em , , , ,

Copa de Arte e Cultura: dicas do Grupo A

Essa semana a equipe de autores do Ambrosia resolveu entrar no ritmo da Copa do Mundo. Porém, como não somos especialistas em futebol mas somos viciados em cultura, resolvemos trazer a vocês a série Copa de Arte e Cultura do Ambrosia.
Como funciona?
Bem, cada autor escolheu 1 dos 8 Grupos da Copa e ficou encarregado de oferecer aos leitores uma ou mais contribuições do que consideramos haver de interessante no movimento de arte e de cultura de cada país.
Deu trabalho… Coube a nós muita pesquisa para investigar o que esses países oferecem de legal para o mundo (tanto para países menos conhecidos como a Bósnia e Herzegovina quanto para nosso “sempre-em-casa” Brasil, as opções sempre se multiplicam conforme nos aprofundamos no tópico).
Mas acreditamos ser importante aproveitar esse momento para golearmos a favor da diversidade cultural.
Por isso convidamos todos a ficarem cada vez mais curiosos e interessados na troca mundial tanto quanto a gente.
Nossa Copa começou ontem num especial brazuca com a Úrsula Neves trazendo as Dicas culturais para quem deseja “descobrir” o Brasil, muito além da Copa do Mundo!
Hoje a programação segue com os grupos A e B!
GRUPO A, por Marina Matos
BRASIL: Paêbirú
Épico disco de Lula Côrtes e Zé Ramalho. De 1975, o álbum é uma miscelânea rock-afro-xamânico-jazz-sertanejo. Foi lançado em disco duplo, sendo cada um dos 4 lados do álbum dedicado a cada um dos 4 elementos da natureza (fogo, ar, terra e água). Sem dúvida, é uma das produções que melhor revelam o espírito multicolormístico brasileiro.[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=uUyvtwSV6A8[/youtube]
MÉXICO: Arte Huichol
Arte tradicional artesanal feita pelos huichóis – povo da região centro-oeste do México. As pinturas, feitas sobre materiais como argila, pedra ou madeira, se destacam pelo uso “psicodélico” e evidenciado das cores e pela fluidez das formas.ArteHuicholElbaValverdeBlog1.
ahc_00301x500
CROÁCIA: 2Cellos
Você já deve ter ouvido falar da versão que essa dupla de violoncelistas. Eles são conhecidos pelas versões que fazem de músicas famosas como Smooth Criminal (Michael Jackson) e Thunderstuck (AC/DC). Na página deles do YouTube tem mais vídeos com a atuação deles. Abaixo a versão de uma música da trilha sonora de Inception.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LY39km8rkWY[/youtube]
CAMARÕES: Barthélémy Toguo
Barthélémy Toguo é um artista nascido em 1967, em Camarões. Sua arte perpassa diversas linguagens visuais, indo de estudos de desenho a performances e de instalações a cerâmica. Toguo traz a sensibilidade humana às suas obras, levantando questões sociais e étnicas e também explorando um universo gráfico de linhas informais e detalhes sutis. Mais do artista no site dele www.barthelemytoguo.comhead2b   head7b    head10bin the head, 2006ATUALIZAÇÃOSugeri o 2Cellos pra Croácia, mas os acho bem comuns (na realidade sou bem indiferente ao trabalho deles). Por isso resolvi acrescentar o artista croata Edo Murtić.
20
clear coast
red hot vineyards
vineyeards and cypresses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *