner foi um projeto de Stan Lee que apresentava um futuro onde a América do Norte era controlada por uma força policial autoritária e multinacional, a Alchemax, empresa que controlava o poder económico e político. O’Hara era um de seus empregados; Jake Gallows, o novo Justiceiro, era do Olho Publico, e um Motoqueiro Fantasma, os X-Men, o Quarteto Fantástico e Hulk entre outros lutavam contra esse poder. Como Em todo bom futuro não faltava carros voadores, andorides, clones e monstro, agora retorna no Spidererse e durante Secret Wars ganha seu lugar.

28. The Hala Field

Os kree, a antiguíssima raça espacial dividida em castas e controladas por uma Inteligência Suprema, Hala é o planeta central de seu imperio, cuja capital, Kree-Lar ou Rad-Nam, local onde nasceu o mítico Mar-Vell, também conhecido como Capitão Marvel. Daquele local derrotaram inúmeras vezes Skrulls e Shi’ar. O universo Marvel possue membros suficientes desta raça  suficientes para um bom exército: o próprio Mar-Vell, Ronan, o acusador, No-Varr, Genis-Vell, Phyla-Vell, a Nova Ko-Rel entre outros. Neste Campo de Hala possivelmente iremos encontr-a-los.

Marvel-teaser-10-Age-of-Apocalypse29. The Monarchy of M (Monarquia de M)

Quem se lembra de Dinastía de M, de Brian Michael Bendis e Olivier Coipel onde Magneto é o governante e os humanos são os perseguidos e odiados. Ter poderes não é sinônimo de perseguição e todos, do Homem-Aranha, junto a Gwen Stacy, a Carol Danvers, vivem seus vidas felizes. Minisseries que seguiram House of M: Avengers, Civil War: House of M, House of M: Masters of evil mostra que o evento ainda rendeu boas histórias e ganhou esse território, possivelmente em Battlewold.

30. Sentinel Territories (Territórios Sentinela)

Não poderia faltar um dos primeiros futuros criado na Casa das Ideias, criada por Chris Claremont John Byrne para X-men #141 os mutantes eram caçados por sentinelas e encarcelados em campos de concentração. Dias de Um Futuro Esquecido ganha seu lugar em Battlewold, o que encontraremos? (veja teaser no fim do artigo).

Masters_of_the_Universe_Logo_Classic31. The Wastelands

Antes de sair da Marvel Mark Millar presenteou os leitores com Old Man Logan, um futuro onde os vilões venceram, uma espécie de final alternativo para Atos de Vingança.  Num governo do Caveira Vermelha e excetuando um Wolverine e um Gavião Arqueiro bem mudados, não hpa rastro dos heróis mais poderosos da Terra.

32. Mutopia

Se baseando no caso del Distrito X, o bairro criado Grant Morrisony onde os mutantes viviam em maioria e em liberdade. Quem sabe temos Bishop apareça e faça as pazes Cable e Hope.

Marvel-teaser-15-X-Men-9233. Westchester

Uma das menores terras apresentadas no mapa de Battleworld, a região que circunda a Escola/Instituto Xavier/Jean Grey de Ensino Superior, pelo que o teaser apresentando teremos os “X-Men’92”, con ênfase no ano de 1992. Ciclope e Wolverine amigos uma vez mais, Jubileu e seu chiclete, Charles Xavier vivo e trabalhando muito, entre outros personagens, e a pergunta que não se cala: Será que Morfo aparece?

34. Killville

Nada sabemos, mas há três opções, segundo o que conseguimos recolher: a terra do gênio assassino, o Arcade, um clássico Murderworld;  Killraven, o Guerreiro dos Mundos ou ainda a terra onde encontraremos Punisher/Deadpool/Doop/Quem assassina sem piedade no Universo Marvel, rsrsrs…E vocês o que acham?

35. Arcadia

Terra cheio de incógnitas, seria a região onde Hércules ou onde a magia antiga vive? Não sabemos, ficamos nas perguntas.

News36. Bar Sinester.

Isso, um lugar  onde Nathaniel Essex não se conteve e o obscuro submundo de laboratório se espalha em uma terra como parque de diversões pervetido, cheio de clones e quem sabe o quê?

37. Limbo

Limbo. Temos dois enclaves do Universo Marvel com este nome. O local onde Inmortus habita fora do tempo, onde todas as almas peregrinam antes se tornarem poeira das estrelas e que, acredito que seja o cenário utilizado em Battleworld, pelos teasers mutantes anteriores, o Limbo de vários outros demônios. Vamos aguardar e que apareça a Rainha Duende, Dormammu ou mesmo Mephisto.

10872431_322453711286727_1755211623_n38 Deadlands 39. Perfection

O que acham do conceito Marvel Zombies encontrasse com A Era de Ultron? Bem, é o que encontraremos nestes dois territórios, não sabemos se teremos confrontos com os mortos-vivos, os emissários de Ultron ou os heróis lutando para sobreviver. Isso e mais a referência a uma palavra que encaixa perfeitamente no vocabulário de Ultron: Perfeição

40. New Xandar

New Xandar é o próximo projeto de Dustin Weaver, autor de Edge of Spider-Man #3 e do últimos números da minissérie S.H.I.E.L.D.  Intimamente ligada a trilogia original de Jim Starlin, Weaver terá Thanos mantendo a manopla do infinito, a corporação Nova (como atesta a presença de quatro no teaser, cujas identidades são um mistério) além do Senhor das Estrelas em novas perpectivas.

Marvel-teaser-7-Guantelete-del-Infinito41. The Wall

Olhando bem para mapa de Battleworld, podemos comprovar que este território número 41, separa/protege todos os demais territórios de outros três: The Deadlands, Perfection e New Xandar. Sem dúvida a disposição geográfica possui alguma explicação argumental. Que seja manter a salvo os demais territórios de ameaças como Marvel Zombies, Ultron e Thanos, mas por que? Mas quem tentem tamanho poder? Aguardemos as respostas dessas e muitas outras perguntas…

Meio que Game of Thrones essas terras não? Mas guara ainda muitos segredos, esperamos que nossas apostas estejam corretas e qualquer novidade estaremos postando. Abraços.

Marvel-teaser-13-Renueva-tus-Votos

maestro

Marvel-teaser-13-Renueva-tus-Votos