em , ,

Morre o cartunista argentino Quino, criador da Mafalda

Faleceu aos 88 anos o icônico cartunista argentino Quino, pai da personagem Mafalda. Embora a causa da morte não tenha sido revelada, a imprensa argentina noticiou que o desenhista sofrera uma acidente vascular cerebral recentemente.

Nascido Joaquín Salvador Lavado, em 17 de julho de 1932, na cidade de Mendonza, o artista teve seu nome sempre associado à personagem, sua criação mais famosa. Mafalda é uma menininha de seis anos, fã de Beatles, questionadora e preocupada em combater os problemas sociais. A primeira tirinha completou 56 anos na última segunda-feira (29).

A garotinha foi criada como uma propaganda em 1962 no primeiro emprego de Quino como desenhista publicitário, mas acabou sendo rejeitada. Dois anos depois, o cartunista começou a produzir tirinhas protagonizadas pela personagem, e acabaram aparecendo em jornais do mundo todo. Os livros de Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas.

Mesmo após para de desenhar Mafalda em 1973, após quase duas mil tirinhas, Quino continuou a criar histórias com tom político para jornais de vários países.

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0