em

GURPS quarta edição será lançado no Brasil em julho

Os fãs antigos do jogo de RPG GURPS (Generic Universal RolePlaying System) devem estar indo ao delírio nesse momento. Tudo começou com um enigma deixado na área de RPG do site da Editora Devir, desafiando os jogadores de RPG a descobrir qual seria o seu novo lançamento. Depois de inúmeras pistas deixadas no site e em outros pontos da internet, hoje foi anunciado o lançamento da quarta edição do RPG.

Após anos de espera, finalmente GURPS retorna às terras tupiniquins (sua segunda edição foi lançada aqui no Brasil também pela Devir), mas será que esse lançamento chegou no melhor momento? Segundo o editor da Devir, Otávio A. Gonçalves, sim. Ele diz que a proposta do GURPS de ser um jogo de RPG “genérico”, ou seja,  adaptável para qualquer tipo de tema, é o que torna seu lançamento possível e também necessário dentro dos planos do editor para ajudar a expandir e renovar o RPG em nosso país.

Nas palavras de Otávio na atual área dedicada a GURPS no portal da Devir:

Outros sistemas atingem determinado público, maior ou menor, mas normalmente estão limitados a uma temática que muitas vezes não apresenta um apelo ao público ligado em outras ondas, como Animes, uma temática Teen, etc. Mas GURPS não, com GURPS realmente é possível criar qualquer coisa, atingir qualquer público. Portanto, respondo por que GURPS? Porque se trata de um projeto para o RPG nacional, sua revitalização e expansão. Claro que não podemos esperar que qualquer pessoa pegue um livro de GURPS em mãos e comece a criar suas próprias histórias, ele apresenta suas próprias complexidades, mas como eu disse, é parte de um projeto, e esse é só o começo…

O primeiro livro, que sairá agora em julho, é o GURPS Módulo Básico: Personagens e demorou 6 semanas para ser finalizado. A promessa do editor é que o livro dois,  Módulo Básico: Campanhas, terá o material que for necessário divulgado no site oficial antes mesmo de ser lançado.

Vamos torcer para que esse novo lançamento da Devir realmente ajude a renovar o time de jogadores de RPG que existe no país, além de “ressuscitar” antigos jogadores. Somente quando o RPG começar a ser vendido é que será possível ver se toda essa campanha feita com os jogadores teve um real resultado.

Para aqueles que acompanharam os enigmas espalhados pela internet, a Devir divulgou uma explicação sobre os símbolos e imagens usados. Vale conferir todas as referencias.

Um pouco mais sobre GURPS

GURPS ou Generic Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal para Jogos de Interpretação), foi criado pelo designer de jogos Steve Jackson em 1986. A quarta “encarnação” de seu jogo, além de Steve Jackson, teve a colaboração de Sean Punch e David Pulver (que também trabalhou da empresa Guardians of Order na produção do famoso jogo de RPG BESMBig Eyes, Small Mouth). A quarta edição de GURPS possui 2 módulos básicos, um direcionado a criação de personagens e outro a de cenários.

E aguardem mais notícias sobre GURPS aqui no Brasil, o Ambrosia vai acompanhar de perto esse lançamento!

6 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. "Claro que não podemos esperar que qualquer pessoa pegue um livro de GURPS em mãos e comece a criar suas próprias histórias"

    Sério? E o que é eu e o resto dos jogadores dos anos 90 estávamos fazendo?

Participe com sua opinião!