A nova comunidade virtual da Wizards

Ambrosia RPG A nova comunidade virtual da Wizards

Wizards_Community

Para quem não lembra a Wizards of the Coast tinha uma comunidade virtual chamada Gleemax que acabou não dando certo e encerrou suas atividades. Com o lançamento dessa sua nova comunidade eu acredito que ela tenha aprendido com seus erros… Será?

Pois bem, em nome dos nossos queridos leitores (eu odeio comunidades virtuais) me inscrevi na nova comunidade da Wizards e vou tentar colocar para vocês uma idéia rápida de como ficou a nova comunidade virtual dos Magos da Costa…

Descobri logo na inscrição que meu login antigo no Gleemax seria reaproveitado, o que já é um grande adianto para antigos fãs que acompanham a empresa. Seguindo etapas simples adicionei alguns dados sobre mim, sobre os jogos da Wizards que gosto e minha foto. Não é necessário muitos dados no profile o que é muito bom, cadastrar-se na Enworld, por exemplo, foi um suplício e por pouco não perguntaram a cor da minha cueca.

No profile ha uma sessão para cada jogo que a Wizards trabalha aonde Cenários_Wizards você pode detalhar seus interesses sobre os mesmos. A grande sacada na sessão Dungeon & Dragons é a opção “qual versão de D&D você joga” contendo as versões da Quarta edição até o “Original” Dungeons & Dragons e o mesmo posso dizer da sessão cenários contendo criações anteriores até mesmo a terceira edição. Utilizando a ferramenta de busca é possível nas opções avançadas usar esses parâmetros para achar pessoas com o mesmo gosto que você. Como falamos de D&D e suas polêmicas versões (pelo menos para os fãs mais radicais) isso ajuda em muito a você não se sentir um estranho no ninho…

Automaticamente após inscrito ganhei uma série de mimos. Um blog, um álbum de fotos e vasculhando outras opções tenho um serviço wiki que me permite criar colaborativamente o material que me interessar (um mundo, um diário de campanha) e um chat para bate papo. Ha também um fórum e um espaço para vídeos. O que eu estranhei foi o fórum, isso por que os antigos fórums serão mantidos. Por que não migraram o conteúdo e colocaram todo mundo na comunidade? Se o interesse da Wizards é atrair pessoas para comunidade me parece bola fora, chegando a ser redundante.

Staff_Comunidade_WizardsAgora falando do processo rotineiro de buscar grupos e amigos é possível  achar com facilidade todos os funcionários e colaboradores da Wizards pela sessão Staff, bom para quem quer ficar ainda mais perto dos designers para pegar notícias mais fresquinhas ainda (se eles usarem a comunidade…) além de ajudar a evitar profiles fakes como pensou muito bem o Shingo do Paragons.

Olhando com calma achei tudo bem simples, bem leve e  fácil trabalhar. Ele não tem 1001 penduricalhos como Facebook e nem é simples demais como o Orkut. Mas também não vi nenhum diferencial incrível e atrativo em relação a outras redes sociais.  Espero que Wizards crie mais opções, faça promoções e insentive seus autores dentro da comunidade liberando notícias exclusivas. Redes sociais existem aos montes, não sei se lançar uma comunidade e deixar ela abandonada sem novos atrativos vai ajudar, no final pode acabar virando um novo Gleemax

Acho que agora o que podemos fazer é aguardar as novidades, desde que ela foi lançada até agora não lembro de nenhum novo comentário interessante.  Talvez os próprios fãs americanos venham a garantir a permanencia da comunidade, talvez não. O que posso dizer é que se a reclamação com relação a comunidade anterior era a dificuldade no uso, agora esse problema foi resolvido com uma interface bem simples. Veremos se era isso apenas que dificultava a Wizards.

Para quem se interessar, meu usuário pode ser adicionado clicando aqui.

#Novidades