Como não falar de RPG numa época em que um dos grandes ícones do heroísmo está em cartaz nos cinemas novamente? Pois bem, com a chegada do Cavaleiro das Trevas e a Semana Batman rolando no Ambrosia. Nada mais justo do que falar de dois importantíssimos livros de RPG no legado do morcegão. Batman Sourcebook da Mayfair Games e Gotham City Sourcebook da West End Games. Além do mais no final da matéria você poderá encontrar a ficha do nosso herói para Mutantes & Malfeitores diretamente adaptada da versão mais recente (da WEG) totalizando 314 pontos de poder!! Vinte e dois anos atrás. 1986. Nesse ano foi lançado o compendium que trataria de tudo a respeito do cruzado encapuzado. Batman Sourcebook foi escrito por Michael A. Stackpole, um conhecido escritor que começou com contos singelos, livros de RPG (entre eles Battletech) e finalmente entrou para a lista de best-sellers com sua série de ficção X-Wing para Star Wars. De fato muito do material de RPG foi parar no Universo Expandido oficialmente graças a maravilhosa ambientação de Stackpole que incluia características originadas do RPG da West End Games.
Batman Sourcebook para DC Heroes RPG, como a própria época de sua produção indica, possui fichas antigas de um batman ainda “cinza e azul” e que não conhecia o responsável pela sua então futura queda. Assim como não temos a ficha de seu sucessor Azrael, o Batman 2, assim como um Jason Todd ainda vivo e uma Batgirl ainda ativa. Uma coisa curiosa a respeito dos personagens é que as fichas incluem se eles são destros ou canhotos. O livro é dividido em Amigos (12 fichas de membros de Gotham), Renegados (5 fichas), Inimigos (17 fichas), Equipamento, Veículos e três aventuras. A unica diferença deste livro para o Gotham City Sourcebook é a presença das fichas dos Renegados.
Já as vésperas da virada do século, temos Gotham City Sourcebook, um livro produzido pela West End Games para sua linha DC Universe Roleplaying Game. Com fichas referentes a Junho de 2000. Batman consegue ser o personagem com mais “pontos” (no sistema são divididos em Dados) em toda a linha de RPG. Um personagem inicial de DC Universe pode ter no máximo ao iniciar o power level 5 (o equivalente de campanhas estilo superman e flash) 85D, o cavaleiro das trevas tem nada menos que… Se segurem… 483D. Exagero? Talvez. Mas o que dizer do homem com maior número de maestrias em perícias do planeta? Ao contrário de seu antecessor, este livro é dividido com muito mais capítulos (9) e com apenas 160 páginas. Os capítulos se dividem em: Locais e Organizações; Guardiões de Gotham (8 fichas); Amigos e Família (23 fichas); Grupos Neutros (7 fichas); As Várias Faces do Mal (63 fichas!!); Ferramentas de Trabalho (o cinto de utilidade na sua integra, veículos e a bat-caverna); Opções de Regra (uso de capa, aliados, seguidores, duas perícias novas); Domando Desastres Naturais (regras para lidar com desastres); O Medo em Sí (aventura com o espantalho). Como podem notar neste livro você encontra vilões do Batman que nunca iria imaginar, personagens que apareceram as vezes em apenas uma única revista (Scratch), vieram da série animada (Lock-up) para os quadrinhos ou até mesmo que já morreram (Magpie). A parte dos equipamentos é realmente impressionante e muito detalhada (utilizada para montar o cinto dele no Mutantes & Malfeitores).
E agora o momento esperado, não deixe de baixar a ficha de Batman para Mutantes & Malfeitores.
Obs: Existem características faltando na ficha, com pontos de equipamento é possível criar a Bat-caverna, Bat-lancha, Bat-jato e o Bat-cóptero. O Bat Sonar Call [Invocar (Capangas) 1 (Morcegos, Horda, Progressão 6: 100)] – PE 10 também ficou fora da ficha por falta de espaço. O Batman Sourcebook tem imagens do cinto porém são muito inverossímeis já que todos equipamentos eram miniaturizados em cápsulas. O Gotham City Sourcebook também contém diversas imagens para a maioria dos equipamentos no cinto de utilidades (bem melhores e mais realistas que as dos anos 80), decidi não incluí-las aqui por questões de copyrights.
Parabéns marcos, muito legal a matéria… fiquei meio ansioso querendo dar uma olhada nesse livro de Gotham City, parece bem legal.
Muito bacana.
Até hoje nunca joguei DC Universe Roleplaying Game., confesso que sou fã nostalgico do antigo DC SuperHeroes, não tenho esse módulo antigo, mas tenho a antiga Enciclopédia do Universo DC , que tinha um resumo com o mapa de Gotham. Fiquei tb com vontade de ver esse novo módulo.
Eu tenho todos os livros da serie DC Universe RPG, além do material que não foi lançado mas que alguns autores liberaram já que a licença tinha sido revogada pela DC Comics (fichas do Flash, Green Lantern e Teen Titans sourcebook), PDF na internet só existe o básico e uma tentativa frustrada minha de lançar o Titans sourcebook de forma não-oficial. Algum tempo atrás iamos começar scans em massa desses livros para que o sistema (q é muito bom) não se perca no esquecimento. Mas nunca foi pra frente. Se um dia vc quiser (e nossa reunião do Ambrosia for realmente ocorrer) posso levar algo pra vc dar uma olhada.
O ultimo livro por sinal (JSA Sourcebook) tem como um dos autores Steve Kenson, o autor de Mutantes & Malfeitores.
Legal, eu tenho MUITOS do antigo DC Heroes, da Mayfair, Superman, Teen Titans, Watchmen soucerbook, Enciclopedia of the DC Universe, Justice League Intenational e um Who is Who de MINHALERES de fichas de heróis , raças , aliados e vilões da terceira edição desse jogo, na época do auge da DC dos anos 90, pós Zero Hour.
Um dos livros que eu mais curtia era exatamente o módulo do Batman, um sobre magia da DC (lindamente escrito e completamente influenciado pelo Livros de Magia do Neil Gaiman) e o meu favorito, o Legion of the SuperHeroes, bem da época daquela versão mais adulta dos personagens escrita e desenhada pelo caótico Keith Griffen.
Por onde anda esse cara?
Enfim, ainda tenho curiosidade pra ver esse módulo ai de cima, curto muito o universo do Batman, e conheco pouco do que foi publicado depois de 2003 (não conehco nada de BatSquad, da Batgirl oriental, da tal cidade proxima de Gotham, Blüdhaven…