Esse é um daqueles projetos da Marvel que me fazem ficar com os dois pés atrás, especialmente quando algumas das comparações começam a remeter a quadrinhos clássicos como Watchmen e Sin City.
A frase da Vampira no cartaz acima já diz tudo: Ela sonha que esse gibi vai ser bom
Não sou muito fã da criação de universos paralelos, especialmente em se tratando da exportação de heróis conhecidos como os X-Men e o Homem-Aranha para um universo baseados nos romances Noir dos anos 30 e 40.
Fred Van Lente, o escritor de X-Men Noir, descreve os X-Men como um grupo de jovens levados a um reformatório do professor Xavier, que na verdade é uma escola do crime. Oposto a eles, temos Eric Magnus, um policial que cria uma polícia dentro da polícia, a sua Irmandade.
Eu fiquei tão enojado quando li isso que deu vontade de parar, mas minha curiosidade mórbida me fez continuar.
A premissa de X-Men Noir é um assassinato (como gosta de ressaltar o escritor, toda história Noir começa com um assassinato), e adivinhem só quem morre? Jean Grey, é claro! E querem que eu estrague o final, já que estamos falando de clichês? Ela deve voltar no fim para indicar seu assassino, como um Fênix que irá vingar sua morte.
Sinceramente, eu não sei o que pensar. Primeiro os cartazes promocionais ao melhor estilo Sin City, segundo, a descrição do universo remetendo claramente a todos os elementos descritos por Miller em Sin City. Ou seja, já que o Miller não quis fazer para a Marvel, chama dois bobos e deixa que eles copiem o Frank Miller de cabo a rabo.
Ainda esse ano sai Homem Aranha Noir e tem uma premissa quase igual, seguindo-se à um universo pós depressão (anos 30/40) e é escrito por David Hine. Peter ainda é um orfão, sua tia ainda o criou e ele é picado por uma Aranha, só que essa aranha vem dos mitos africanos e a transformação é mais mística (alguém lembra de uma certa saga recente do Aranha com a mesma temática?)
Ou seja, no final das contas, pega-se um clichê aqui, outro ali, e temos um novo universo. Ainda nesse universo teremos Demolidor Noir e Wolverine (sempre ele!!) Noir.
Agora, não me peçam para ler essa cópia barata de Sin City e gostar, porque sinceramente, pode até atrair fãs novos, mas a coisa tende a ser muito ruim e redundante demais.
X-Men e Homem Aranha Sin City Noir começam a sair a partir de Dezembro, e dependendo da reação do público, podem se tornar séries, que eventualmente irão acabar por falta de vendas.
J.R. Dib
Sinceramente, por que a Jean? Ela sempre volta, nem tem graça ficar procurando o assassino..
Quanto ao restante, estou curiosa para saber como vai ser a história do Demolidor.. Afinal de contas ele tem tudo a ver com a temática do noir..
Enfim, mas JR, universos paralelos, apesar de em geral serem coisas muito ruins tenho que lembrar de obras como 1602 e Supremos.. São dois universos paralelos dos quais as histórias são maravilhosas; eu particulamente considero muito melhores que do universo normal (deixando claro minha posição de 1602 = Gaiman e Supremos = Millar; porque os últimos arcos de cara um foram, de fato, uma b*sta..)
Ou seja, apesar da cópia descarada do Frank Miller, ainda há esperança de que alguma das 4 revistas seja boa..
: )
Eu acho a temática interessante e não me importo que sejam clichês, desde que a narrativa seja cativante.
O cara daquele cartaz com a inscrição “have I ever heard of Jean Grey” me lembra o Adrien Brody, o cara do King Kong e O Pianista. No mais, parece-me interessante; a temática Noir sempre pode render boas histórias.
eu acho a temática legal, e osu do time que universos paralelos são legais…. Até o superman fica legal quando mudam coisas nele….
Existem universos paralelos que são melhores que os originais. É o caso de Batman. Mas este aí, não sei se vai agradar não. Como falou bem JR Dib, é pegar uma imensidão de clichês, juntar tudo e conceber um “novo” (entenda como quiser) universo marvel.
Já estou perdendo as esperanças com esta editora… Atualmente estou lendo os clássicos e muitos quadrinhos da Vertigo.
Cara, clichê? Mesmo? Simplesmente por mudarem o gênero?
Sin City não é a única obra noir, você sabe disso, não?
Recomendo a leitura de “X-Men Noir” e “Spider-Man Noir”. São muito bem feitos, fogem completamente do óbvio e apresentam uma narrativa envolvente e instigante. Fora isso, não mencionou que a história não se foca em Magnus, em Xavier ou em Jean.
Eu comprei e li toda a serie Noir, publicada até hoje.Entendam minha raiva eu paguei por essa merda. Tirando a do Demolidor, que obvio daria certo, as outras são estupidas. Sabe aquela impressão de “nossa eles não podiam ter feito nada pior?” , e fizeram X-men Noir então…e a história mais imbecil que eu li. E olha nem pode se dizer que é um universo alternativo, não há a menor ligação entre as histórias. Sem contar o fato de ser entupida de clichês. Há um filme – não sei o nome – com Jet Li, que mostra várias versões dele em mundos paralelos, mas na Marvel os desgraçados serão sempre desgraçados. Há história não muda e foi por isso que esse projeto fracassou, concordo com o J.R. Dib, tudo que você espera ler da Marvel, você leu.
Só que me preto e branco.
You certainly understand what youre referring to. Man, this website is simply excellent! I cant wait to browse more of what youve got to share. Im actually delighted that I discovered this when I did since I had been truly starting to become tired with the total writing world. Youve turned me around, dude!