O jovem talento João Montanaro, uma espécie de Maísa do cartum brasileiro, gerou polêmica entre os sensíveis leitores do jornal Folha de São Paulo com um cartum interpretando a tragédia do tsunami sobre a icônica xilogravura de Katsushika Hokusai.
Apesar de estarmos num momento de comoção mundial após o terremoto e tsunami que destruíram boa parte do norte japonês no último dia 11, é importante interpretar o trabalho de Montanaro como um cartum, e não uma piada, de um fato importante que marcará 2011. E não é justamente o papel de um cartum sintetizar de maneira critica fatos importantes?
Se podemos lamentar algo do episódio é apenas o fato de cada dia existirem mais e mais pessoas ignorantes, que utilizam da onda do politicamente correto para atacar o que não entendem. Por fim, deixo abaixo três outros cartuns – selecionados entre diversos outros – que também utilizam da obra de Hokusai para falar sobre esta tragédia no Japão. As peças são de Frederick Deligne, Kap e Martin Sutovec.
concordo… santa ignorancia… o mundo fica cada dia mais chato com essa onda de politicamente correto.
ele fez uma charge como uma forma de se expressar pois nisso as pessoas que não estão nem ai com a vida vão saber na real como o mundo esta nisso todos podemos perceber que todos nós devemos dar valor ao nosso mundo e ao nosso pais assim eu deixo o meu comentario aque!
eu gostei de seus desenhos e eu achoque cada um de ter sua vontade propria cada um tem seus gostos
Lamentávelmente é algo que com certeza não deveria ser levado para o lado humoristico. Basta imaginar que se algum de nós tivéssemos perdido um ente querido nessa tragédia, não veríamos com bons olhos esse cartum.