em ,

Homem-Aranha na Marvel Studios: entenda os novos rumos do herói no cinema

O sonho dos fãs do universo Marvel parece estar bem perto de se concretizar: Marvel Studios e Sony Pictures se unirão para produzir os novos filmes do Homem-Aranha. O acordo já vinha sendo especulado após a devassa causada por hackers nos computadores da Sony, que revelou vários emails referentes a futuros projetos do estúdio, e tudo indicava que o amigo da vizinhança estava em vias de ser emprestado para a Marvel Studios. Agora é oficial. Sob os termos do acordo, o Homem-Aranha aparecerá pela primeira vez em um filme do universo Marvel já estabelecido como franquia cinematográfica, provavelmente o terceiro filme do Capitão América “Capitão América: Guerra Civil”, uma vez que o personagm aparece na versão em quadrinhos, e em seguida retorna à Sony para protagonizar seu quinto filme no estúdio, agora marcado para 28 de julho de 2017.

Marvel-Captain-A

Outra novidade é que Kevin Feige, presidente de produção da Marvel estará diretamente envolvido em decisões futuras sobre o lançador de teia, trabalhando ao lado da ex-vice presidente da Sony Amy Pascal – que após sua renúncia do cargo trabalhará como produtora independente – para desenvolver o que está sendo descrito como uma nova direção criativa para o personagem. A Sony será a dona dos direitos sobre o Aranha no cinema, e terá o controle criativo final.

“Estou muito animado em me juntar com meus amigos da Sony Pictures, juntamente com Amy Pascal para produzir o próximo filme do Homem-Aranha”, disse um diplomático Feige durante o anúncio. “Amy tem estado profundamente envolvida na realização cinematográfica de um dos personagens mais amados do mundo. Esperamos que o envolvimento da Marvel seja entregar a continuidade e autenticidade criativa que os fãs esperam do Universo Marvel. Estou igualmente animado com a oportunidade de ter o Homem-Aranha aparecendo no Universo Marvel, algo que tanto para nós da Marvel, quanto para os fãs, têm sido ansiado por anos. “

Nada foi mencionado durante o anúncio se os novos rumos significam que um novo ator entraria para substituir Andrew Garfield como Peter Parker, mas o tom das declarações em relação a um novo direcionamento criativo indica que haverá mudanças a caminho. O nome do ator não foi mencionado, assim como o do diretor Marc Webb, responsável pelos últimos dois filmes do personagem. Contudo, o jornalista americano Ben Fritz do The Wall Street Journal já se antecipou e anunciou em primeira mão que Garfield não voltará a interpretar o Homem Aranha e a Sony não lançará mais o filme do Sexteto Sinistro, pelo menos não em novembro de 2016 como estava previsto. O projeto será adiado e repensado em vista dos novos rumos criativos, segundo a fonte.

andrew-garfield-

Muita gente se pergunta o porquê da Marvel não produzir os filmes do Homem Aranha e dos X-Men como faz com os Vingadores e os filmes solo de cada personagem. Ocorre que em um momento de crise financeira nos anos 90, o grupo vendeu seus maiores nomes para os grandes estúdios de Hollywood fazerem adaptações cinematográficas e assim render um troco para salvar a lavoura. Desse modo foram Blade para a Warner, Homem Aranha para a Sony, X-Men, Demolidor e Quarteto Fantástico para a FOX. Quando a Marvel se reergueu a ponto de criar seu próprio estúdio, só podia usar os personagens que não haviam sido vendidos.

De fato este acordo que acaba de ser fechado já nasce histórico, mas essa união dos dois estúdios atende a uma demanda que renderá bons frutos para ambos. Em Hollywood ninguém joga para perder. É sabido o ótimo trabalho que a Casa das Ideias tem feito com seus heróis e como isso tem se revertido em gordas bilheterias. O estúdio pertencente à casa do Mickey revigorou seus Super-heróis junto ao grande público e adquiriu um caráter de Midas, conseguindo transformar uma equipe de heróis da “série c” dos quadrinhos em fenômeno pop no cinema, Os Guardiões da Galáxia. E não duvidem se o pouco conhecido Homem-Formiga também vier a se tornar um fenômeno em seu filme solo que preparará sua entrada nos Vingadores, a equipe que nos quadrinhos o tinha como parte da primeira formação. Por outro lado, a Sony com seu reboot precipitado do aracnídeo arrecadou uma bela quantia em dinheiro, mas não teve o prestígio esperado, além de ter dividido seriamente a opinião dos fãs. A série “O Espetacular Homem Aranha” fracassou no desiderato de se estabelecer como fenômeno pop e o estúdio parece ter plena ciência disso ao estender o braço à Marvel.

spider-man-will

O que a maioria dos fãs espera mesmo é que não haja uma nova história de origens, o que seria completamente desnecessário. Com o personagem apresentado duas vezes no cinema, não haveria razão de explicar ao público suas origens uma terceira vez, então, um novo recomeço certamente está descartado pela nova junta criativa que se forma.

A chegada do lançador de teias à sua casa original provocou ainda uma dança das cadeiras nos lançamentos futuros. O filme do Pantera Negra teve sua data alterada de outubro de 2017 para julho de 2018. A ideia inicial era que, impossibilitada de usar o Aranha em ‘Guerra Civil’, a Marvel usasse o Pantera Negra em seu lugar no filme que será lançado em julho de 2017, para que logo em seguida o herói africano ganhasse um filme solo explicando sua origem. Também ganharam novas datas “Thor Ragnarok” (de Julho de 2017 para novembro), “Capitão Marvel” (de julho de 2018 para novembro) e “Inumanos” (de novembro de 2018 para julho de 2019).

E agora é cada vez mais certa a participação do Aranha em “Vingadores – Guerras Infinitas”. Enfim poderemos ver a super equipe contando com uma de suas mais importantes peças nos quadrinhos. Desde já podemos afirmar que o que veremos a partir de agora é o Homem Aranha entrando em uma nova fase. Provavelmente com mais fidelidade aos quadrinhos, ou pelo menos com uma interação com o sólido universo que a Marvel construiu competentemente no cinema. Não estará mais restrito a seu “mundinho” limitado a namoradas, trauma da perda do tio e um punhado de inimigos. Se a disputa pelas bilheterias entre ‘Guerra Civil’ e ‘Batman V Superman’ em 2016 já prometia, agora, com a nova escalação para o filme da Marvel, será ainda mais emocionante e ansiosamente aguardada. Está inaugurada a fase épica do aracnídeo. Agora só falta a FOX liberar também o Wolverine, mas isso já é uma outra história.

Marvel-Capta (1)

2 Comments

Deixe sua opinião!

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Cesar Monteiro