em

É o fim do Mundo das Trevas?

Como alguns já sabem, a White Wolf lançou no final de Junho seu primeiro calendário de publicações em muito tempo. Finalmente algumas questões foram respondidas depois de quase um ano de silêncio. As respostas em si não foram de todo positivas, apenas um livro novo foi anunciado (previsto para a metade do ano que vem), mas felizmente os livros que estavam sendo esperados há tempos ganharam datas (como Mirrors, Mage Chronicler’s Guide e Signs of the Moon) e dezenas de PDFs foram compilados para se tornarem PODs (print on demand, impressão sob demanda).

O calendário não foi dos mais empolgantes, o outro grande destaque foi que a White Wolf colocou praticamente todos os seus PDFs na forma de livros impressos. O calendário anunciou também que ele apenas lidava com publicações, não abrangendo os diversos novos PDFs planejados, levando a crer que a empresa agora vai se manter a partir desta política de mídia digital unida com POD.

O mês de Julho chegou e finalmente Mirrors foi lançado, iremos falar sobre os pormenores do livro no próximo artigo (programado para amanhã), mas no momento é importante nos focarmos no editorial publicado na última página. O texto de Richard Thomas fala que esta publicação encerra o ciclo iniciado em 2004, sendo o último livro a ser publicado de maneira usual para a linha de mortais do WoD. Portanto, pelo menos da forma que conhecemos o WoD acabou.

Vale lembrar, é claro, que a priori os livros de linhas continuaram sendo publicados, tanto que um livro novo para Vampiro foi anunciado para o ano que vem, mas é bastante provável que em breve isso se torne um denominador comum para toda a linha de livros da White Wolf, incluindo aí o Exalted.

Felizmente, a partir da impressão sob demanda a empresa poderá continuar lançando livros em PDF facilmente transportados para o nosso amado material feito de árvores. Uma opção que reduz drasticamente os preços de custo para a editora, mas que pode aumentar muito o preço para os clientes brasileiros. Não haverá mais possibilidade de se comprar os livros nas grandes lojas, como a Amazon, onde se paga apenas 70% do preço de capa e ainda vêm com um frete baratinho. Para nós, consumidores que não costumam há pagar mais que cinqüenta reais por cada livro com frete incluído certamente haverá uma diferença.

O primeiro serviço de POD que a White Wolf contratou, o Lulu.com, era excelente, não só os livros eram baratos como os fretes saíam geralmente por menos de dez doletas aqui para o Brasil. Eventualmente, por algum motivo a Lulu, começou a cobrar preços absurdos de frete (as vezes 40 dólares por livro) fazendo com que muitos clientes latino-americanos nunca mais utilizassem a loja. Enquanto os preços do serviço de POD não forem anunciados isso é tudo especulação, mas acreditamos que esta nova fase do Mundo das Trevas não sairá mais barata para o nosso bolso.

É uma pena que um jogo tão bacana encerre um ciclo que sempre encantou pela qualidade das suas publicações. Torço que os futuros lançamentos do WoD com sua nova forma em papel consigam manter o mesmo nível dos anteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários

  1. Eu ainda gostaria que antes do cancelamento eles lançassem um livro espandindo as conspirações do Antagonistas e apenas sobre isso. E outro sobre Ladrões de Sopro. Mas não vejo mais assunto depois que esses dois fossem lançados. Então estava acabando mesmo. De qualquer forma ainda é uma pena.