Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Dominion de graça na Internet!

Nessas últimas semanas a comunidade de jogadores de RPG viu o ressurgimento de um sistema extinto há cerca de dez anos: O “Dominion Rules”, ou DR para os familiarizados. O jogo, que nunca chegou a ser popular nos anos 90, mas conseguiu formar algum público na cena mais alternativa dos RPGs, chega agora a sua terceira edição com uma nova aposta: será distribuído de graça na net.

O sistema foi criado para comportar cenários medievais históricos ou fantasiosos, e se baseia em regras bastante simples que se utilizam (na contramão de tudo!) de dados de doze lados. Isso mesmo, aquele que nós (exceto os que jogam D&D, e que mais especificamente usam bárbaros ou machados de duas mãos) nunca usamos para nada. Os personagens são construídos a partir da combinação de seis atributos (Vigor, Agilidade, Constituição, Intuição, Inteligência e Sorte), cada um por suas vez, se desdobra em diversas habilidades. Não existem classes ou níveis, lembrando um pouco, uma versão mais simplificada e focada de GURPs (uma comparação ruim, confesso, já que não possui sistema de pontos e a montagem do PC em si, lembra o D&D, é mais como uma mistura de ambos).

Ainda sim, eles dão certo enfoque a dinamicidade do combate com diversas manobras e opções interessantes de ação durante o mesmo, todos os jogadores ganham opção de bloquear e esquivar junto com seus ataques, assim como outros floreios interessantes.

Os dois outros pontos positivos são a forma como o sistema lida com a religiosidade (sem classes não tem aquelas distinções idiotas como entre Clérigo e Druida, e seu personagem fica bem mais único) e com a magia. O primeiro é visto de forma bem mais individual na relação homem e sua crença e os poderes divinos são muito vinculados as ações do religioso assim como a sua fé (bem melhor que os domínios de D&D). Já o sistema de magia, vai um pouco no campo do World of Darkness, completamente fluído, com regras para se desenvolver seus próprios feitiços baseado na compreensão de certos campos mágicos que o usuário possui.

Dominion Rules é uma boa iniciativa, e uma opção para quem quer tentar algo diferente, ou fazer valer o preço do seu d12. Você pode baixa-lo gratuitamente no link ao lado.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Superman furioso no próximo Filme?

Próxima publicação

Kil Bill ganha mais mais um Animê

Comentários 4
  1. O sistema parece ser bom, uma vez criei um sistema baseado em 3d&t, só q com d12, e deu mt certo (foi + um dos meus impulsos de criação de sistemas, querendo um sistema simples pra novatos). A idéia do sistema de religiosidade e de magias parecem bons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir