RPG

GURPS Holy Day: Tire a poeira do seu D6!

Compartilhe &media=" rel="nofollow"> &title=GURPS%20Holy%20Day%3A%20Tire%20a%20poeira%20do%20seu%20D6%21" rel="nofollow"> &name=GURPS%20Holy%20Day%3A%20Tire%20a%20poeira%20do%20seu%20D6%21" rel="nofollow">

Como muitos sabem, durante a década de 90 haviam três núcleos de RPG considerados como principais, o AD&D, o Storyteller e o GURPS. Esse último, ainda que realmente não figure mais entre os principais livros em termos de venda, manteve internacionalmente uma base regular de fãs que o mantêm em sua quarta e excelente edição.

Aqui no Brasil a coisa é um pouco mais feia, já que o mesmo não tem um suplemento publicado há muito tempo, o último lançamento de GURPS foi o GURPS Psiônicos em 2003. Vale lembrar que este livro (assim como outros lançados por aqui) pertencia originalmente a terceira edição original, que foi ignorada pela Devir, causando desconforto e confusão para muitos, em termos de regra.

A quarta edição foi prometida diversas. A primeira data oficial foi em 2006, de lá para cá, nada mais foi anunciado, e quase todos que podiam desistiram de esperar e resolveram se virar com a versão original mesmo (como a minha mesa de GURPS, onde o narrador tem muitos, muitos livros da quarta edição).

Com esse cenário nem um pouco promissor um grupo de pessoas criou uma iniciativa de trazer de volta o GURPS para as mesas do Brasil e do mundo. É o GURPS Holy Day.

“O GURPS Holy Day é um projeto independente que visa promover o encontro de jogadores de GURPS, incentivando e difundindo a prática sadia do RPG, através do mais versátil sistema de RPG do mundo.

Nosso principal objetivo é que jogadores possam se encontrar, formar novos grupos, torcar experiências e ampliar os horizontes do nosso tão querido GURPS.

O evento GURPS Holy Day é feito pelos próprios jogadores e consiste simplesmente em juntá-los num único lugar e jogar GURPS. Esse lugar será chamado aqui de “Núcleo”, os jogadores de cada parte do mudo irão eleger um lugar em sua cidade, se reunir e jogar.”

A idéia é que todos se prontifiquem a criar o seu próprio GURPS Holy day, ajudando a divulgar o sistema em sua região, alguma dicas do site oficial:

“OK! Mas como eu faço um GURPS Holy Day? O primeiro passo é verificar se alguém já iniciou um núcleo na sua cidade. Caso isso já tenha ocorrido, basta você se juntar a ele. Na área dos núcleos você pode ter mais detalhes sobre isso.

O mais importante é a data, a única coisa que une os diversos núcleos é que todos estarão jogando GURPS ao mesmo tempo.

Este é o 1º GURPS Holy Day, ele se realizará no dia 22 de novembro de 2008.

Mas e se não houver um núcleo na minha cidade? Ora! Faça um!!! Junte seu grupo, seus amigos, baixe o material de divulgação disponível no setor de downloads, imprima, copie, distribua, faça o seu GURPS Holy Day.

O local: Antes de tudo você precisa definir aonde vai fazer o evento, você precisa de um local para que os participantes possam rolar as suas mesas. A primeira opção normalmente é uma livraria especializada em RPG, elas normalmente sedem espaço para esse tipo de evento. Caso não exista uma em sua cidade, tente uma livraria convencional, de preferência uma grande, e obviamente uma que tenha estrutura. Se isso não também estiver disponível, procure a prefeitura de sua cidade e tente um centro de eventos local. Se nada disso funcionar, não se desespere, o salão de festas de seu prédio ou clube é um lugar tão quanto qualquer outro lugar (só precisa conseguir a autorização…).

A organização: antecipe-se, esteja em contato com os possíveis mestres, faça um pré-cadastro de quem vai mestrar e o que vai mestrar, exija q os mestres estejam sedo no evento para confirmar essas mesas, faça as inscrições de mestres e jogadores pela manhã, para que a tarde fique livre para jogos. Incentive que os mestres levem personagens prontos para agilizar o processo e partir direto para a ação.

