em

O clássico Príncipe Valente, em cores

A editora Fantagraphics está relançando nos Estados Unidos o clássico Prince Valiant, de Harold Foster, em luxuosa edição colorida e com capa dura. Segundo os editores, de todas as versões já publicadas em diversos países, esta é a edição mais fiel à original, por ter sido feita a partir das provas de impressão originais e outras fontes de alta qualidade. Prince Valiant inicialmente era publicado apenas nas páginas dominicais dos jornais, sempre em cores.

Neste primeiro volume estão reunidas as primeiras HQs do personagem, publicadas de 1937 a 1938. É interessante ver a rápida evolução da diagramação e dos desenhos, um pouco contidos e esquemáticos no início, mas logo se tornando extremamente detalhados e expressivos. Nos enredos prevalecia a aventura, mas também havia espaço para humor, romance e tragédia. Rei Arthur e seus cavaleiros, o mago Merlin, Morgana, bruxas e vikings contracenam com Prince Valiant, ou Príncipe Valente, como ficou conhecido por aqui.

No Brasil, as aventuras do príncipe de Foster foram publicadas em edições de luxo com capa dura por várias editoras, como a EBAL, mas sempre em preto e branco. As edições nacionais tinham ótima qualidade, e permitiam ver com maior clareza os detalhes dos desenhos, mas as cores recuperadas na nova edição americana acrescentam vibração e vivacidade aos quadrinhos.

Príncipe Valente na edição da EBAL

O mesmo quadro na nova edição da Fantagraphics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

5 Comments

Navegante

Publicado por Gustavo Guimaraes

Resenha: Dragon Age RPG (Green Ronin)

I’m going to burn this city! Franz ‘n Rio