em

Quem será o novo Mago Supremo?

[o artigo contém spoilers]

capa-novos-vingadores-51Como todos sabem, os quadrinhos de super-heróis possuem uma distância temporal entre os lançamentos americanos e brasileiros. Há poucas edições foi lançado aqui o Novos Vingadores Anual, no qual observamos o Doutor Estranho tomar uma decisão extremamente forte: ele renunciou seu título de Mago Supremo da Terra e simplesmente desapareceu buscando redescobrir seu rumo e se reconciliar com sua forma de praticar magia. Nessa época, Brian Michael Bendis era o responsável pelo roteiro do título.

Com a mudança de rumo da história Bendis foi obrigado a deixar de lado essa questão e se enfocar mais na nova história central do mundo Marvel: a Guerra Secreta. Desde então manteve-se um buraco no mundo Marvel, pois apesar de haverem diversos magos muito poderoso, nenhum ganhou ou mesmo reivindicou a vaga deixada pelo Doutor Estranho, desaparecido até então. Algumas idéias para alterar a situação até chegaram surgiram dentro da equipe da Marvel, mas nenhuma vingou e a editora acabou deixando as coisas rolarem e este plot ficou um pouco de lado. Até agora.

Com o fim da Guerra Secreta e com a aparição de um momento de maior liberdade para Bendis, a questão do Doutor Estranho é retomada e o escritor parece estar bastante empolgado para esse trabalho, como pode-se ver:

Eu estava assustado e até mesmo um pouco deprimido com a idéia de como estaria o Doutor Estranho, o que ele estaria fazendo agora que não é mais o Mago Supremo, e quem seria o novo Mago Supremo, partindo do pressuposto de que sempre deve haver um.

Então, eu disse, ‘Se ninguém vai fazer nada sobre isso, então quando eu acabar a Invasão Secreta eu retomo a história. Eu esperei até o último minuto e ninguém tinha nada, então eu, muito contente, peguei ela de volta, até porque eu queria muito fazê-la. Estava apenas tentando não ficar mandando ordens. Eu não queria ser o cara que fala ‘Não toquem no Doutor Estranho até eu voltar’, não gosto de fazer isso. Além disso, achei que este seria um ótimo arco para o personagem”

Assim, finalmente teremos a conclusão da crise de Estranho, que sairá dia 25 de Março nos Estados Unidos, com o número 51 da revista Novos Vingadores; e tudo promete que teremos uma história mais bem desenvolvida do que apenas mais um número do título.

E, para aqueles que se interessaram pela temática, deixo uma dica de leitura até que Novos Vingadores #51 chegue ao Brasil: a revista Triunfo e Tormento, de Roger Stern (roteiro) e Mike Mignola (desenho), que mostra o torneio de magia que nomeou o Doutor Estranho como Mago Supremo e que também, de certa forma, o obrigou a ir com o Doutor Destino para o Inferno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 Comentários

  1. pô tiar o sthepen do cargo de mago supremo foi a coisa mais certa que eles ja fizeram!!o sthepen não impediu a feiticeira escarlate de fazer toda aquela merda com o mundo em dinastia m,deixou todos os herois se matarem durante a guerra civil,mandou o hulk para morrer em illuminatti e ainda deixou os skruls dominarem a terra.que mago supremo de merda que foi o sthepen,não fez nada que ele foi emcubido de fazer!!!!

  2. Pq diabos reformularam a Fetiçeira Escarlate? Ela faz Magia Caótica , era tão legal quando ela era uma mutante que alterava as probabilidades …
    Bom, não sei Lucas, mas na minha época de Marvel o Dr. Strange DESTRUIU TODOS os Vampiros do mundo inteiro com um feitiço usando um livro mágico com a maldição que originalmente criaram eles e Shamballa e Trinfuo e Tormento prova que ele era o mago supremo… ENfim, o tempo passa…

  3. Que bom que lembraram da fantástica Triunfo e Tormento, em que ficou decidido queo Estranho seria o Mago Supremo do plano da Terra (e de quebra, definiu o Dr. Destino como 2º maior feiticeiro do universo místico da Marvel). Espero que Bendis leve isso em consideração. É hora de um novo torneio do Vishanti

    PS: Espero outra coisa de Bendis, que ele não estrague o universo místico da Marvel, como outros autores fizeram com o da DC..

    • Obrigada, Álvaro.

      E compartilho seu medo.. Mas por enquanto que nada de mais concreto saiu, temos só que tentar ser otimistas. Achei a saída do Dr. Estranho uma ação inteligente (apesar dele ter feito isso muito recentemente, na civi war..), espero que ele volte já bem resolvido e com as idéias no lugar, nem que seja para tentar impedir que o Destino seja nomeado mago supremo (porque acho difícil a. que ele não tente o título b. que a marvel dê este para o vilão)

  4. Que merda. Foi um fato muito forte essa historia pra mim quando o Strange faz o feitiço para destruir os vampiros, lutando junto com o Blade e Hannignan contra o Dracula. Marvel…

    Bem, lembrado, Alvaro, do Doom como segundo. Na revista ele aprende mais ainda estudando real time os magos e seus feitiços em ação, alem disso, ele recebe instrução do próprio Strange para enfrentar Mephisto. O torneio do Vishanti é meio milenar , mas com o sumisso do Strange, a vaga fica aberta… O que faz lembrar que o mago supremo como premio do titulo tem que realizar um favor para quem perdeu o torneio.

