em

Wilson, a nova HQ de Daniel Clowes

Daniel Clowes, um dos nomes mais importantes dos quadrinhos contemporâneos, autor de Ghost World, David Boring e Caricature, está dividindo a opinião de críticos e leitores norte-americanos com sua última criação. Seu novo livro é composto por setenta HQs de uma página que podem ser lidas separadamente, mas que juntas formam um retrato do personagem que dá nome à obra. Wilson é um sujeito arrogante, egoísta, solitário, que aborda desconhecidos com perguntas sobre suas vidas pessoais apenas para zombar das respostas.

Muitos reclamaram da pequena quantidade de páginas e do enredo simples e repetitivo, mas essas características foram planejadas pelo autor, que conscientemente frustra as expectativas dos leitores acostumados às narrativas tradicionais. Momentos que renderiam as cenas mais carregadas de emoção, como o encontro de Wilson com a filha ou sua prisão, simplesmente não são mostrados, ficam implícitos ou são apenas sugeridos. O personagem é apresentado de modo frio e distante, às vezes detestável, às vezes patético, mas ao mesmo tempo é impossível não se identificar um pouco com ele.

Wilson certamente decepcionará leitores desavisados e confundirá os críticos. Pode não ser a melhor obra de Clowes, mas é uma leitura instigante e um passo adiante nas experiências narrativas do autor.

Título: Wilson

Autor: Daniel Clowes

Editora: Drawn and Quarterly

Ano de Edição: 2010

80 páginas

2 opinaram!

Deixe sua opinião!
    • Sem dúvida, merece ser lido.
      Infelizmente ainda não foi publicado no Brasil. E acho que nem será. As únicas obras de Clowes q saíram no Brasil foram a HQ Caricatura , numa coletânea dos anos 90, e Como uma luva de veludo moldada em ferro, lançada pela Ed. Conrad em 2002. Obras essenciais do autor, como Ghost World, David Boring e Ice Heaven contiuam inéditas por aqui.

Participe com sua opinião!

Aventureiro(a)

Publicado por Gustavo Guimaraes

Sussurro, de Becca Fitzpatrick

Grey’s Anatomy Season Finale