em

Marvel Noir

Esse é um daqueles projetos da Marvel que me fazem ficar com os dois pés atrás, especialmente quando algumas das comparações começam a remeter a quadrinhos clássicos como Watchmen e Sin City.

A frase da Vampira no cartaz acima já diz tudo: Ela sonha que esse gibi vai ser bom

Não sou muito fã da criação de universos paralelos, especialmente em se tratando da exportação de heróis conhecidos como os X-Men e o Homem-Aranha para um universo baseados nos romances Noir dos anos 30 e 40.

Fred Van Lente, o escritor de X-Men Noir, descreve os X-Men como um grupo de jovens levados a um reformatório do professor Xavier, que na verdade é uma escola do crime. Oposto a eles, temos Eric Magnus, um policial que cria uma polícia dentro da polícia, a sua Irmandade.

Eu fiquei tão enojado quando li isso que deu vontade de parar, mas minha curiosidade mórbida me fez continuar.

A premissa de X-Men Noir é um assassinato (como gosta de ressaltar o escritor, toda história Noir começa com um assassinato), e adivinhem só quem morre? Jean Grey, é claro! E querem que eu estrague o final, já que estamos falando de clichês? Ela deve voltar no fim para indicar seu assassino, como um Fênix que irá vingar sua morte.

Sinceramente, eu não sei o que pensar. Primeiro os cartazes promocionais ao melhor estilo Sin City, segundo, a descrição do universo remetendo claramente a todos os elementos descritos por Miller em Sin City. Ou seja, já que o Miller não quis fazer para a Marvel, chama dois bobos e deixa que eles copiem o Frank Miller de cabo a rabo.

Ainda esse ano sai Homem Aranha Noir e tem uma premissa quase igual, seguindo-se à um universo pós depressão (anos 30/40) e é escrito por David Hine. Peter ainda é um orfão, sua tia ainda o criou e ele é picado por uma Aranha, só que essa aranha vem dos mitos africanos e a transformação é mais mística (alguém lembra de uma certa saga recente do Aranha com a mesma temática?)

Ou seja, no final das contas, pega-se um clichê aqui, outro ali, e temos um novo universo. Ainda nesse universo teremos Demolidor Noir e Wolverine (sempre ele!!) Noir.

Agora, não me peçam para ler essa cópia barata de Sin City e gostar, porque sinceramente, pode até atrair fãs novos, mas a coisa tende a ser muito ruim e redundante demais.

X-Men e Homem Aranha Sin City Noir começam a sair a partir de Dezembro, e dependendo da reação do público, podem se tornar séries, que eventualmente irão acabar por falta de vendas.

J.R. Dib

Avatar

Publicado por J.R. Dib

A cultura, o cinema, a arte, a justiça e a literatura unidas em prol de uma melhor sociedade. Advogar, viver e difundir cultura e aprender a cada dia mais, buscando novos desafios e descobrindo a beleza e a doçura de cada objetivo como Advogado, Editor e Colunista.