    Em que estragaram o universo místico da DC, Alvaro? Não to sabendo…

    • Bem…em um resumo apressado, o pessoal da DC achou por bem 1º) Separar os elementos místicos originados no selo Vertigo e no selo Wildstorm do universo dos super-heróis da DC. Assim, grandes personagens como o Monstro do Pântano, John Constantine, Tim Hunter e mesmo a “cosmologia Neil Gaiman” não mais interferem no desenvolvimento de tramas para o UDC (o que, ao meu ver, só prejudicou os personagens ligados de alguma forma com o místico, como a Zatanna, o Capitão Marvel, a Mulher Maravilha, a Ravena, entre outros).
      2º) A tal 10ª Era da Magia.Segundo o péssimo metaplot para o universo místico da DC, os personagens vivem um novo período da Magia, com a destruição da Pedra da Eternidade do Mago Shazam e a sua reconstrução com o Capitão Marvel se tornando o novo Shazam. Os feitiços foram reescritos e nada é como antes (para mim, uma desculpa esfarrapada para transformar a magia mais ritualística do UDC em mais um poder-fonte de metashumanos, e os primeiros metas resultantes são muuito toscos: o Pacto das Sombras, um time de heróis místicos com personagens totalmente sem carísma, tirando talvez a bruxa Magia e o chimpanzé falante, hehehe).

      Bem…é isso. Tomara que a Marvel não faça nada semelhante.

    • ih, é mesmo! Por algum motivo desconhecido esqueci completament do mais novo fodão da magia negra do mundo Marvel. Mas não acho que ele ganharia o título. Pelo que sei, ele não tem o conhecimento do Destinho ou do Estrenho, apenasuma conecção com uma entidade do mal.. E, sinceramente, espero profuncamente que um torneio que decida o mago supremo inclua mais do que meramente : quem fez o melhor negócio ao vender a alma….

      Enfim, ainda sim uma luta entre os dois (coisa que eventualmente vai acontecer) seria, no mínimo, bonita e cheia de esfeitos especiais 🙂 Mal posso esperar..

  5. Piada boa é aquela que a gente não tem que explicar. Ou seja, não colou.
    Segundo o Webster , Cowl antes de manto é capuz. Independente do dicionário, no caso do Batman a batalha é pela máscara em forma de capuz com capa (que pode ser chamada de capuz mesmo, manto etc…)
    E independente de quanto tempo exista o Hood, a noticia desse torneio pelo título do Strange se deu agora, o que me lembrou a batalha do capuz que ja começou. Fato.

  6. daniel,tá certo que o strange salvou o mundo dos vampiros…mas grande coisa!!!!os erros dele superam as boas ações!!!!ele pode até ter salvo o mundo com uma magia só mas isso não da crédito para ele ser o mago supremo para sempre!!!!e do geito que a marvel está vai nomear o capuz como novo mago supremo para ele se encaixar em dark reign

  7. Sinceramente acho que não, Lucas, até porque o Capuz não parece ter um conhecimento tão bom em magia, apenas fez um acordo super-poderoso. Eu sinceramente acredito que pessoas como o Destino conseguem ultrapassar ele na arte de maneijar a magia.
    Colocar o Capuz como Mago Supremo devido ao seu valor (ou seja, sem ele roubar) seria uma decisão muito ruim e incongruente.

    • Ninguém sabe o que o Hood fez para que o Dormammu virasse seu escravo, as vezes ele realmente fez um ritual bizarro e conseguiu aprisionar uma das entidades mais poderosas do universo no seu corpo. Muito pouco é explicado sobre o lado místico do personagem para tirarmos essa conclusão e vale lembrar que foi em um duelo com o capuz que Strange desistiu do título de mago supremo (vale lembrar isso, Dan, o Strange não perdeu o título, ele abdicou do mesmo devido ao seu insight de que estava agindo de forma cada vez pior). Destino ficou bizarrão magicamente, mas acaba de tomar uma surra mágica da Morgana em Dark Avengers (que nesse exato momento está na terra, e não só foi mestre do doom como é bem melhor que ele nisso).

      Ah e claro, temos o Wiccan, que mal ou bem é um personagem bacana e que tem muito potencial mágico (ainda que eu não ache que ele esteja remotamente pronto para assumir o título). Outra coisa que me lembro de ler nas revistas do MI13 é que o Merlin havia sido recentemente libertado pelo Cavaleiro Negro…

      E Dan, a batalha não é por capuz, e talvez nem seja uma batalha, o Capuz é só um entre os participantes….

  8. diana,eu sei que há muita gente melhor em magia que o capuz,mas a marvel ultimamente não leva mais isso em conta por exemplo quem imaginaria o norman osborn seriao chefão de repente se há muito mais gente melhor que ele pra esse cargo,a marvel não é justa,ela não quer saber o mais forte quer apenas vender!!e imagine a capa de novos vingadores 53 anunciando o capuz o novo mago supremo com os herois caidos de baixo dele e o logotipo em cima:dark reign…

    • Sim, concordo contigo, mas se eles conseguiram fazer uma saga legal de magia antes, estou com a esperança que eles o façam de novo.

      Quanto ao Norman, não vejo tantos problemas assim na idéia dele estar como chefe (mas eu acompanho a série no Brasil, então não posso dizer ainda com certeza), mas o que tive contato com o fato me trouxe a impressão de que o Norman virou o Luthor da Marvel rs.