A divulgação: INTERNET!!!! Ela esta ai a sua disposição, use-a! Mande e-mail para seus amigos, entre nos fóruns, entre no Orkut, espalhe a noticia! Mas lembre-se o seu Holy Day é um evento local, sua divulgação efetiva vai ser na sua cidade mesmo. Você já deve conhecer os lugares que os jogadores de RPG freqüentam, basta imprimir alguns cartazes e colar nesses locais. Faça fotocópias dos panfletos e deixe nas livrarias, leve para o colégio, faculdade, clube, no mundo do RPG o boca-a-boca ainda tem muita força.

Por fim não esqueça de baixar a planilha-relatório e preenche-la com os dados do seu GURPS Holi Day, essa é a parte mais importante do evento, pois permitirá que nós tenhamos uma idéia de quantas pessoas e lugares o evento atingiu.”

Desejo sorte à iniciativa, e certamente procurarei estar presente no núcleo de minha cidade (e é uma desculpa perfeita para tirar a poeira de meu cientista da S.H.I.E.L.D. teletransportador).

  • ahuhuuha que maneiro isso Felipe! Agora temos o Dia de Jogar D&D , Dia D RPG e com esse GURPS Holy Day , fica mais um dia de incentivo ao RPG em geral no Brasil. Muito bom, mas quero so ver se vai existir algo assim pra Storeteller tb .. rs

  • Eu acho difícil, primeiro por que ao contrário do gurps não existe a necessidade de se chamar a atenção para o mesmo (devo confessar que praticamente todas as pessoas que conheço que jogam rpg, jogam storyteller, com raras exceções). Segundo que a pior coisa que se pode fazer para uma boa mesa de wod é jogar com muita gente. É preciso silêncio, calma, reflexão, tudo o que não se tem nessas convenções. Por isso que nunca jogo nas mesmas esse tipo de crônica.

  • Feriado de GURPS?!!! Pena que cai no fim de semana hehehehe
    Poxa que bacana! GURPS sempre foi meu sistema mais jogado, e seria uma boa mesmo ver como está essa quarta edição na prática.

  • Não creio que ser muito jogado seja uma justificativa para evitar um “WoD Day”, afinal D&D é mais vendido e jogado que WoD e mesmo assim teve o seu dia.
    Enfim, estarei lá (seja onde for) mestrando alguma coisa.

  • Muito bacana. Tem um grupo de conhecidos meus tentando emplacar um “dia sem dungeons”, onde se joga qualquer coisa que não seja D&D. Tomara que esses “dias disso” e “dias daquilo” pipoquem até que se tenha um calendário consistente de eventos. Uma ação dessas pode trazer de volta bons projetos de mini-gurps, que foi uma das melhores iniciativas de RPG no Brasil até então.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasGamesRPG

Necro Story Comedy Club

Necro Story é um RPG que se destaca pela sua abordagem inovadora...

GamesNotíciasRPG

O Senhor dos Anéis: jogo fica de graça na Epic Games Store

Epic Games Store celebra as festas de fim de ano com uma...

ColecionáveisCríticasRPG

Ticket to Ride – Um Clássico Atemporal do Universo dos Jogos de Tabuleiro

Retornando nossas análises sobre jogos de tabuleiro, apresentaremos um dos melhores boardgames...

GamesNotíciasRPG

Final Fantasy será lançado simultaneamente para PlayStation e Xbox

Após os resultados dos últimos títulos da série, os próximos games Final...

GamesNotíciasRPG

Sucesso total! Jogadores de Baldur’s Gate 3 baixaram mais de 15 milhões de mods!

Desde o lançamento do Patch 7, Baldur’s Gate 3 tem visto uma...

CríticasGamesRPG

Resenha de Black Myth: Wukong, uma grata surpresa

Black Myth: Wukong é um jogo que está fazendo muito sucesso desde...

CríticasLiteraturaRPG

O Um Anel: RPG No Mundo do Senhor dos Anéis

A obra de J.R.R. Tolkien continua a encantar gerações com seu vasto...

CríticasGamesRPG

Heads Will Roll: Reforged e a Bomba Medieval

Heads Will Roll: Reforged até parecia promissor quando assisti ao trailer. Pelo...

CríticasGamesRPG

Rebelião pela liberdade em Capes

O contexto é futurista onde alguns humanos já desenvolveram habilidades além do...

CríticasGamesRPG

Terra Memoria em Confortáveis Turnos

Desde quando vi o Octopath Traveler fiquei deveras curioso para experienciar esse...